Buscar

Elaboração de Resenhas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
ELABORAÇÃO DE RESENHAS
Profa. Ms. Raquel Ribeiro Moreira
*
RESENHA
Resenha é um trabalho de síntese. O resumo deve se limitar ao conteúdo do trabalho, sem qualquer julgamento de valor. Já a resenha vai além, resume a obra e faz uma avaliação sobre ela, apresentando suas linhas básicas, deve avaliá-la, mostrando seus pontos fortes e fracos. 
*
RESENHA
A resenha pode ser de um ou mais capítulos, duma coleção ou mesmo de um filme. Apresenta falhas, lacunas e virtudes, explora o contexto histórico em que a obra fora elaborada e faz comparações com outros autores. 
Conhecida como resumo crítico, exige certo conhecimento, pois além de resumir, o resenhista avalia a obra, sustentando suas considerações, deve embasá-las seja com evidências extraídas da própria obra ou de outras de que se valeu para elaborar a resenha. 
*
Por isso, antes de começar a escrever seu resumo crítico você deve se certificar de ter feito uma boa leitura do texto, identificando: 
1.   qual o tema tratado pelo autor? 
2.   qual o problema que ele coloca? 
3.   qual a posição defendida pelo autor com relação a este problema? 
4.   quais os argumentos centrais e complementares utilizados pelo autor para defender sua posição? 
*
E o próximo passo:
Uma vez tendo identificado todos estes pontos, que devem estar retratados no seu esquema do texto, você já tem material para escrever metade do seu resumo crítico. Este material já é suficiente para fazer um resumo informativo, mas, para um resumo crítico, falta a crítica, ou seja, a sua análise sobre o texto. E o que é esta análise? A análise é, em síntese, a capacidade de relacionar os elementos do texto lido com outros textos, autores e idéias sobre o tema em questão, contextualizando o texto que está sendo analisado. Para fazer a análise, portanto, certifique-se de ter: 
*
Análise:
-    informações sobre o autor, suas outras obras e sua relação com outros autores 
-    elementos para contribuir para um debate acerca do tema em questão 
-    condições de escrever um texto coerente e com organicidade 
*
A partir daí você pode escrever um texto que, em linhas gerais, deve apresentar: 
-  nos parágrafos iniciais, uma introdução à obra resenhada, apresentando:
 
        - o assunto/ tema 
        - o problema elaborado pelo autor 
        - e a posição do autor diante deste problema 
*
Desenvolvimento
-    no desenvolvimento, a apresentação do conteúdo da obra, enfatizando: 
         - as idéias centrais do texto 
         - os argumentos e idéias secundárias 
*
Conclusão
-  por fim, uma conclusão apresentado sua crítica pessoal, ou seja: 
         - uma avaliação das idéias do autor frente a outros textos e autores 
        - uma avaliação da qualidade do texto, quanto à sua coerência, validade, originalidade, profundidade, alcance, etc. 
*
DICAS IMPORTANTES 
A síntese (resenha) deve cumprir um objetivo claro: comunicar ao leitor os aspectos essenciais da obra em questão e situá-lo no assunto da melhor maneira possível. Lembremo-nos de que, no método Descartes, a 1ª regra é a evidência, i.e., o dado inicial, que tem de ser claro, ordenado e distinto, ou seja, o critério cartesiano da verdade é a clareza e a distinção. Em concreto, Descartes parte de uma dúvida universal (metódica), para, entretanto, superá-la criticamente na conquista da verdade.
*
DICAS IMPORTANTES 
A forma da resenha, isto é, o texto deve ser claro, inteligível e dinâmico. O/A leitor/a deve ter prazer nesta leitura e deve sentir-se convidado/a à leitura do texto resenhado. Para isso, é imprescindível o uso das normas padrão da língua portuguesa.
*
DICAS IMPORTANTES 
Caso haja necessidade de citação do próprio texto resenhado, isso deve ser feito entre aspas e/ou em destaque. Sempre deve haver referência bibliográfica.
*
DICAS IMPORTANTES 
Por vezes, é interessante fazer uma pesquisa mais abrangentes sobre o/a autor/a do texto resenhado, sobre o assunto em questão e sobre a situação atual da pesquisa científica sobre o tema. Esses esclarecimentos, quando convenientes, devem abrir a resenha e preparar o comentário sobre o texto em pauta.
*
Como se inicia uma resenha?
Pode-se começar uma resenha citando-se imediatamente a obra a ser resenhada. Veja os exemplos:
"Língua e liberdade: por uma nova concepção da língua materna e seu ensino" (L&PM, 1995, 112 páginas), do gramático Celso Pedro Luft, traz um conjunto de idéias que subvertem a ordem estabelecida no ensino da língua materna, por combater, veementemente, o ensino da gramática em sala de aula. 
*
Resenha
Há, evidentemente, numerosas outras maneiras de se iniciar um texto-resenha. A leitura (inteligente) desse tipo de texto poderá aumentar o leque de opções para iniciar uma síntese crítica de maneira criativa e cativante, que leva o leitor a interessar-se pela leitura. 
*
Outro Exemplo:
"Em seu novo e inovador livro, As Revoluções do Capitalismo, o filósofo italiano Maurizio Lazzarato propõe o desafio de se pensar uma política da multiplicidade para as lutas do século XXI – aquelas que começaram com o ciclo de Seattle, continuaram com os Fóruns Sociais Mundiais e mobilizaram as multidões globais contra a guerra do Iraque. O mote fundamental dessa política é a desconstrução da dialética, de seus conceitos binários, cujo cerne se encontra na relação entre sujeito e objeto. Isso significa entender que os dualismos dialéticos são na realidade aparelhos de captura e controle da multiplicidade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais