Buscar

Microbiota Humana

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Microbiota Normal ou Flora Normal do Corpo Humano
 
A formação da flora normal, com o qual o homem convive por toda a vida, tem inicio no momento do nascimento.
A microbiota normal distribui-se pelas partes do corpo que estão em contato com o meio externo, ou seja pele e mucosas.
 	Cada uma das regiões habitadas possui uma microbiota com características próprias.
*
*
PELE
 A microbiota cutânea se distribui por toda a extensão da pele e é mais concentrada nas áreas mais úmidas e quentes como axilas e períneo. Nas áreas mais pobres encontram se cerca de 104 bactérias por cm2 e nas áreas mais ricas, cerca de 106.
Predominam na pele as bactérias dos gêneros Staphylococcus, Corynebacterium e Propionibacterium. Em menor freqüência encontramos os Streptococcus.
Staphylococcus Corynebacterium Propionibacterium
Streptococcus
*
O Staphylococcus epidermidis é encontrado em 90% das pessoas e o Staphylococcus aureus em 10 a 40%. Porém é encontrada com freqüência elevada na vulva (60% das mulheres), nas fossas nasais de indivíduos que trabalham em hospitais (50 a 70%). Cerca de 20% das mulheres são portadora vaginais de Staphylococcus saprophyticus, uma espécie descrita recentemente e que é uma das causas mais freqüentes de infecções das vias urinárias na mulher jovem (20 a 40 anos).
*
CAVIDADE ORAL E VIA AÉREAS SUPERIORES
A microbiota da cavidade oral é bastante diversificada e grande. 
Calcula-se que a saliva contém 108 bactérias por ml e as placas dentais10 11.
Participam da microbiota da cavidade oral numerosos gêneros, tais como: Staphylococcus, Streptococcus, Neisseria, Bacteróides, Actinomyces, Treponema, Mycoplasma.
A composição da flora encontrada na faringe é semelhante à encontrada na cavidade oral. 
Nas fossas nasais predominam Staphylococcus e Corynebacterium. 
Neisseria
Bacteróides
Actinomyces
Treponema
Mycoplasma
*
VAGINA
 A microbiota vaginal varia com a idade, pH e secreção hormonal. No primeiro mês de vida e no período compreendido entre a puberdade e a menopausa, há predomínio de Lactobacillus sp (bacilos de Döderlein) 
Bacilos de Doderlein são bacilos normais da vagina, que se alimentam de glicogênio, produzidos pelas células vaginais estimuladas pelos hormônios femininos. 
Estes bacilos produzem ácido lático o que mantém a pH da vagina ácido para evitar a proliferação de bactérias causadoras de doenças. Entre o primeiro mês de vida e a puberdade e também durante a menopausa, a microbiota vaginal é constituída de espécies de gêneros diferentes como Staphylococcus, Corynebacterium e Escherichia. 
bacilos de Döderlein
Staphylococcus
Corynebacterium
Escherichia
*
 
URETRA ANTERIOR
 
A uretra anterior contém quantidade variável de bactérias representadas por Staphylococcus epidemiditis, Corynebacterium sp, Streptococcus faecalis e as vezes Escherichia coli
*
INTESTINOS
 
O número de bactérias da flora intestinal é dez vezes maior que o número de células que formam nosso órgãos e tecidos, ou seja 1014 bactérias para 1013 células humanas.
As bactérias da flora intestinal são encontradas nos intestinos delgado e grosso.
*
A concentração de bactérias no intestino delgado proximal é em torno de 103 unidades formadoras de colônias por ml UFC/ML), representados por estreptococos, estafilococos e lactobacilos..
Já no íleo distal o número de bactérias é bem maior 108 UF/ML. E mais diversificadas uma vez que passa a ser colonizadas por coliformes e outras espécies de bactérias, inclusive anaeróbias.
Depois da válvula íleo cecal a concentração bacteriana atinge 1011 – 1012 UFC/ML.
*
FLORA INTESTINAL E IDADE
 
Até os dois anos de idade a flora intestinal é bastante variável e vai adquirir características estáveis somente após esta idade. Permanece estável até a vida adulta e sofre modificações importantes na velhice.
*
A FLORA DO RECÉM-NASCIDO
A flora intestinal do recém-nascido apresenta diferenças significativas quando a criança é amamentada ao seio materno ou com mamadeira. 
As crianças amamentadas ao seio apresentam maior nº de estafilococos e menor nº de clostrideos e de enterococos.
Sugere-se que crianças que são amamentadas ao seio materno apresenta maior predominância de bifidobactérias na flora intestinal.
Clostridios
enterococcus
bifidobactérias
*
A flora de crianças que nascem naturalmente é derivada inicialmente de flora fecal materna que contamina o canal do parto. E depois as crianças adquirem as bactérias presentes nos alimentos e no meio ambiente. 
Na criança que nasce por meio de cirurgia cesariana, não há participação de flora fecal materna e os microrganismos como as enterobactérias aparecem mais tardiamente.
*
FLORA DO IDOSO
Estudos demonstram que a flora do indivíduo idoso quando comparado com o adulto, é mais rica em Clostridium perfringens e de maneira menos acentuada de lactobacilos, coliformes e enterococos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais