Buscar

Simulado de Legislação Penal Extravagante

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SOCIEDADE (ICM) - MACAÉ 
DEPARTAMENTO DE DIREITO DE MACAÉ (MDI)
CURSO DE DIREITO
Professora: Andreza Franco
SIMULADO DE LEGISLAÇÃO PENAL EXTRAVAGANTE
1ª Questão. FCC 2015. SEFAZ-PI. Auditor Fiscal da Fazenda Estadual. Constitui crime funcional contra a ordem tributária: 
I. extraviar livro oficial, processo fiscal ou qualquer documento, de que tenha a guarda em razão da função; sonegá-lo, ou inutilizá-lo, total ou parcialmente, acarretando pagamento indevido, ainda que exato, de tributo ou contribuição social. 
II. exigir, solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de iniciar seu exercício, mas em razão dela, vantagem indevida; ou aceitar promessa de tal vantagem, para deixar de lançar ou cobrar tributo ou contribuição social, ou cobrá-los parcialmente. 
III. patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração fazendária, valendo-se da qualidade de funcionário público. 
IV. favorecer ou preferir, sem justa causa, comprador ou freguês, ressalvados os sistemas de entrega ao consumo por intermédio de distribuidores ou revendedores. 
 	Está correto o que afirma apenas em:
II e III. 
I e IV. 
I, II e III. 
II e IV. 
III e IV. 
2ª Questão. CESPE 2015. DPU. Defensor Público Federal. Gerson, com vinte e um anos de idade, e Gilson, com dezesseis anos de idade, foram presos em flagrante pela prática de crime. Após regular tramitação de processo nos juízos competentes, Gerson foi condenado pela prática de extorsão mediante sequestro e Gilson, por cometimento de infração análoga a esse crime.
 	Com relação a essa situação hipotética, julgue o próximo item.
 	Gilson poderá ser submetido a medidas socioeducativas de meio aberto, como, por exemplo, prestação de serviços à comunidade pelo prazo máximo de doze meses, liberdade assistida por, no mínimo, um mês, ou a regime de semiliberdade. 
( ) Certo 				( X ) Errado
3ª Questão. IESES 2014. TJ-MS. Titular de Serviços de Notas e de Registro. Quanto ao Estatuto da Criança e do Adolescente é correto afirmar: 
Parte superior do formulário
A prestação de serviço comunitário, uma das medidas sócio educativas, consiste na realização de tarefas gratuitas de interesse geral por período não excedente a 1 (um) ano, junto a entidades assistenciais, hospitais, escolas e outros estabelecimentos. 
Considera-se criança, para os efeitos da Lei, a pessoa até doze anos de idade incompleto, e adolescente entre doze e dezoito anos de idade. 
São penalmente inimputáveis os menores de 18 (dezoito) anos, sujeitos às medidas previstas nesta Lei. Para os efeitos do Estatuto da Criança e do Adolescente deve ser considerada a idade do adolescente na data da sentença. 
O adolescente apreendido por força de ordem judicial será, desde logo, encaminhado à autoridade policial. 
4ª Questão. FCC 2015. SEFAZ-PI. Auditor Fiscal da Fazenda Estadual. Constitui crime contra as relações de consumo:
Parte superior do formulário
destruir, inutilizar ou danificar matéria-prima ou mercadoria, com o fim de provocar prejuízo à concorrência, em proveito próprio ou de terceiros. 
favorecer ou preferir comprador ou freguês, ressalvados os sistemas de entrega ao consumo por intermédio de distribuidores ou revendedores. 
misturar gêneros e mercadorias de espécies diferentes, para vendê-los ou expô-los à venda como puros; misturar gêneros e mercadorias de qualidades desiguais para vendê-los ou expô-los à venda por preço estabelecido para os de mais alto custo. 
vender ou expor à venda mercadoria cuja embalagem, tipo, especificação, peso ou composição esteja em desacordo com as prescrições legais, ainda que corresponda à respectiva classificação oficial. 
aumentar preços por meio de aviso de inclusão de insumo utilizado na produção do bem ou na prestação dos serviços. 
5ª Questão. MPE/PR 2014. Promotor de Justiça. Conceitua-se sonegação fiscal como a ocultação dolosa, mediante fraude, astúcia ou habilidade, do recolhimento de tributo devido ao Poder Público. Os tipos penais previstos na Lei nº 8.137/90 visam coibir tal prática delituosa. Sendo assim, após considerarmos as assertivas abaixo quanto aos seus dispositivos, podemos afirmar que: 
I. Os crimes definidos no art. 1º da Lei são qualificados como imateriais, bastando para seu aperfeiçoamento a conduta típica do agente, independentemente do resultado do ato lesivo causado ao erário público, uma vez que o tipo penal não exige o resultado de suprimir ou reduzir tributo ou contribuição social para sua consumação; 
