Buscar

Atividade A3 - SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade A3 - SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
A) Realize uma pesquisa ou reforce seu conhecimento sobre o significado de dimensões e fatos em uma solução de BI. Com isso, identifique e descreva pelo menos quatro dimensões na concepção da solução de BI para a diretoria comercial.
Podemos reforçar seu conhecimento sobre o significado de dimensões e fatos em uma solução de BI ao explicarmos que estamos falando sobre Inteligência Empresarial, que lida com os processos de geração de informações e monitoramento de informações que dão suporte à gestão das empresas.
O BI é um conjunto de processos cujo objetivo principal é entregar a informação certa, para a pessoa certa, na hora certa. Acredito que para Diretoria Comercial tomar uma decisão acertada em cima do seu BI, eles devam coletar todos referentes às vendas e seus clientes, analisar a produtividade dessas vendas e mapear toda a informação que adentram no seu sistema, pois assim conseguiram trançar um parâmetro comportamental e a informação correta do seu publico alvo. Agindo dessa forma eles encontram soluções otimizadas para o negócio, preveniram possíveis ricos, reconheceram as falhas e identificaram futuras oportunidades. 
 B) Identifique e descreva duas “tabelas” de fatos da solução e, para cada uma delas, apresente pelo menos dois “campos”.
1 - DATA MART – ótimo para soluções financeiras por se tratar de um conjunto de data warehouse que consegue encaixar um volume de informações e dados em um único processo de negócio. 
2 – Surrogate Kay – tabela utilizada para se relacionar com a tabela de fato, nesse caso ela pode se relacionar com as tabelas que possuem códigos de estado ela poderia se relacionar com as tabelas que possuem códigos de estado e sendo assim apresentaria resultados interessantes e precisos referentes as análises requeridas referentes as posições geográficas.
 C) Para cada uma das tabelas dos fatos, indique de qual sistema ou módulo de ERP pode servir de fonte de dados da ferramenta ETL para carga de dados na solução. Indique pelo menos dois sistemas distintos.
Os módulos ERP fazem parte de um conjunto de funcionalidades de grande importância nas decisões estratégicas de uma empresa. Nas tabelas citadas é possível a utilização do CRM, Gestão de Compras e Gestão de Projetos.
 D) Opcional - Caso queira aprender ainda mais com a atividade, pesquise sobre o que são modelos de dados analíticos em Estrela e em Floco de Neve e realize um breve rascunho de um dos diagramas lidando com o solicitado nas questões A e B.
 Modelo Star Schema ou Esquema Estrela: É o modelo mais utilizado e mais simples de entender. Todas as dimensões relacionam-se diretamente com a tabela de fato e o seu visual dá a ideia de uma estrela.
 Modelo Snow Flake ou Floco de Neve: Neste modelo todas as dimensões não necessariamente relacionam-se diretamente com a tabela fato e por isto o seu visual não possui similaridade com o modelo Star Schema.

Outros materiais