Buscar

Sistema Nervoso Central

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Sistema Nervoso Central
Deixam o sistema nervoso para atingir e controlar as funções periféricas, motoras conta com o controle sobre o músculo esquelético enquanto que a inferência vegetativa conta com o sistema nervoso autônomo que inerva músculos lisos, glândulas, músculo estriado cardíaco, etc.
Medula espinhal: desencadear por conta própria o processo de marcha: pode-se fazer um indivíduo com lesão medular, andar grosseiramente. O cérebro influi nesse processo, modulando-o – alterando e ajustando ritmos, direção e freqüência da marcha. Lesões no tronco encefálico (lesões de descerebrarão) causam sinais que denominamos liberação piramidal – isto é, os reflexos medulares tornam-se muito excitáveis = exacerbação motora.
Organização da Medula Espinhal nas Funções Motoras
Sinal Sensorial: toda a sensibilidade do corpo entra pela medula pela raiz posterior ou corno posterior. Nesta região ocorre reflexos segmentares locais ou controle por níveis superiores incluindo o tronco encefálico e o córtex cerebral.
A saída das fibras motoras da medula espinhal ocorre pelo corno anterior ou raiz anterior da medula – as células que enviam os sinais de saída da medula são denominadas neurônios motores anteriores, responsáveis pela inervação da musculatura esquelética – Sistema Nervoso Somático.
Interneurônios
Estão presentes em toda a medula espinhal, mais especificamente no H medular (substância cinzenta). São mais abundantes que os próprios neurônios motores realizando diversas interconexões – funções integrativas medulares. São responsáveis pelo processamento dos sinais desde o momento que entram na medula, pelo corno posterior, até sua saída pelo neurônio motor anterior. Recebem sinais também de centros superiores (tronco e córtex cerebral) recebendo diretamente a influência do trato corticoespinhal.
O Sistema Nervoso tem a capacidade de receber, transmitir, elaborar e armazenar informações. Recebe informações sobre mudanças que ocorrem no meio externo, isto é, relaciona o indivíduo com seu ambiente e inicia e regula as respostas adequadas. Não somente é afetado pelo meio externo, mas também pelo meio interno, isto é, tudo que ocorre nas diversas regiões do corpo.As mudanças no meio externo são apreciadas de forma consciente, enquanto as mudanças no meio interno não tendem a ser percebidas conscientemente. O sistema nervoso, junto com o endócrino, desempenha a maioria das funções da regulação do organismo. O sistema endócrino regula principalmente as funções metabólicas do organismo.
SINAPSES
TRANSMISSÃO DO IMPULSO NERVOSO ENTRE CÉLULAS
Um impulso é transmitido de uma célula a outra através das sinapses (do grego synapsis, ação de juntar). A sinapse é uma região de contato muito próximo entre a extremidade do axônio de um neurônio e a superfície de outras células. Estas células podem ser tanto outros neurônios como células sensoriais, musculares ou glandulares.
TIPOS DE NEURÔNIOS
De acordo com suas funções na condução dos impulsos, os neurônios podem ser classificados em:
1. Neurônios receptores ou sensitivos (aferentes)
São os que recebem estímulos sensoriais e conduzem o impulso nervoso ao sistema nervoso central.
2. Neurônios motores ou efetuadores (eferentes)
Transmitem os impulsos motores (respostas ao estímulo).
3. Neurônios associativos ou interneurônios
Estabelecem ligações entre os neurônios receptores e os neurônios motores.
Quanto ao tamanho e forma de seus prolongamentos, os neurônios se classificam em:
Neurônios multipolares
Que apresentam mais de dois prolongamentos celulares, representa a maioria dos neurônios
Neurônios bipolares
Têm um dendrito e um axônio. Ocorrem na retina, na mucosa olfativa e nos gânglios coclear e vestibular
Neurônios pseudo-unipolares
Que apresenta próximo ao pericário prolongamento único que se bifurca enviando um ramo para a periferia e outro para o SNC. São encontrados nos gânglios espinhais.

Outros materiais