Buscar

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ATIVIDADE 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – ATIVIDADE 3
A empresa aérea Azul, ao analisar o ambiente organizacional em que opera, viu-se diante de um dilema. Pensando no futuro, a empresa promoveu uma grande reestruturação organizacional, a fim de alinhar a equipe e prepará-la para os planos de expansão.
Ao analisar o ambiente externo, a empresa percebeu um grave problema e não se mostrou favorável ao processo de expansão, pois o problema era relacionado à infraestrutura dos aeroportos brasileiros. Nesse sentido, analisando os problemas relacionados, qual é a tarefa dos gerentes para garantirem o crescimento e a expansão da empresa?
Fonte: SOBRAL, F.; ALKETA, P. Administração e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson, 2013.
RESPOSTA:
Como o problema é um fator do ambiente externo, ou seja, não está no alcance da empresa, o ideal é elaborar estratégias para atrair novos consumidores.
O Gerentes de Marketing da Azul pode criar campanhas para promover o ambiente interno, e criar um tipo de interação onde os consumidores ou possíveis consumidores podem ver o benefício que terão ao contratar a empresa.
Utilizar as redes sociais da empresa, onde os próprios consumidores podem fazer postagens, o ideal é criar ações rápidas e que deem respostas rápidas para os consumidores.
De acordo com Ferrell (2000): ''o processo de planejamento estratégico de mercado inclui a identificação ou estabelecimento da missão e das metas organizacionais, a estratégia corporativa, as metas e os objetivos de marketing , a estratégia de marketing e finalmente um plano de marketing. O processo começa com um a análise em profundidade dos ambientes interno e externo da organização. Essa análise ajuda o planejador a determinar as forças e fraquezas internas da organização e identificar as oportunidades e ameaças externas. Baseada em um exame exaustivo desses assuntos ambientais relevantes, a empresa, a seguir, estabelece sua missão, metas e objetivos organizacionais, as estratégias funcionais, a implementação e a avaliação e controle, bem como "a seleção de mercados -alvos e criação e manutenção de apropriado composto mercadológico." Contudo , espera-se que tomem decisões acertadas, em razoável espaço de tempo desde a ocorrência do fato até a resolução do problema e que sejam toma das medidas de maneira eficiente, eficaz e efetiva."
Elaborar um plano de divulgação da empresa e do local seria o ideal devido ao cenário informado.

Outros materiais