Buscar

Atividade Formativa A pesquisa enquanto recurso para prendizagem Museus Virtuais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIFACVEST- EAD
Licenciatura em Pedagogia
Atividade Formativa VIII
Aluna: Almeriza Pereira Teixeira
Tema: A pesquisa enquanto recurso ativo para aprendizagem em museus virtuais.
Objetivo: Perceber a relevância da pesquisa enquanto recurso ativo para aprendizagem sobre museus e suas memórias.
O Museu de Arte Contemporânea – MAC possui edificação de quatro andares suspensos ao mar, em uma estrutura que lembra uma nave espacial de onde se vislumbra o relevo geográfico de Niterói e as montanhas do Rio de Janeiro, fazendo parte do Caminho Niemeyer, conjunto arquitetônico disposto ao longo da orla marítima da cidade, na praia das Flechas, Boa Viagem em Niterói, RJ.
Nesse trabalho remoto, priorizamos uma visitação on-line que nos permitiu, admirar imagens em 360° das obras do arquiteto Oscar Niemeyer. Em Niterói, está concentrado o maior número de projetos assinados por ele fora de Brasília. Enfatizamos a pesquisa ao Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense, como abordagem dos processos históricos da cultura local. 
A visitação virtual aos museus é uma ferramenta metodológica importante para o enriquecimento da aprendizagem, é um recurso voltado para descobertas de novas conquista, nos permite, desenvolver trabalhos nas áreas dos conteúdos históricos e culturais, possibilitando ao aluno perceber conhecimentos, estilos, costumes e mundos até então desconhecidos. As atividades oferecem interação na aprendizagem frente às realidades distintas de vidas e costumes, viajamos por mundos desconhecidos, vislumbramos a história e compreendemos o passado. Nesse sentido, percebemos a relevância da pesquisa on-line enquanto recurso para aprendizagem, pois desenvolve o interesse do aluno, o respeito a cidadania e a preservação da identidade histórica e cultural da povo.

Outros materiais