Buscar

Relatório circuitos elétricos com resistores série e paralelo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Para funcionar perfeitamente, os circuitos eletrônicos necessitam de correntes e tensão de polarizações adequadas. Por esse motivo, é necessário estudar o componente que possibilitará essa adequação. Resistor é um componente eletrônico que tem a propriedade da resistência elétrica, sendo elementos de circuito que consomem esta energia, convertendo-a integralmente em energia térmica. É o caso, por exemplo, de um fio metálico. À medida que os elétrons passam pelo fio, as colisões entre os elétrons e os átomos do metal, fazem aumentar a agitação térmica dos átomos. Os resistores têm como função atenuar a corrente elétrica.CIRCUITOS ELÉTRICOS COM RESISTORES LIGADOS EM SERIE E EM PARALELO
 
INTRODUÇÃO:
A associação de resistores é muito comum em vários sistemas, quando queremos alcançar um nível de resistência em que somente um resistor não é suficiente. Qualquer associação de resistores será representada pelo Resistor Equivalente, que representa a resistência total dos resistores associados.
Em série e em paralelo descrevem dois tipos de disposição de circuitos. Cada disposição proporciona uma forma diferente para que a eletricidade flua através de um circuito.
Em um circuito em série, a corrente só tem um caminho por onde passar. No exemplo a baixo, dois resistores são alimentados por uma fonte em um projeto de circuito em série. 
A corrente flui da fonte para cada resistor, um por vez, na ordem em que eles estão conectados ao circuito. Neste caso, como a corrente só pode fluir através de um caminho, se um dos resistores não estiver funcionando, o outro não recebe corrente, porque o fluxo de corrente elétrica foi interrompido no resistor quebrado. 
Em um circuito em paralelo, a corrente tem mais de um caminho por onde passar. No exemplo a baixo, dois resistores são alimentados por uma fonte em um projeto de circuito em paralelo. Neste caso, como a corrente pode fluir através de mais de um caminho, se um dos resistores não funcionar, o outro ainda pode receber corrente, porque o fluxo de corrente elétrica para o resistor quebrado não interrompe o fluxo de corrente para o resistor bom. O fluxo de corrente depende de quanta resistência há no circuito. Nos exemplos a cima, os resistores oferecem uma resistência. Em um circuito em série, a resistência do circuito é igual à soma da resistência dos resistores. Em um circuito em paralelo, existem múltiplos caminhos através do qual a corrente pode fluir e, por isso, a resistência do circuito como um todo é menor do que seria se apenas um caminho estivesse disponível para a passagem da corrente.
OBJETIVO GERAL
Nesta pratica temos como objetivo verificar que no circuito em série, a tensão elétrica (V) em cada resistor é diferente para diferentes valores das resistências, também verificamos que a corrente elétrica que circula em cada resistor é igual, além disso provaremos que a resistência equivalente é a soma das resistências elétricas individuais.
procedimentos
RECURSOS UTILIZADOS:
1 fonte universal
1 voltímetro CC
1 miliamperímetro CC
1 resistor 220
1 resistor 100
1 resistor 47
Cabos de ligação
CIRCUITO EM SÉRIE
Esquema do circuito montado.
4
relatório do laboratório de física iii
	Rômulo Castro Silva – Engenharia Mecatronica
481792
Procedimento realizado e análise dos resultados.
Foram anotados os valores nominais dos resistores, a fonte foi preparada para fornecer uma tensão de 6V, ao circuito.
Após montar o circuito, conectou-se, em paralelo, o voltímetro aos pontos a e d o que nos mostrou a tensão de 6V. Após isso conectou-se o voltímetro aos pontos a e b, depois em b e c e depois em c e d, para medir as tensões em cada resistor, obtendo a seguinte tabela:
	SEÇÃO
	TENSÃO (V)
	POTENCIA (W)
	RESISTENCIA (Ω)
	Trecho ab (R1)
	3,39
	0,05424
	245,62
	Trecho bc (R2)
	1,74
	0,02784
	108,75
	Trecho cd (R3)
	0,74
	0,01184
	46,25
	Circuito total
	5,87
	0,09392
	366,87
Interrompeu-se, então, o circuito nos pontos a, b, c e d, a ao medir encontrou-se a corrente do circuito como sendo i=0,016A. Desta forma obtemos valores iguais, o que confirma a aplicação da lei da conservação da carga elétrica 
CIRCUITO EM PARALELO:
Esquema do circuito montado.
 
Procedimento realizado e análise dos resultados.
Após montar o circuito a cima, mediu-se a tensão entre os pontos a e b, a e b, a e b, a e b, observou-se que as medições resultaram em um único valor V=6V. Isso ocorre porque quando uma diferença de potencial é aplicada entre as extremidades de resistências em paralelo todas as resistências possuem a mesma tensão.
Interrompeu-se o circuito em um nó para medir a corrente em cada um dos resistores e a corrente total, obtemos assim a seguinte tabela:
	SEÇÃO
	CORRENTE (mA)
	POTENCIA (W)
	RESISTENCIA (Ω)
	Trecho a1
	130
	0,73
	46,15
	Trecho a2 
	59
	0,354
	101,69
	Trecho a3 
	24
	0,144
	250
	Trecho a
	220
	1,32
	27,27
COMPARAÇÃO DOS resultados
Com a finalidade de verificar os resultados obtidos praticamente para os valores nominais da teoria, realizamos um estudo comparativo para o valor da resistência equivalente nos dois casos (serial & paralelo) desta forma, utilizaremos a fórmula abaixo:
Desta forma obtemos:
Circuito em série:
	
Circuito em paralelo:
conclusão
Concluímos que a montagem de um circuito depende de sua finalidade e que cada um possui uma particularidade em um circuito em série obtemos um único valor de corrente ao longo do circuito e que os valores da diferença de potencial e da resistência são inversamente proporcionais entre si, já em um circuito em paralelo o valor da diferença de potencial é constante em todo o circuito e que os valores da corrente e da resistência são proporcionais entre si. Concluímos também que para realizarmos uma correta medição do valor da corrente, em circuito em série, utilizando o amperímetro devemos utilizá-lo em série e devemos utilizar o voltímetro em paralelo para registrarmos um correto valor da voltagem em um circuito em paralelo.
	Rômulo Castro Silva – Engenharia Mecatronica
481792

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes