Buscar

UNIDADE 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIDADE 3
1. Para visualizar as estruturas anatômicas do corpo humano, é necessário criar uma diferença de tons de cinza entre os órgãos, pois isso gera um contraste entre eles.
Assinale a alternativa que representa estruturas radiopacas na imagem:
A. Ar e gordura.
B. Ar e osso.
C. Metal, osso e gordura.
D. Metal, ossos e meios de contraste (bário e iodo).
E. Gordura, meios de contraste e ossos. 
2. A anatomia radiológica convencional do crânio e dos seios da face é muito solicitada na área médica, pois com esse estudo é possível verificar os tecidos e órgãos normais e também se existem anormalidades, como fraturas e processos inflamatórios.
Considerando o estudo anatômico do crânio, é correto afirmar:
A. O neurocrânio engloba toda a calvária “abóbada” e a base do crânio. É composto por 10 ossos: 2 ossos frontais, 2 ossos occipitais, 1 osso etmoidal, 1 osso esfenoidal, 2 ossos temporais, 2 ossos parietais.  
B. O neurocrânio é constituído de 14 ossos da face: 2 lacrimais, 2 nasais, 2 zigomáticos, 2 maxilares, 2 palatinos, 2 conchas nasais inferiores, 1 vômer e 1 mandíbula. 
C. O viscerocrânio engloba toda a calvária “abóbada” e a base do crânio. É composto de 8 ossos: 2 ossos frontais, 2 ossos occipitais, 1 osso etmoidal, 1 osso esfenoidal, 2 ossos temporais, 2 ossos parietais.  
D. Além de se considerar o neurocrânio e o viscerocrânio, incluem-se também os ossículos da orelha média (1 martelo, 1 bigorna e 1 estribo). Assim, o crânio soma o total de 25 ossos.
E. O neurocrânio engloba toda a calvária “abóbada” e a base do crânio e é composto de 8 ossos: 1 osso frontal, 1 osso occipital, 1 osso etmoidal, 1 osso esfenoidal, 2 ossos temporais, 2 ossos parietais.  
3. O exame radiológico do ombro é geralmente solicitado, pois essa região anatômica sofre muito com lesões. Na anatomia radiográfica do ombro, podem ser visualizadas quais estruturas?
A. Cabeça do úmero, acetábulo, trocânter maior e menor do úmero, acrômio, articulação acrômioclavicular, articulação glenoumeral.
B. Colo do úmero, cabeça do úmero, processo estiloide, tubérculo maior e menor do úmero, acrômio, articulação acrômioclavicular, articulação glenoumeral.
C. Colo do úmero, cabeça do úmero, processo coronoide, tubérculo maior e menor do úmero, acrômio, articulação acrômioclavicular, articulação glenoumeral.
D. Cabeça do úmero, colo do úmero, glenoide, tubérculo maior e menor do úmero, processo coracoide, acrômio, articulação acrômioclavicular, articulação glenoumeral.
E. Colo do úmero, cabeça do úmero, tubérculo maior e menor do úmero, articulação acrômioclavicular, articulação glenoumeral e fossa do olécrano.
4. Os exames do crânio para estudo dos seios paranasais são muito solicitados pelos médicos. Com esse exame, é possível diagnosticar presença anormal de líquidos dentro dos seios da face, como nos casos de sinusite (inflamações).
Quais destes seios paranasais são vistos no exame do crânio visualizado de frente?
A. Seios frontal, maxilar e mastoide.
B. Seios frontal, esfenoidal e maxilar.
C. Seios frontal, maxilar, esfenoidal e etmoidal.
D. Seios frontal, maxilar e etmoidal. 
E. Seios frontal, esfenoidal, esfenoidal e mastoide. 
5. Além das fraturas e das luxações, várias doenças ósseas e articulares acometem o esqueleto axial e apendicular, como osteoporose, osteoartrite, osteoartrose, osteocondrite. Por isso é que o estudo da anatomia radiológica é tão importante. Com esse conhecimento, é possível distinguir estruturas normais das patológicas.
No exame radiológico da mão, é possível visualizar quais ossos?
A. Falanges, metacarpos, escafoide, semilunar, piramidal, pisiforme, trapézio, trapezoide, capitato e hamato. 
B. Falanges, metatarsos, escafoide, semilunar, piramidal, pisiforme, trapézio, trapezoide, cuboide e hamato. 
C. Falanges, metacarpos, escafoide, semilunar, piramidal, pisiforme, cuboide, trapezoide, capitato e tálus.
D. Falanges, metacarpos, escafoide, semilunar, piramidal, pisiforme, trapézio, trapezoide, navicular e cuneiforme. 
E. Falanges, metatarsos, navicular, semilunar, piramidal, pisiforme, trapézio, trapezoide, capitato, hamato.

Continue navegando