Buscar

Temas direito do trabalho II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Temas direito do trabalho II
Equiparação salarial:
Segundo o princípio da equiparação salarial, os trabalhadores têm de receberem o mesmo salario, desde que prestem serviços considerados de igual valor.
Garantia constitucional – art. 7º, XXX CF c/c art. 461 CLT.
Requisitos: ALCANÇA O SALÁRIO E NÃO A REMUNERAÇÃO!
Trabalho para o mesmo empregador – a cessão de empregados não exclui a equiparação salarial;
Trabalho na mesma localidade – mesmo município, ou a municípios distintos da mesma região metropolitana;
Empregados com a mesma função – a mesma identificação do cargo é irrelevante, o interessado é o exercício das mesmas tarefas. O nível de escolaridade não precisa ser necessariamente o mesmo; 
Diferença de tempo de função não superior a 2 anos – prazo contado na função e não no emprego;
Trabalho de igual valor – igual produtividade e com a mesma perfeição técnica, por pessoas cuja diferença de tempo de serviço não seja superior a dois anos;
Inexistência de quadro de carreira – não é obrigatório o plano de carreira, mas caso a empresa queira implantar, deverá providenciar sua homologação perante o ministério do trabalho. Tal exigência não é necessária para entidades de direito público da administração direta, autárquica e fundacional, para o qual basta a aprovação por ato administrativo da autoridade competente. A existência do quadro impede a decretação judicial da equiparação salarial.
Simultaneidade na prestação dos serviços – os trabalhadores devem ter prestado serviço na mesma época – classificação doutrinária.
Décimo terceiro salário:
Gratificação compulsória em decorrência do art. 7, VIII da CF
Corresponde ao valor da remuneração mensal percebida no mês de dezembro.
Para o empregado que não trabalhou o ano inteiro, é proporcional ao tempo de serviço na ordem de 1/12 pro mês, considerados fração igual ou superior a 15 dias como mês inteiro, desprezando fração menor.
Efetuado em duas parcelas – primeira metade entre fevereiro e novembro; ou se requerer em janeiro é igual a metade do valor recebido no mês anterior. Segunda metade é paga até 20/12 e equivale à remuneração do mês de dezembro. 
Terá direito ao décimo terceiro ou proporcional quando:
Na dispensa sem justa causa;
Na dispensa indireta;
Pelo término do contrato a prazo determinado;
Pela aposentadoria;
Pela extinção da empresa;
Pelo pedido de demissão.
Por justa causa perde o direito a 13º.
Repouso semanal remunerado:
No repouso semanal remunerado, embora não haja trabalho, o empregador está obrigado a efetivar o pagamento de salário e a contar o tempo de serviço. É a hipótese de interrupção do contrato de trabalho
Remuneração
Remuneração é o conjunto de retribuições recebidas habitualmente pelo empregado pela prestação de serviços, em dinheiro ou em dinheiro e utilidades, provenientes do empregador ou de terceiros, mas decorrentes do contrato de trabalho de modo a satisfazer suas necessidades básicas e de sua família.
Adicionais – acréscimo salarial que tem como causa o trabalho em condições mais gravosas para quem o presta, podendo ser facultativos ou compulsórios, quando a lei estabelece obrigatoriamente seus pagamentos
Insalubridade e periculosidade – art. 193 §2º CF
Adicional de horas extras – impondo ao empregador pagar a remuneração do serviço extraordinário com acréscimo de no mínimo 50% sobre a hora normal.
Vedação ao salário complessivo que não discrimina os recebimentos.
Adicional noturno – 22h às 5h. adicional de no mínimo 20% sobre a hora diurna. Integra o 13º. 
Adicional de insalubridade - 10%, 20% ou 40% sobre o salário mínimo conforme o grau de insalubridade. Mínimo, médio e máximo.
Adicional de periculosidade – atividades inflamáveis explosivas ou de energia elétrica; suscetíveis a roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial. Adicional de 30%

Outros materiais