Buscar

QUESTÕES PARA AV1E AV2 ACUM CAPIT E QUEST SOCIAL

Prévia do material em texto

ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL
AULA 1
1.O conceito de práxis pode ser sintetizado como trabalho humano, concreto, produtivo. Em relação a esse conceito é INCORRETO afirmar que:
 1) é a capacidade executora de alguns indivíduos, destacando-se, nos mesmos, a possibilidade de mudança. 
 2) é a atividade humana revolucionária, transformadora. 
 3) é na prática que se torna necessário que o homem prove a verdade. (X)
 4) a vida social é essencialmente prática. 
 5) é uma atividade que tem relação com a capacidade teleológica do homem. 
2.Com base no conteúdo abordado nesta aula , o trabalho humano pode ser definido como:
 1) o trabalho realizado em qualquer processo independente da finalidade. 
 2) o trabalho que exprime uma tendência de personalidade. 
 3) o trabalho pelo qual o homem transforma a natureza, transformando a si próprio e à sociedade em que vive. (X) 
 4) do fim último das sociedades industriais. 
 5) qualquer atividade que tenha por fim um valor de uso. 
3.O que distingue o resultado do trabalho humano daquele proveniente da mais organizada das comunidades animais?
 1) o emprego de máquinas para transformar os objetos de trabalho. 
 2) o uso relativo de um esforço menor em função de um planejamento e gerência. 
 3) a capacidade humana de idealizar o produto do seu trabalho, ou seja a característica teleológica do trabalho. (X) 
 4) a extração de mais-valia absoluta. 
 5) a extração mais valia- valia relativa. 
4.A incorporação da categoria de Práxis pelo Serviço Social dever contribuiu para a busca de uma nova concepção sobre o fazer profissional. Com base neste conceito podemos afirmar que o assistente social deve em seu cotidiano profissional:
 1) Inventar e reinventar formas de trabalho que possibilitem a integração dos usuários as demandas institucionais. 
 2) Distinguir o seu trabalho a dos animais. 
 3) Planejar todas as suas atividades para uma melhor atendimento das demandas institucionais. 
 4) Criar e recriar as possibilidades de intervenção sobre as expressões das questões socais. (X) 
 5) Reforçar uma postura passiva diante dos limites postos pelas refrações das questões sociais. 
AULA 2
1.O Manifesto de 1848, de Marx e Engels (2008), estipula um sentido particular para o termo burguês. A opção que melhor expressa este conceito é:
 1) Burguês é toda pessoa que, não tendo necessidade de vender sua força de trabalho para outrem, ou seja, de exercer trabalho assalariado, ainda assim mantém um padrão economicamente elevado. 
 2) Burguês é aquele que, tendo um ofício, uma profissão, e a exercendo em estabelecimento próprio, explora a mão-de-obra dos aprendizes que, em geral, são oriundos das camadas mais pobres da população. 
 3) Burguês é sinônimo de detentor do capital, de capitalista que, graças à posse de um capital importante, faz trabalhar apreciável número de assalariados.(X) 
 4) Burguês é considerado o profissional liberal, dono de alto saber técnico-científico, que atua por conta própria, recebendo somas vultosas pelos serviços prestados. 
2.Em O Dezoito Brumário, de Luís Bonaparte, Karl Marx (2008) sustenta que ... os homens fazem sua própria história, mas não a fazem como querem; não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado.
MARX, K. O Dezoito Brumário de Luís Bonaparte. In Manuscritos econômicofilosóficose outros textos escolhidos. (Seleção de textos: José Arthur Giannotti). São Paulo, Abril Cultural, 1978. p. 329. Coleção Os Pensadores.
Sobre essa concepção de “fazer histórico”, marque a alternativa correta.
 1) A sociedade é o resultado da práxis humana, que expressa, a partir de cada causalidade, os projetos ou as visões de mundo que prevaleceram nas lutas de classe.(X)
 2) O passado é irresistível e sua reprodução é a regra nas relações sociais, no sentido de reiteração da ordem posta. 
