Buscar

AV1 - Atividade Contextualizada Didática - Roberto Aires

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV1 - Atividade Contextualizada
UNINASSAU – Pedagogia - Polo: Campina Grande PB
Disciplina: Didática D1.20221.B
Professora: Mirela Silva Barbosa - Tutor: Helder Aquino de Melo
Roberto Aires Cavalcante
Pedagogia
Acho que eu tenho perfil para ser professor, mas sei que para isso é preciso acima de tudo construir uma identidade docente, assumir uma postura de professor adquirindo não apenas saberes técnicos, mas também saberes relacionais, sempre procurando contribuir com uma educação de qualidade. Um bom professor está em constante processo de formação e transformação.
Mas todo mundo que dá aula já nasce apto ou com o dom para o ensino? Penso que a resposta é não. Muitas vezes pedimos para alguém nos explicar algo e a pessoa não o sabe como fazer nos deixando ainda mais confusos, mas é possível sim aprender a ensinar, nós podemos aprender técnicas de como melhorar a forma como nós ensinamos as coisas, ou seja, podemos desenvolver e aperfeiçoar nossa didática. Não importa se é com uma turma ou apenas um aluno, se a sala de aula é presencial ou virtual, é preciso entender que não existe uma fórmula pronta, que não existe um passo a passo a seguir, porque quando falamos em didática na sala de aula ela deve ser considerada algo flexível tendo em vista que cada turma, cada aluno vai exigir práticas diferentes. 
O domínio do conteúdo a ser ministrado é de fundamental importância para o professor, mas a didática é indispensável para o uso correto das estratégias de ensino, ela tem o objetivo de estimular os alunos, de despertá-los para a crítica, para a criatividade, para o aprendizado; temos que pensar que a transferência mútua de conhecimento entre professor e aluno mostra-se como possibilidade de construção do próprio aluno e de nós mesmos como professores. E é isso que eu buscarei quando for professor.
A didática consiste em incentivar e orientar eficazmente os alunos na sua aprendizagem; ser didático é ser simples, claro, acessível, direto e organizado; e essas diretrizes eu já tento aplicar em meu dia a dia. Fico a imaginar quantos alunos perderam o interesse diante de um professor confuso e desorientado que domina o conteúdo, mas não tem a mínima noção de como iniciar, desenvolver e concluir uma aula. O professor que organiza previamente os conteúdos de uma matéria seleciona os procedimentos de ensino, disponibiliza os recursos e escolhe as formas mais adequadas de avaliação da aprendizagem estando preparado para atender as demandas da sua práxis docente. O professor que desenvolve e aplica corretamente sua didática é eficiente e competente em prover aos seus alunos um maior volume de aprendizagem com menos esforço e menor tempo; uma vez à frente de uma sala de aula será essa excelência que buscarei diariamente.
Fontes de pesquisa:
Material didático da disciplina Didática
Sítios:
O que é a didática e qual a sua importância para o bom desempenho no dia a dia da sala de aula. Blog MaxEduca, 08 de setembro de 2016. https://blog.maxieduca.com.br/didatica-importancia-sala-de-aula/. Acessado em 26 de maio de 2022.
SANTATERRA, Andreia. O que é didática? | Para que serve a didática? - Confraria Revolucionar. YouTube, 24 de julho de 2020: https://www.youtube.com/watch?v=j_0L4qxpfFg&t=96s. Acessado em 26 de maio de 2022.
SANTATERRA, Andreia. Para que serve a didática e o que é? E o que deve-se considerar para ter uma boa didática? - Confraria Revolucionar. YouTube, 4 de junho de 2021: https://www.youtube.com/watch?v=g25GSl7JLmc. Acessado em 26 de maio de 2022.
VILELA, Naiara. Didática na formação docente - Trilhas na Pós-Graduação. YouTube, 30 de junho de 2021: https://www.youtube.com/watch?v=D4i7iNJJvUQ. Acessado em 26 de maio de 2022.

Outros materiais