Buscar

Cientistas descobrem mais de 100 genes não humanos em pessoas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cientistas descobrem mais de 100 genes não humanos em pessoas
Biologia  16 de março de 2015  Lucas
Sabemos que os nossos corpos estão absolutamente repletos de micróbios. No ser humano saudável comum, células bacterianas superam nossas próprias células por 10 a 1. E não vamos esquecer os vírus; alguns estudos têm sugerido que o número de partículas virais em nosso corpo é maior do que o número de células humanas e bacterianas combinadas. Mas o que acontece com nossos genomas? Acontece que o nosso DNA, também, é menos humano do que pensávamos.
De acordo com um novo estudo, os seres humanos e uma grande variedade de outros animais possui dezenas, se não centenas, de genes “estrangeiros” que foram repassados ​​a partir de organismos unicelulares, como bactérias. Além do mais, estes genes desempenham um papel ativo no corpo, tais como contribuir para o metabolismo, e este processo de aquisição de genes ainda poderia estar ocorrendo, pelo menos em algumas linhagens. De acordo com os autores, estes resultados sugerem que esta transferência de gene poderia ter desempenhado um papel previamente subvalorizado na diversificação bioquímica durante a evolução dos animais. O estudo foi publicado na Genome Biology.
Livros didáticos de Biologia lhe dirão que o DNA é passado de pais para filhos, um processo conhecido como transferência vertical de genes. Mas alguns organismos, como bactérias, são capazes de transferir seus genes para outras espécies que vivem no mesmo ambiente, o que é conhecido como transferência horizontal de genes (HGT). Esta é a forma como os genes resistentes a antibióticos são capazes de se espalhar de forma rápida, criando problemas sérios para o tratamento de infecções.
Este processo é conhecido por desempenhar um papel importante na evolução de bactérias e outros organismos unicelulares, mas também foi documentado em alguns animais simples, tais como o broca-do-café, que adquiriu os genes de enzimas bacterianas para a repartição de bagas de café. No entanto, se isso ocorre em animais superiores, como os seres humanos, tem sido debatido.
Para saber se existe em organismos superiores, os cientistas da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, analisaram o DNA de vários animais diferentes, incluindo várias espécies de moscas da fruta, vermes nematóides e vários primatas diferentes, incluindo os seres humanos. Especificamente, eles estavam à procura da alta similaridade de sequência entre genes destes organismos e outras espécies, o que poderia indicar que eles são de origem estrangeira.
De acordo com a análise, o HGT em animais tipicamente resulta em dezenas ou centenas de genes estranhos ativos, a maioria dos quais parece estar envolvido no metabolismo. Nos seres humanos, por exemplo, eles confirmaram 17 genes que foram atribuídos ao HGT, mais 128 que não tinham sido relatados. Estes genes desempenham uma variedade de funções, por exemplo, ajudando a quebrar os ácidos gordos, ou ajudar as respostas inflamatórias ou anti-microbianas.
A maioria dos genes estranhos identificados no estudo são de origem bacteriana, e outro grupo de organismos unicelulares conhecidos principalmente como protistas, vírus e fungos. Pode ser por isso que os estudos anteriores não conseguiram identificar um maior número de genes estrangeiros, uma vez que apenas as bactérias foram incluídas.
“Surpreendentemente”, diz o principal autor Alastair Crisp, “longe de ser uma ocorrência rara, parece que o HGT tem contribuído para a evolução de muitos, talvez todos, os animais e que o processo está em curso, o que significa que poderemos ter de reavaliar a forma que pensamos sobre a evolução.” [IFLScience]
Veja mais aqui: http://misteriosdomundo.org/cientistas-descobrem-mais-de-100-genes-nao-humanos-em-pessoas/#ixzz3jDjlNDl6

Outros materiais