 3) As transformações históricas decorrem da intervenção da vontade, independentemente, das circunstâncias existentes. 
 4) A história é imutável, quando muito cíclica, pois os movimentos possíveis não podem romper a existência de classes sociais. 
3.Considerando que a produção e a circulação de bens e de serviços são o resultado da combinação de trabalho, matéria-prima e instrumentos de produção,assinale o que for correto:
 1) Para Karl Marx, no capitalismo, os trabalhadores encontram-se alienados pelo fato de não se apropriarem dos resultados do seu trabalho nem controlarem o processo produtivo.(X)
 2) Na produção capitalista contemporânea, a ciência e a tecnologia tornaram-se forças produtivas e agentes de acumulação do capital. 
 3) As atividades relacionadas às artes e à atividade intelectual não podem ser consideradas trabalho,pois não produzem riqueza material. 
 4) No modo de produção asiático, os escravos e os camponeses entregavam a sua produção ao Estado, porém o excedente da produção era dividido igualmente por toda a população. 
 5) A partir das mudanças ocorridas em seu processo de produção, o sistema feudal entrou em declínio, assim, os países europeus predominantemente agrários lentamente se transformaram em urbano-industriais. 
AULA 3
1.A transição do Feudalismo para o Capitalismo é utilizada por historiadores marxistas para a análise das mudanças econômicas, sociais e políticas que forjaram a Idade Moderna. 
Assinale a opção que melhor expressa esse conceito:
 1) A acumulação primitiva de capital se fundamenta na supremacia da produção industrial nas economias mercantilistas; 
 2) A acumulação primitiva de capital se realiza no âmbito da agricultura feudal da Europa Ocidental; 
 3) A exploração do mundo colonial compõe um circuito econômico internacional que viabiliza a acumulação primitiva de capital; (X)
 4) A expansão do trabalho escravo na agricultura da Europa Ocidental proporcionou a ampliação da acumulação primitiva de capital. 
 5) A acumulação primitiva de capital se deu através do comércio internacional de especiarias. 
2.Marque a alternativa que NÃO se refere ao mercantilismo, sistema econômico vigente na Europa dos séculos XV ao XVIII.
 1) Os reis, ao concederem monopólios sobre determinados produtos aos burgueses e ao criarem companhias de comércio, fortaleceram o poder monárquico. 
 2) A busca por ouro e prata por parte das nações européias fez aumentar o tesouro real o que favoreceu a expansão da economia monetária. 
 3) A política do Estado que objetivava a diminuição da população,inclusive com incentivos para que os pobres não tivessem filhos,diminuiu gastos do governo. (X)
 4) Práticas protecionistas das nações criaram altas taxas aos produtos importados o que incentivou a produção interna e ao crescimento das manufaturas. 
3.A respeito da Revolução Industrial Inglesa, assinale a alternativa incorreta.
 1) O processo da Revolução Industrial provocou profundas transformações econômicas e sociais na sociedade inglesa. 
 2) A Inglaterra foi a primeira nação a se industrializar. 
 3) Um magnífico aumento da produtividade de cada trabalhador foi uma das principais características da Revolução Industrial Inglesa. 
 4) A chamada Revolução Industrial Inglesa ocorreu na Idade Média e, por isso, é também conhecida como A Revolução Industrial da Idade Média. (X)
 5) A indústria têxtil foi o ramo da produção em que a modernização ocorreu de forma mais explícita. 
AULA 4
1.Utilizando seus conhecimentos sobre o conceito de “modo de produção”, assinale o que for correto sobre suas características no capitalismo.
 1) Exige que o trabalho humano acompanhe as constantes transformações do mundo do trabalho, separando as unidades de concepção das de produção. 
 2) Estruturou a divisão da sociedade entre proprietários dos meios de produção e proprietários da força de trabalho. Essa diferenciação marcou não só as relações dentro de ambientes fabris, mas também os locais de moradia e lazer dos trabalhadores. 
