Buscar

A1 Mecanica Vibratoria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1 Mecânica Vibratória
Oi, estudante!!
Segundo sites da internet, a quantidade de motocicletas já é maior que a quantidade de carros em diversos estados brasileiros, isso se deve ao fato de que as motocicletas são mais baratas que os carros. Além disso, muitas pessoas demonstram preferências por motocicletas devido a não haver necessidade de enfrentar um engarrafamento diariamente, visto que, com elas, é possível passar pelos corredores que ficam entre os carros e rapidamente “se livrar” do congestionamento.
As motocicletas, assim como os carros, têm motores, entretanto o sistema da motocicleta é menor e mais simplificado se comparado aos motores dos veículos.
Ao dirigir uma motocicleta, é possível verificar se ela tem vibração mecânica, mas, assim como os carros, as motocicletas devem apresentar um limite de vibração para não prejudicar seu desempenho e garantir a segurança do motorista que irá dirigir essa motocicleta.
Com base no que foi estudado, avalie quais são os elementos de um sistema vibratório de uma motocicleta em um contexto geral, descreva quais são os elementos vibratórios existentes em motocicletas e a função de cada um deles. Informe, também, caso a vibração fosse identificada acima do aceitável e caso houvesse muito ruído afetando a segurança do motorista, o que deveria ser feito para minimizá-los e torná-los aceitáveis?
Resposta:
Os tipos de vibrações que a moto pode apresentar são;
 vibração amortecida e vibração determinística.
A magnitude da vibração varia devido as ocorrências pertinentes a vários fatores que ocorrem devido forças externas, atuando no centro da gravidade, nas frequências e no tipo de velocidade exigida.
Estes tipos de interferências influenciam no eixo do motor da moto , podendo comprometer seu desempenho afetando seu balanceamento causando ruídos e vibrações. Pode-se calcular um modelo linear matemático para eliminar estes tipos de vibrações, tendo em vista que uma moto possui múltiplos graus de liberdade.
Os tipos de graus de liberdade podem ocorrer por força externa dependendo o tipo de topografia e irregularidades no terreno. Supondo que a moto esteja em uma subida, isto causará tipos de vibrações com ressonância diferentes que pode ser superado pela fórmula da diferença de fases. Se a moto estiver em um terreno irregular, essas vibrações são eliminadas pelo conjunto da massa - mola - amortecedor, tratado como vibrações excitadas ou forçadas.
Neste caso, o pneu da moto atua sendo a primeira mola, e as massas do conjunto pneu, roda, eixo e demais peças não suspensas, são modeladas pela massa do Quadro , com o amortecimento do amortecedor viscoso e a rigidez da mola da suspensão.
No caso de vibração acima do aceitavel , na revisao é identificado possiveis pecas desgastadas gerando vibracao excessiva , motor , amortecedor , buchas e batentes , neste caso a indicaçao é de troca dos componentes desgastados por novos

Outros materiais