II. Não haverá crime do art. 1º da Lei, que faz menção à supressão ou redução ilegal de tributos, se o agente fraudar tributos, pensando tratar-se de tarifas ou preços públicos, pois estaria configurado no caso o erro de tipo previsto no art. 20 do CP e, consequentemente, excluído o dolo; 
III. Em relação à presente Lei, constituem-se hipóteses de erro de proibição (art. 21 do CP), passíveis de excluírem a culpabilidade, a conduta do agente que deixa de recolher o tributo por entendê-lo não devido ou porque supõe, sinceramente, estar isento de tributação;
IV. A pessoa física responsável pela pessoa jurídica contribuinte pode vir a responder pelo delito caso tenha o crime sido praticado visando favorecer sociedade comercial, instituições financeiras, ou empresa de qualquer natureza estando, contudo, imune à responsabilização penal, nos casos em que a lei elege, o substituto passivo tributário; 
V. Se o contribuinte desistir voluntariamente de utilizar a fraude realizada, recolhendo aos cofres públicos, na data do vencimento do tributo, a quantia devida em sua totalidade, estaríamos diante da hipótese prevista no art. 15 do CP, respondendo o agente somente pelos atos até então praticados.
(a) Somente as assertivas I e IV são incorretas; 
(b) Apenas as assertivas II e III são corretas; 
(c) Somente as assertivas III e V são corretas; 
(d) Apenas as assertivas IV e V são incorretas; 
(e) Somente a assertiva IV é correta. 
6ª Questão. CESPE 2014. TJSE. Julgue os itens a seguir, tendo como referência as disposições da Lei 8.069/1990 (ECA). 
 	Para a configuração do crime de corrupção de menores, previsto no ECA, não se faz necessária prova da efetiva corrupção do menor, uma vez que se trata de delito formal.
( X ) Certo 				( ) Errado
 Parte inferior do formulário
7ª Questão. CESPE 2013. TJBA. Titular de Serviços de Notas e de Registro – Remoção. Assinale a opção correta com relação aos delitos tipificados no ECA. 
Parte superior do formulário
(a) Os delitos previstos no ECA são todos de menor potencial ofensivo, de forma que seguem o rito sumaríssimo previsto na Lei dos Juizados Especiais, aplicando-se a eles as medidas despenalizadoras nela previstas. 
(b) Os crimes previstos no ECA são de ação penal pública, prevendo-se, para alguns deles, entretanto, a necessidade de representação do ofendido ou de seu representante legal. 
(c) Considerando-se o delito de submeter criança ou adolescente à prostituição ou à exploração sexual, bem como a norma extensiva que dispõe que incorrem nas mesmas penas o proprietário ou o responsável pelo local em que se verifiquem tais práticas, o ECA exige que, como efeito obrigatório da condenação, sejam os autores proibidos de explorar qualquer atividade comercial pelo prazo de cinco anos, a contar do trânsito em julgado da sentença condenatória. 
(d) Por se tratar de delito de perigo abstrato, considera-se típica a conduta de vender, fornecer ou entregar a criança ou adolescente fogos de estampido ou de artifício, ainda que, em razão de baixo potencial ofensivo, sejam tais fogos incapazes de provocar qualquer dano físico quando utilizados indevidamente. 
(e) Segundo o ECA, o médico que, de forma culposa, deixar de identificar corretamente o neonato e sua mãe, por ocasião do parto, praticará conduta típica. 
Parte inferior do formulário
8ª Questão. FCC 2015. SEFAZ/PE. Julgador administrativo tributário.Em relação à delação premiada, a Lei dos Crimes de Lavagem de Dinheiro definiu que:
(a) a substituição da pena pode ser feita mesmo após a prolação da sentença. 
(b) a redução da pena poderá ser efetivada no patamar de um terço a quarto quintos. 
(c) a pena fixada em regime inicial fechado não pode ser substituída. 
(d) o magistrado não pode deixar de aplicar a pena, diante da natureza do crime. 
(e) o benefício pode ser concedido, caso o agente se retrate em juízo das informações prestadas. 
Parte inferior do formulário
9ª Questão. CESPE 2014. Câmara dos Deputados. Analista Legislativo. Em relação aos crimes contra a ordem tributária, julgue os itens seguintes.
Considera-se típica, segundo o entendimento do STF, a conduta de falsificar nota fiscal, ainda que a autoridade tributária não tenha efetivado o lançamento definitivo do tributo. 
( ) Certo 				( X ) Errado
10ª Questão. CESPE 2013. Polícia Federal. Delegado de Polícia. No que diz respeito aos crimes previstos na legislação penal extravagante, julgue os itens subsequentes. 
 	O crime de lavagem de capitais, delito autônomo em relação aos delitos que o antecedam, não está inserido no rol dos crimes hediondos. 
( X ) Certo 				( ) Errado

Outros materiais