 3) Organizou a produção de uma forma de conhecimento científico que propicioua apropriação intensa da natureza. Contudo os benefícios gerados por tal apropriação não alcançaram a sociedade como um todo. 
 4) Ao mesmo tempo em que deixou o indivíduo livre para trocar sua força de trabalho por salário, gerou um processo de alienação do trabalhador. (X)
 5) Procurou o aperfeiçoamento técnico constante, mais produtividade dos operários e racionalização dos processos produtivos, com o objetivo de expandir os lucros e baixar os custos de produção. 
2.Em regimes escravocratas havia um determinado tipo de domínio e de sujeição: de um lado, o senhor, e de outro, o escravo. O ser humano escravizado era considerado como propriedade, um misto de animal com ferramenta. Os senhores se beneficiavam ao explorar uma massa de escravos que não possuíam direitos. No seio daquelas sociedades, aos senhores eram destinados todos os bens produzidos e as garantias de determinado padrão de vida, enquanto aos escravos restava a imposição de suas condições precárias e humilhantes de existência.
Essas características do modo de produção escravista dizem respeito, basicamente,
 1) aos instrumentos de produção. 
 2) aos meios de produção. 
 3) às relações de produção. (X)
 4) às forças produtivas. 
 5) à matéria-prima. 
3.Marx não deixou uma teoria sistematizada sobre as classes sociais, embora este seja um tema obrigatório para que suas interpretações a respeito das desigualdades sociais, da exploração, do Estado e da revolução sejam compreendidas. A respeito da idéia de classe em Marx, marque a alternativa correta:
 1) Agregado de indivíduos com características comuns em relação ao nível de renda, prestígio social e político. 
 2) União de agentes sociais que apresentam uma consciência de sua condição de classe na estrutura de relações de produção. 
 3) Agregado de indivíduos que participam das mesmas experiências relativas à vida política, social e econômica de uma dada sociedade. 
 4) Agrupamento de agentes sociais que se conflitam pela posição que ocupam no processo produtivo,quanto às relações de trabalho e à propriedade dos meios de produção. (X)
 5) Agregado de pessoas que se unem por vínculos de trabalho e Religião. 
AULA 5
1.Para otimizar a produção fabril no século XIX, duas teorias se destacaram: o taylorismo (Winslow Taylor – 1856-1915) e o fordismo (Henry Ford – 1863-1947). Leia e analise as afirmativas sobre os desdobramentos concretos dessas teorias.
I – O taylorismo propunha uma série de normas para elevar a produtividade, por meio da maximização da eficiência da mão de obra, aprimorando a racionalização do trabalho e pagando prêmios pela produtividade.
II – O fordismo impunha uma série de normas para aumentar a eficiência econômica de uma empresa. Entre elas, exigia que a produção fosse especializada e verticalizada.
III – Produção especializada significa produzir um só produto em massa, ou em série, apoiando-se no trabalho especializado e em uma tecnologia que aumente a produtividade por operário.
IV – O taylorismo foi muito benéfico à organização dos trabalhadores europeus que, por isso, criaram vários sindicatos e várias leis de proteção ao trabalhador.
V – Tanto o taylorismo como o fordismo só chegaram ao Brasil em 1980.
Assinale a alternativa correta.
 1) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras. (X)
 2) Somente as afirmativas I e V são verdadeiras 
 3) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. 
 4) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras. 
 5) Todas as afirmativas são verdadeiras. 
2.No tocante aos princípios centrais do taylorismo, como propostos por Frederick Winslow Taylor na obra Princípios de Administração Científica, marque a alternativa correta.
 1) O chamado sistema taylor de produção proporcionou aos trabalhadores maior tempo livre nos processos de execução das tarefas produtivas. 
 2) O taylorismo implicou maior autonomia decisória aos trabalhadores responsáveis pela execução das tarefas produtivas. 
 3) O taylorismo consistiu em um conjunto de princípios críticos e contrários ao estudo científico do processo de produção econômica. 
 4) Os princípios tayloristas estabelecem uma separação clara entre, de um lado, as fases de planejamento, concepção e direção do processo produtivo e, de outro, as tarefas de execução. (X)
 5) O taylorismo consistiu na criação dos círculos de controle de qualidade. 
3.[...] Um operário desenrola o arame, o outro o indireta, um terceiro corta, um quarto o afia nas pontas para a colocação da cabeça do alfinete; para fazer a cabeça do alfinete requerem-se três ou quatro operações diferentes[...] SMITH, Adam.a riqueza das nações; investigando sobre a sua natureza e suas causas, são paulo, nova cultura, 1985.v1. A respeito do texto são feitas as seguintes afirmações:
I – Retrata a intensa divisão do trabalho, à qual são submetidos os operários.
II – O texto referem-se a produção informatizada e a produção artesanal.
III – Contém a idéia de que o produto da atividade industrial não depende do conhecimento de todo o processo por parte do operário.
DENTRE ESSAS AFIRMAÇÕES APENAS:
 1) I está correta. 
 2) II está correta. 
 3) III está correta. 
 4) I e III estão corretas. (X)
 5) I e II estão corretas. 
EXTRA
1.A transição do Feudalismo para o Capitalismo é utilizada por historiadores marxistas para a análise das mudanças econômicas, sociais e políticas que forjaram a Idade Moderna. 
Assinale a opção que melhor expressa esse conceito:
 1) A acumulação primitiva de capital se fundamenta na supremacia da produção industrial nas economias mercantilistas; 
 2) A acumulação primitiva de capital se realiza no âmbito da agricultura feudal da Europa Ocidental; 
 3) A exploração do mundo colonial compõe um circuito econômico internacional que viabiliza a acumulação primitiva de capital; (X)
 4) A expansão do trabalho escravo na agricultura da Europa Ocidental proporcionou a ampliação da acumulação primitiva de capital. 
 5) A acumulação primitiva de capital se deu através do comércio internacional de especiarias. 
2.Marque a alternativa que NÃO se refere ao mercantilismo, sistema econômico vigente na Europa dos séculos XV ao XVIII.
 1) Os reis, ao concederem monopólios sobre determinados produtos aos burgueses e ao criarem companhias de comércio, fortaleceram o poder monárquico. 
 2) A busca por ouro e prata por parte das nações européias fez aumentar o tesouro real o que favoreceu a expansão da economia monetária. 
 3) A política do Estado que objetivava a diminuição da população,inclusive com incentivos para que os pobres não tivessem filhos,diminuiu gastos do governo. (X)
 4) Práticas protecionistas das nações criaram altas taxas aos produtos importados o que incentivou a produção interna e ao crescimento das manufaturas. 
3.A respeito da Revolução Industrial Inglesa, assinale a alternativa incorreta.
 1) O processo da Revolução Industrial provocou profundas transformações econômicas e sociais na sociedade inglesa. 
 2) A Inglaterra foi a primeira nação a se industrializar. 
 3) Um magnífico aumento da produtividade de cada trabalhador foi uma das principais características da Revolução Industrial Inglesa. 
 4) A chamada Revolução Industrial Inglesa ocorreu na Idade Média e, por isso, é também conhecida como A Revolução Industrial da Idade Média. (X)
 5) A indústria têxtil foi o ramo da produção em que a modernização ocorreu de forma mais explícita. 
AULA 6
1.As transformações do mundo do trabalho na contemporaneidade são marcadas por:
 1) maior participação dos trabalhadores nos lucros das empresas e diminuição da massa salarial; 
 2) aumento do desemprego e aumento dos valores consignáveis na composição do salário do trabalhador; 
 3) aumento do desemprego e aumento dos salários indiretos; 
 4) desproletarização do trabalho industrial e aumento do assalariamento no setor de serviços; (X)
 5) perda da capacidade de reivindicação da classe trabalhadora e aumento das categorias de trabalhadores sindicalizados. 
2.As transformações econômicas, sociaise políticas nas décadas de 70 e 80 conduziram a um novo regime de acumulação capitalista denominada de “acumulação flexível” ou “toyotismo”, que tem as seguintes implicações:
 1) Flexibilidade tecnológica e organizacional, níveis relativamente altos de emprego e aumentos salariais. 
 2) Níveis relativamente altos de emprego, desenvolvimento tecnológico e retrocesso do poder sindical. 
 3) Níveis relativamente altos de desemprego estrutural, rápida destruição e reconstrução de habilidades e retrocesso do poder sindical. (X)
 4) Níveis relativamente altos de desemprego estrutural, rápida destruição e reconstrução de habilidades e retomada do poder sindical. 
3.Como resposta à crise do fordismo, as empresas passaram a introduzir equipamentos tecnologicamente cada vez mais avançados e novos métodos de organização da produção, como o toyotismo. As várias mudanças implantadas no sistema produtivo e nas relações de trabalho, particularmente nos países desenvolvidos, ficaram conhecidas como produção flexível e serviram para dar continuidade à acumulação capitalista.
Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) quanto ao assunto abordado no texto acima.
 1) O desemprego conjuntural é provocado pelo desenvolvimento de novas tecnologias, que amplia os postos de trabalho. 
 2) O toyotismo propunha uma intensificação da divisão do trabalho, fracionando as etapas do processo produtivo. 
 3) O desenvolvimento da produção flexível tem gerado novos processos produtivos. A palavra de ordem passa a ser competitividade. (X)
 4) A produção para o consumo, o trabalho em equipe , redução de estoques compreendem o modelo fordista de produção. 
 5) A padronização das peças e a fabricação de um único produto em grande escala são alguns dos princípios fundamentais do toyotismo. 
AULA 7
1.O aumento do desemprego tem sido uma das conseqüências do processo de reestruturação produtiva. Parte significativa das análises realizadas sobre o significado desse processo no âmbito da atual crise do capitalismo o caracterizam como um fenômeno estritamente econômico. Contudo, alguns autores têm salientado seu significado político, inscrevendo-o como parte de uma estratégia do próprio capital para:
 1) diminuir os custos sociais da produção; 
 2) recompor a subalternidade política das classes trabalhadoras; (X)
 3) diminuir a interferência do Estado nas relações de trabalho; 
 4) recompor os padrões de produtividade anteriores à crise; 
 5) diminuir a parcela de contribuição das empresas na constituição do Fundo Público. 
2.As transformações do mundo do trabalho na contemporaneidade são marcadas por:
 1) maior participação dos trabalhadores nos lucros das empresas e diminuição da massa salarial; 
 2) aumento do desemprego e aumento dos valores consignáveis na composição do salário do trabalhador; 
 3) aumento do desemprego e aumento dos salários indiretos; 
 4) desproletarização do trabalho industrial e aumento do assalariamento no setor de serviços; (X)
 5) perda da capacidade de reivindicação da classe trabalhadora e aumento das categorias de trabalhadores sindicalizados. 
3.As novas tecnologias de gerenciamento da força de trabalho têm apontado para um discurso de maior participação dos trabalhadores. Essa participação tem se dado efetivamente na seguinte instância:
 1) política de benefícios sociais; 
 2) gestão das empresas; (X)
 3) exclusivamente um esforço mental de apreensão da realidade social; 
 4) um conjunto hermético de elementos teóricos e técnico-operativos que dão sentido à intervenção sobre a realidade social; 
 5) um esforço de operacionalização no cotidiano profissional de diferentes campos de conhecimento do pensamento social; 
 6) o modo de compreender a particularidade do trabalho profissional em sua relação com a dinâmica do ser. 
4.Transformações capitalistas recentes impostas pelo processo de globalização econômica alteram a configuração do mercado de trabalho. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas alterações.
