Buscar

EE_Aula_14

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Exercícios
1 - Um grupo de alunos pensa em abrir uma loja/fábrica de trufas de chocolate no Gama e, para tal fim, elaboraram um estudo mercadológico que resultou nas seguintes projeções apresentadas na tabela. Depois do 3º ano a receita líquida será sempre de cinco mil UM. Se ao invés de abrir tal fábrica o dinheiro do investimento fosse aplicado, renderia uma taxa de juros de 12% a.a. (Taxa mínima de atratividade).
O grupo gostaria que o empreendimento fosse viável após o 3º ano. Tal pretensão será satisfeita? Caso tenha sido negativa a resposta anterior, quantos anos serão necessários para que o empreendimento seja viável? 
Qual o Valor presente liquido para o primeiro período de lucro da empresa? E para os três períodos seguintes?
*
*
*
Exercícios
2 - Os alunos recém formados em engenharia do Gama foram contratados para fazer uma análise de viabilidade financeira de uma fábrica de brinquedos que quer se instalar na região metropolitana de Brasília. A unidade monetária é multiplicada por milhão. Os investimentos iniciais relacionados são: terreno de $100; $300 de construção; 20 equipamentos de valor médio unitário de $10; móveis e utensílios somando $50; 35 veículos no valor total de $50. A empresa tenciona ter um custo operacional mensal com empregados, materiais, administração, propaganda etc. igual a $100. A pesquisa de mercado revelou que existe probabilidade de um faturamento que proporcione uma receita mensal no valor de $200. Considerando que a taxa nominal de juros é de 48% a.a. e que o período de capitalização é mensal, pergunta-se: qual o prazo em que o empreendimento se tornará viável. [resposta=8,37meses]
*
*
*
Exercícios
3 - Uma fábrica de ventiladores quer terceirizar durante 3 anos a fabricação de hélice de plástico do ventilador modelo SP21H. Um estudo mostrou que, se a peça for fabricada internamente, a produção de 8000 peças/ano exigirá um investimento inicial de $200.000 em equipamentos, além de custos operacionais totais de $18.000/ano. Se a fábrica terceirizar o preço de compra será de $12/peça. Considerando que a taxa de atratividade (taxa de desconto ou custo do capital) de 8% a.a., determine se a terceirização é um bom negócio.
*
*
*
Exercícios
4 - Na estação de tratamento de esgoto da Ceilândia, uma bomba hidráulica precisa ser adquirida com urgência. Duas cotações foram realizadas e as informações são mostradas na tabela a baixo. Como a bomba é essencial ao funcionamento da estação a repetibilidade tem que ser considerada. Sabe-se que a taxa de atratividade (taxa de desconto ou custo do capital) é de 10% a.a.. Determine qual bomba deve-se comprar.
*
*
*
Exercícios
5 – Em um jornal é necessário comprar uma maquina impressora para a produção dos jornais impressos. Duas cotações foram realizadas e as informações são mostradas na tabela a baixo. Considere que esse é um investimento sem repetição (No futuro o Jornal pretende disponibilizar seus exemplares apenas em forma eletrônica). Sabe-se que a taxa de atratividade (taxa de desconto ou custo do capital) é de 10% a.a.. Determine qual impressora deve-se comprar.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais