Buscar

Trocas e transporte de gases

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trocas e Transporte de Gases 
 O alvéolo é composto por uma membrana alveolar constituída por células justapostas e que necessitam ser banhadas por águas. Entre a membrana alveolar e a membrana do capilar existe o espaço intersticial. Os gases se difundem entre essas membranas. Além disso, essa difusão ocorre em meio aquoso, possuindo inclusive uma lâmina de água no interior do alvéolo. 
Nos alvéolos existem surfactantes (produzidos pelos pneumócitos) entremeados nas moléculas de água presentes, a fim de evitar o colabamento das membranas do alvéolo pela força de atração das moléculas de água. 
A difusão dos gases ocorre através da membrana respiratória. Ela é formada por:
✯Epitélio alveolar
✯Membrana basal do epitélio alveolar
✯Espaço intersticial
✯Membrana basal do endotélio capilar
✯Endotélio capilar
Fatores que influenciam as trocas gasosas
✯ Concentração dos gases: os gases só se difundem pela diferença de pressão; a pressão alta de CO2 no capilar sanguíneo com sangue venoso favorece a passagem desse dióxido de carbono para o alvéolo, já que a PCO2 do ar inspirado é menor. Assim como a pressão baixa de oxigênio no capilar sanguíneo contendo sangue venoso favorece a passagem de O2 dos alvéolos para os capilares pela diferença de pressão. 
✯ Distância alvéolo-capilar: fisiologicamente, há água no espaço intersticial. Caso haja edema, essa água é acumulada e as paredes da membrana alveolar e capilar torna-se maior, dificultando e demorando a difusão dos gases. 
✯ Área de superfície da membrana: quanto maior a área da membrana, maior a taxa de trocas gasosas. Caso haja uma destruição das paredes, ocorre também a área de superfície e a taxa de difusão. 
✯ Solubilidade do gás: a difusão dos gases só ocorre em meio aquoso, por isso, é importante que esses gases sejam solúveis em água para que a troca gasosa ocorra. Quanto mais solúvel o gás é, maior a chance dele ser difundido. 
✯ Permeabilidade da membrana: para que a difusão ocorra, os gases precisam passar pela membrana e isso só acontece se ela for permeável. 
 
Transporte de Oxigênio 
O oxigênio pode ser transportado de forma livre no plasma, dissolvido (2%) ou nas hemácias pela oxihemoglobina (98%). A hemoglobina se liga ao ferro e é somente ligada a ele que ela é capaz de transportar o oxigênio. Uma alteração na concentração de ferro altera também a concentração de O2.

Outros materiais