 1) A emergência de um mercado de trabalho sólido decorrente de uma produção em escalas diferentes. 
 2) A ampliação do número de sindicatos e o fortalecimento de sua capacidade de negociação e de pressão. 
 3) A redução dos postos de trabalho e a ampliação dos níveis de proteção social dos empregados. 
 4) A elevação dos níveis de desemprego e a precarização do trabalho.(X)
AULA 8
1.A figura representa a pobreza e a exclusão social na cidade de Daca, Bangladesh. Sobre as desigualdades sociais no mundo, identifique a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) EXETO:
(COELHO, Marcos Amorim Coelho; TERRA, Lygia. Geografia geral: o espaço natural e socioecômico. São Paulo: Moderna, 2001, p. 216).
 1) Uma maior concentração de riqueza pelos países desenvolvidos pode ser observada atualmente. Isso se dá, principalmente, pela redução das tarifas de importação, o que beneficia ainda mais os produtos exportados por esses países 
 2) Os países mais pobres, quando exportam seus produtos agrícolas, enfrentam a concorrência desleal dos países mais ricos, pois estes subsidiam sua própria produção. 
 3) Os custos sociais da globalização, para os países pobres, são muito altos, mesmo assim, nos últimos anos, a taxa de desemprego nesses países manteve-se estável, bem como o número de excluídos. (X)
 4) A mão-de-obra menos qualificada é descartada e adota-se a prática da terceirização do trabalho, que, mesmo mantendo todos os direitos dos trabalhadores, ainda é mais viável economicamente. 
 5) A economia informal ganhou espaço, tornando-se a única opção para muitos desempregados, para os quais faltam escolas e assistência social; conseqüentemente, a violência, de maneira geral, aumentou. 
2.O tema da questão social está indissociavelmente vinculado ao processo de industrialização na Europa do século XIX. Qual expressão relaciona-se ao seu significado original?
 1) Pobreza (X)
 2) Exclusão social 
 3) Pauperismo 
 4) Desigualdade social 
 5) Segregação sócial 
3.“A questão social é ponto saliente, incontornável e praticamente consensual na agenda contemporânea”. José Paulo Netto, em seu artigo: Cinco Notas a Propósito da Questão Social, oferece algumas determinações teóricas e históricas para circuncrever a questão social, sendo INCORRETO afirmar que:
 1) A) A expressão questão social surge para dar conta do fenômeno mais evidente da história da Europa Ocidental que experimenta os impactos da primeira onda industrializante, iniciada na Inglaterra no último quartel do séc. XVIII. Tratava-se do fenômeno do pauperismo. 
 2) Tendo como defesa a ordem burguesa, a questão social perde paulatinamente sua estrutura histórica determinada e é crescentemente naturalizada, tanto no âmbito do pensamento conservador laico quanto no do confessional. Trata-se de combater as manifestações da questão social sem tocar nos fundamentos da sociedade burguesa. (X)
 3) O desenvolvimento capitalista produz, compulsoriamente, a questão social – diferentes estágios capitalistas produzem diferentes manifestações da questão social, esta não é uma seqüela adjetiva ou transitória do regime do capital. Sua existência e suas manifestações são indissociáveis na dinâmica específica do capital tornado potência social dominante. 
 4) Hoje, na sociedade contemporânea, podemos afirmar que existe uma nova questão social. Devemos investigar para além da permanência de manifestações “tradicionais” da questão social, a emergência de novas expressões da questão social que é insuprimível sem a supressão da ordem do capital. 
AULA 9
1.A partir do que foi abordado nas aulas, seria INCORRETO afirmar que:
 1) A questão social é indissociável da sociabilidade capitalista e envolve uma arena de lutas políticas e culturais contra as desigualdades socialmente produzidas. 
 2) Suas expressões condensam múltiplas desigualdades mediadas por disparidades nas relações de gênero, características étnico-raciais, relações com o meio ambiente e formações regionais. 
 3) As múltiplas manifestações da questão social, sob a órbitado capital, tornam-se objeto de ações filantrópicas e de benemerência e de programas focalizados de combate à pobreza. 
 4) O enfrentamento da questão social tem se realizado através da iniciativa privada que, na busca da harmonia social, vem tecendo críticas ao Estado, em virtude da desregulamentação das políticas sociais, convocando-o para assumir a responsabilidade pública sobre os problemas sociais. (X)
 5) A questão social partir da tensão estabelecida entre a relação capital e trabalho. 
2.Ao tratar das análises da “nova questão social”, Pastorini (2004) cita a seguinte definição de questão social: “uma aporia fundamental sobre a qual uma sociedade experimenta o enigma de sua coesão e tenta conjurar o risco de sua fratura. Ela é um desafi o que interroga, põe em questão a capacidade de uma sociedade (o que em termos políticos se chama de nação) de existir como um conjunto ligado de relações de Interdependência”. Tal definição foi produzida pelo seguinte autor:
 1) Castel (X)
 2) Netto 
 3) Rosanvallon 
 4) Iamamoto 
 5) Heller 
3. Segundo Netto (2001), a expressão “questão social’ surge para dar conta do fenômeno mais evidente da história da Europa Ocidental que expressava os impactos da primeira onda industrializante, iniciada na Inglaterra no último quartel do século XVII. Trata-se se do fenômeno do:
 1) Messianismo. 
 2) Fatalismo. 
 3) Pauperismo. (X)
 4) Fordismo. 
 5) Toyotismo. 
AULA 10
1.“Considerando as características estruturais da sociedade brasileira e sua modalidade de inserção no sistema capitalista contemporâneo, independentemente dos rumos políticos imediatos, verifica-se que a demanda objetiva de uma profissão como o Serviço Social não tende a se contrair”. A alternativa que justifica esta afirmativa é:
 1) a cristalização das relações familiares tradicionais. 
 2) a implicação da pequena concentração da propriedade e da renda. 
 3) os pequenos impactos de uma urbanização veloz e inteiramente descontrolada. 
 4) a necessidade de mecanismos de cobertura e proteção macro e microssociais. (X) 
 5) a inserção do serviço social nos mecanismos de gestão estatal. 
2.Nos anos oitenta e noventa o Serviço Social apresenta um cenário carregado de questões e problemas, herdados, uns e outros, do passado recente, mas ainda, uns e outros novos e emergentes, porém, exprimindo a própria inserção dessa profissão na malha das concretas relações da sociedade brasileira. A partir dessa análise é INCORRETO afirmar:
 1) A profissão, caucionada pelas classes dominantes em função do seu conservadorismo, não contava com a mesma caução por parte dos seus usuários interferindo na legitimidade social. 
 2) A intervenção em áreas que tradicionalmente o Serviço Social aparecia legitimado para os representantes do capital e do Estado, surgem outros profissionais que disputam papéis e tarefas com os Assistentes Sociais. 
 3) Os avanços e o acúmulo realizados no Serviço Social, até a entrada dos anos noventa, foram enormes; porém são ainda flagrantemente débeis em face das novas realidades societárias e mesmo da própria extensão das práticas profissionais. 
 4) A década de oitenta não consolidou, no plano ídeo-político. 
 5) A década de oitenta não consolidou, no plano ídeo-político, a ruptura com o histórico conservadorismo do Serviço Social. (X)
3.A relação contemporânea do Serviço Social com a problemática da cidadania aparece claramente:
 1) nas atribuições privativas legais do assistente social. 
 2) nos objetivos específicos do Conselho Federal de Serviço Social e dos Conselhos Regionais. 
 3) no princípio ético de ampliar e consolidar direitos civis,sociais e políticos. (X)
 4) no bloqueio do acesso dos usuários aos serviços oferecidos pelas instituições. 
 5) na defesa de políticas sociais focalizadas e fortemente centralizadas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes