Buscar

Estudo de Impacto Ambiental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE IMPERATRIZ
DEPARTAMENDO DE QUIMICA E BIOLOGIA
CURSO DE CIENCIAS BIOLOGICAS
Acadêmicas: 
RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL (RIMA) PARA IMPLANTAÇÃO DE INDÚSTRIA DE PELLETS NO MUNICÍPIO DE CHAPADINHA, ESTADO DO MARANHÃO
CURITIBA / PR
FEVEREIRO / 2012
O QUE É O EMPREENDIMENTO?
O empreendimento é a Indústria de Produção de Pellets de Madeira de Eucalipto que a Suzano Energia Renovável (SER) pretende instalar no município de Chapadinha, no Estado do Maranhão.
O QUE É O EMPREENDIMENTO?
Os pellets são produzidos a partir do pó da madeira, e são utilizados para a queima, produzindo calor e energia. A produção dessa indústria deve ser exportada para outros países, onde servirá para a geração de energia renovável.
O QUE É O EMPREENDIMENTO?
A operação desta Unidade Industrial da Suzano Energia Renovável deve iniciar em 2013, e a meta é produzir 2 milhões de toneladas de pellets por ano a partir de 2014. Além de produzir pellets, a indústria também fará a cogeração de energia elétrica a partir de resíduos de madeira, para seu próprio abastecimento.
QUAIS OS OBJETIVOS DO EMPREENDIMENTO
Objetivo Geral
O empreendimento da SER tem como principal objetivo a implantação de uma fábrica de pellets de madeira com capacidade de produção de 2 milhões de toneladas por ano, na região de Chapadinha, Estado do Maranhão.
QUAIS OS OBJETIVOS DO EMPREENDIMENTO
Objetivos Específicos
Além do objetivo principal, o empreendimento da SER tem ainda os seguintes objetivos específicos:
− Instalar uma indústria que promova o desenvolvimento, progresso e qualidade de vida para a sociedade, principalmente na região do empreendimento;
− Gerar energia por meio de fontes renováveis que permitem o desenvolvimento, juntamente com a preservação dos recursos naturais;
− Oferecer uma fonte de energia renovável para os principais mercados consumidores, com práticas e tecnologias modernas e inovadoras.
QUAIS AS JUSTIFICATIVAS PARA IMPLANTAÇÃO DO EMPREENDIMENTO
As principais justificativas para a implantação do empreendimento da Suzano Energia Renovável no Estado do Maranhão são de ordem: técnica, locacional, socioeconômica e ambiental.
– Técnica
Os resíduos de madeira, como por exemplo os pellets, como insumo energético são uma importante alternativa de energia, tendo em vista que se trata de uma fonte renovável e descentralizada, que promove a geração de empregos no campo e renda adicional.
 
QUAIS AS JUSTIFICATIVAS PARA IMPLANTAÇÃO DO EMPREENDIMENTO
– Locacional
O empreendimento industrial da SER apresenta uma visão integrada, entre o recebimento da matéria prima (toras de eucalipto) e a futura produção de pellets.
– Socioeconômica
A adoção de energias renováveis é fundamental para o desenvolvimento industrial, assim como, a cogeração sustentável de energia como o uso de biomassa para produção de pellets.
QUAIS AS JUSTIFICATIVAS PARA IMPLANTAÇÃO DO EMPREENDIMENTO
– Ambiental
O setor de produção de pellets trata-se de um sistema agroindustrial diferenciado dos demais produtos agrícolas e florestais, em função do seu caráter de reciclagem dos resíduos industriais. Outras vantagens deste processo serão listadas a seguir:
− Utilização dos pellets favorável ao meio ambiente, pois o CO2 emitido em sua queima é recuperado no crescimento de uma árvore;
− Possui baixas emissões de gases de efeito estufa;
− Derivado de resíduos de madeira, que constituem um passivo ambiental quando deixado no campo;
QUAIS AS JUSTIFICATIVAS PARA IMPLANTAÇÃO DO EMPREENDIMENTO
− O ciclo de produção de uma arvore de eucalipto para a produção de pellets é de 2 a 3 anos;
− Fácil armazenamento;
− Não se degradam ao longo do tempo devido a sua baixa umidade;
− Possui alto poder de produção de calor;
− Pellets para aquecimento reduzem a dependência energética em relação ao gás e ao petróleo;
− É uma forma de energia renovável.
QUAIS AS JUSTIFICATIVAS PARA IMPLANTAÇÃO DO EMPREENDIMENTO
O PROCESSO INDUSTRIAL
O projeto pretendido pela SER é de alta tecnologia, prevendo a instalação de uma planta industrial com capacidade de produção de cerca de 2 milhões de Ton/ano, com matéria prima vinda de florestas plantadas com eucalipto.
