Buscar

ATIVIDADE PSI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)  "O livro A Louca e o Santo, escrito pela filosofa Francesa Catherine Clément, em parceria com o psicanalista indiano Sudhir Kakar traz uma interessante discussão sobre esta questão. Os autores traçam um paralelo entre as histórias de duas personalidades que apresentavam "sintomas semelhantes, mas tiveram destinos bastante distintos. A primeira é Madeleine, moça pobre, católica, que viveu na França do século XIX, e foi internada e tratada por 22 anos pelo ilustre médico Pierre Janet, tendo sido considerada louca. A outra história refere-se à trajetória de Raaskrishna, um hindu analfabeto de Calcutá, também do século XIX, que se tornou uma figura importante e reconhecida do misticismo da índia. Ambos apresentavam manifestações parecidas: visões alucinatórias ou místicas, prolongados jejuns e paradas respiratórias, êxtases, dentre outras. No entanto, à Madeleine, inserida em uma sociedade dominada pelo racionalismo e positivismo francês, não coube outro destino senão a loucura, a internação, o tratamento médico. Já Ramksrishna, imerso em um ambiente que valorizava o misticismo em detrimento da razão, tornou-se reconhecido e amado como santo guru.” (Rio de Janeiro: RelumeDumara, 1997)
Tendo como base o trecho supracitado, marque a alternativa CORRETA. 
Escolha uma opção:
a. O diagnóstico psicopatológico leva em consideração somente um conjunto de sintomas, negligenciado assim, aspectos culturais.
b. O diagnóstico psicopatológico leva em consideração um conjunto de
 sintomas e o aspecto cultural também.
c. A cultura não tem importância para a formulação do Psicodiagnóstico. 
d. Pode se afirmar que em poucos minutos de sessão é possível afirmar a psicopatologia que o indivíduo apresenta.
e. Nenhuma das alternativas
2) O Movimento Antimanicomial deve ser extinto, uma vez que, coloca pacientes que não têm condições de socialização na rua, podendo levar inúmeros prejuízos para o indivíduo, familiares e demais pessoas que o cercam.
Escolha uma opção
Verdadeiro
Falso
3) Sobre o surgimento do estudo sobre as psicopatologias, pode-se afirmar:
Escolha uma opção:
a. O precursor das categorias psicopatológicas foi Pinel.
b. O precursor das categorias psicopatológicas foi Freud

Outros materiais