 A indústria será abastecida por uma planta de cogeração de energia elétrica, que também será responsável pela geração de vapor para o processo industrial.
OS SISTEMAS DE CONTROLE AMBIENTAL
− Sistema de Combate a Incêndio;
− Sistema de Drenagem;
− Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto Sanitário;
− Sistema de Água de Reuso para Prédios Administrativos;
− Sistema de Tratamento de Efluentes Industriais;
− Sistema de Controle de Emissões Atmosféricas.
ALTERNATIVAS AO EMPREENDIMENTO
- Alternativas Locacionais
As alternativas viáveis para a implantação da Indústria de produção de pellets, objeto deste estudo, foram: Site 4,3, a Fazenda Derch e a região próxima ao Aeroporto.
Considerando o Estado do Maranhão, a região de Chapadinha foi definida como sendo a mais adequada para a instalação do empreendimento, para tanto foram consideradas algumas características tais como: terra, logística, aspectos socioambientais, material genético, técnico e operacional.
ALTERNATIVAS AO EMPREENDIMENTO
- Alternativas Técnicas
Por se tratar de uma indústria de produção de pellets de madeira, juntamente com processo de cogeração de energia, serão utilizadas as técnicas mais modernas disponíveis relacionadas à utilização de biomassa como insumo energético, neste sentido, atualmente não existe alternativa técnica viável para esta finalidade industrial, além da técnica apresentada pelo empreendimento da Suzano Energia Renovável.
O EIA/RIMA
DEFINIÇÃO DAS ÁREAS DE INFLUÊNCIA
– Áreas de Influência dos Meios Físico e Biótico
Para a definição das áreas de influência do meio físico foram considerados os diagnósticos de clima, geologia, geomorfologia, solos, hidrogeologia e recursos hídricos. 
Já o meio biótico compreendeu os estudos de vegetação e grupos de fauna.
Área Diretamente Afetada (ADA);
Área de Influência Direta (AID);
Área de Influência Indireta (AII)
DEFINIÇÃO DAS ÁREAS DE INFLUÊNCIA
Áreas de Influência do Meio Socioeconômico
Foram definidas considerando os aspectos sociais, econômicos, históricos e culturais.
Área Diretamente Afetada (ADA);
Área de Influência Direta (AID);
Área de Influência Indireta (AII)
MEIO FÍSICO
– Clima: A temperatura média anual gira em torno de 27ºC, e nos meses de fevereiro a maio ocorre maior umidade relativa do ar, coincidindo com o período chuvoso.
MEIO FÍSICO
– Geologia e Relevo: microrregião de Chapadinha, situada na bacia do rio Munim, apresenta características geológicas da Formação Itapecuru e da Formação Codó. Ambas foram depositadas durante o Período Cretáceo e fazem parte da Bacia do Grajaú, situada na Província Parnaíba. A variação de altitude nas áreas de influência do empreendimento é de 30 m a 105 m. O relevo varia predominantemente de suave a ondulado, apresentando, porém áreas com relevo mais acidentado.
MEIO FÍSICO
– Hidrografia: A principal bacia presente na área de influência do empreendimento é a Bacia Hidrográfica do rio Munim (Figura 4.03). Este rio nasce nos tabuleiros da Formação Barreiras, a nordeste de Caxias, na porção extremo-leste do Estado do Maranhão. Tem como principais afluente os rios Muquém, Iguara, Preto, Mocambo, Prata, Pirangi, Costa e Santana e deságua na baía de São José, entre Axixá e Icatu, após um percurso de mais de 320 km. Atualmente apresenta em seu curso trechos assoreados, sofrendo as consequências dos desmatamentos e do uso irregular do solo. Isso associado à utilização atual de suas águas para abastecimento público, tem acarretado em grandes interferências no seu curso.
MEIO FÍSICO
– Solos: A região de Chapadinha apresenta principalmente Latossolos, Argissolos e Plintossolos. A formação destas classes tem origem na Formação Itapecuru, que é constituída principalmente de areia fina e silte (tipo de argila).
MEIO BIÓTICO
– Vegetação: O município de Chapadinha está localizado na região do Domínio do Cerrado, especificamente na microrregião de Chapadinha, também conhecida como microrregião do Alto Munim. Os tabuleiros desta região compõem a bacia do Rio Munim, que tem os rios Iguará, Mocambo e Preto como principais afluentes (IBAMA/SEMATUR, 1991).
MEIO BIÓTICO
Diversidade da Vegetação: As principais espécies registradas na área de influência do empreendimento durante os levantamentos de campo, considerando todas as tipologias de vegetação identificadas, chegam a um total de 89 espécies de 79 gêneros, distribuídas em 43 famílias.
MEIO BIÓTICO
– Peixes (Ictiofauna): Das espécies identificadas na região de interesse, 03 fazem parte da lista provocativa das espécies de peixes ameaçadas no Brasil, elaborada pela Sociedade Brasileira de Ictiologia:
Galha preta (Carcharhinus limbatus), Lombo preto (C. obscurus) e Pargo (Lutjanus analis).
– Répteis (Herpetofauna): Quatro espécies endêmicas do Cerrado são encontradas na região: o sapo Rhinella ocellatus, a rã Physalaemus centralis, o lagarto “jacarezinho do seco” Hoplocercus spinosus e a serpente Xenopholis undulatus (Colli et al., 2002; Lima, 2003).
MEIO BIÓTICO
– Mamíferos (Mastofauna): É interessante a ocorrência do cachorro-do-mato-vinagre (Speothos venaticus), da lontra (Lontra longicaudis) (STCP, 2006) e do gato-palheiro (Leopardus colocolo) na Chapada Limpa - MA (MMA, 2006), talvez o encontro mais inesperado para essa região. Além disso, houve ocorrência de espécies inesperadas para essa região, mesmo sendo ambiente de Cerrado, como é o caso de raposinha-do-campo (Lycalopex vetulus).
MEIO BIÓTICO
– Aves (Avifauna): As espécies consideradas como registros interessantes ou ameaçadas/quase ameaçadas em algum nível por diferentes entidades de controle e estudo de aves são a araponga Procnias averano (Birdlife International, 2004) e/ou o pica-pau Picumnus pygmaeus, a gralha Cyanocorax cristatellus, e o mineirinho Charitospiza eucosma (MMA - 2003).
MEIO BIÓTICO
MEIO SOCIOECONÔMICO E CULTURAL
– Socioeconomia
Demografia
Educação
Saúde
Renda
Uso e Ocupação do Solo
Infraestrutura
Produto Interno Bruto e Principais Atividades Produtivas
Aspectos Culturais, de Lazer e Turismo
– Arqueologia: O presente diagnóstico objetivou a realização do levantamento do patrimônio arqueológico da Área de Implantação da Indústria de Produção de Pellets de Madeira. Esta situa-se entre os municípios de Chapadinha e Urbano Santos, no Estado do Maranhão, em área rural e próxima as comunidades de Lagoa Amarela e Gavião. Sua área de estudo abrange uma parcela de terras da Fazenda Santo Anjo, já licenciada ambientalmente para plantação de soja e eucalipto, onde o empreendimento será implantado e cuja Área de Influência Direta totaliza 120 hectares.
MEIO SOCIOECONÔMICO E CULTURAL
IMPACTOS, MEDIDAS E PROGRAMAS SOCIOAMBIENTAIS
OS IMPACTOS AMBIENTAIS PREVISTOS
AS MEDIDAS E PROGRAMAS DE CONTROLE DE IMPACTOS AMBIENTAIS
INDICADOS
COMO SERÁ O FUTURO
Considerando que a Indústria Não Será Instalada
Considerando a não instalação da indústria, o cenário se manteria praticamente sem alteração sob os aspectos do solo, da qualidade da água e do ar e da emissão de ruídos.
Não haverá riscos para os recursos hídricos regionais, uma vez que não ocorreria a captação de água para o processo da indústria.
Não ocorrerão os impactos diretos sobre as espécies animais, causados com a retirada da vegetação, operações de máquinas, tráfego de veículos e caminhões.
Considerando a Instalação da Indústria
A qualidade do ar poderá ser alterada na fase com a implantação do empreendimento, em função da movimentação de terra e da operação de máquinas (ruídos), na fase de operação com a emissão de particulados (poeiras) e de emissões atmosféricas vindos do processo industrial.
Não existem riscos de perda da qualidade da água, pela inexistência de recursos hídricos em suas proximidades;
Haverá melhorias na disponibilidade de infraestrutura local;
Na fase de implantação do empreendimento será necessária a retirada de parte da vegetação, porém no local da instalação da indústria a vegetação já foi alterada pelo uso agrícola no local.
Considerando a Instalação da Indústria
esses efeitos descritos no ar, solos, água, animais e vegetação deverão ser prevenidos ou ao menos minimizados na medida em que forem obedecidas as medidas e implantados os programas propostos;
A instalação do empreendimento proposto deverá oportunizar postos de trabalho tanto à população rural quanto urbana.
Considerando a Instalação da Indústria
OBRIGADO!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes