Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - FUNDAMENTOS DA GEOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Jeicy Ellen Alves de Brito
01343716
Engenharia Civil
A resistência do material, as características hidrogeológicas do meio, bem como a atuação de tensões locais e regionais, são fatores geológicos fundamentais, que podem afetar de maneira definitiva as obras de escavação de um túnel. Dessa forma, as investigações devem assegurar que os fatores geológicos ou geotécnicos que influenciam na segurança do túnel sejam conhecidos, para que possam ser utilizados nas tomadas de decisões.
Portanto, uma equipe técnica antenada a essas condições é uma peça-chave para o sucesso de uma complexa obra de engenharia.
Imagine que você foi contratado por uma construtora para liderar uma equipe técnica que irá avaliar a viabilidade da construção de um túnel para implementação de um metrô. O terreno onde será realizada a obra é constituído por arenitos intensamente deformados, intercalados com camadas de argila. Além disso, trata-se de uma região de alto índice pluviométrico.
1) As características geológicas que influenciarão na segurança das escavações;
2) Os métodos de investigação indireta do subsolo que deverão ser empregados.
A construção do texto deve descrever quais são as possíveis surpresas indesejáveis durante a obra em virtude das características geológicas do terreno descritas anteriormente. Além disso, deve-se fazer a relação entre o método de investigação empregado e o objetivo da investigação.
CARACTERÍSTICAS GEOLÓGICAS
O terreno onde será realizado a obra não é um dos piores, comparado a outros bem mais complicados como os terrenos granulares grosseiros, onde é usual um forte acondicionamento do solo, mas também não é um dos melhores por conter arenito e argila que são fracos em nutrientes contendo plasticidade e alto índice de aglutinação. A fase mais importante dos trabalhos preliminares para túneis é a exploração cuidadosa das condições geológicas. A locação geral de um túnel, apesar de governada pelos interesses econômicos e de trafego, somente é definida quando são definidas as condições geológicas. Por se tratar de um terreno em região que contém altos índices pluviométricos o certo seria esperar a entrada da água através do teto e das paredes laterais do túnel e fazer o levantamento geotécnico e as devidas investigações. Para a segurança das escavações a locação do terreno para o túnel deve ser acima do nível da água. 
MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO
O reconhecimento geológico é feito através de investigações superficiais, complementadas com sondagens espaçadas adequadamente (não aplicar o método geométrico), as quais fornecem as informações para o anteprojeto preliminar. Em certas condições, pode ser necessária a aplicação de métodos especiais à construção, como o da couraça, ou a aplicação de rebaixamento do nível d’água, etc. 
O método de construção com couraça é o que traz menores problemas, tanto para o tráfego superficial como para a remoção de interferências. Ele é aplicável em quase todos os tipos de solo, nos moles como nos muito rígidos, acima ou abaixo do lençol freático. Ele se adapta muito bem às mais variadas condições. Para um funcionamento seguro, é necessária a existência de uma altura mínima de terra acima do túnel. De resto, sua profundidade só é limitada quando se trabalha com ar comprimido, abaixo do lençol freático. Mesmo trechos em declive ou em curvas, quando necessários para estradas ou metrôs, não apresentam problemas.
MÉTODO COURAÇA OU TÚNEL SHIELD 
O método Túnel Shield é hoje uma das mais modernas técnicas do segmento de obras subterrâneas do mercado. Utilizado para a construção de túneis rodoviários, por exemplo, o método de construção com couraça é definido como um procedimento não destrutivo tanto para o tráfego superficial quanto para a remoção de interferências. Adaptável a diferentes solos, este método de túnel Shields no qual é realizado de maneira segura e eficiente mesmo em trechos com declive ou em curvas, quando necessário para estradas, rodovias e construção de linhas de metrô. 
Referências
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.ufjf.br/nugeo/files/2017/07/MARANGON-OT-06-No%25C3%25A7%25C3%25B5es-Escava%25C3%25A7%25C3%25B5es-T%25C3%25BAneis.pdf&ved=2ahUKEwiqqd_e_Nf3AhWljIkEHZs7AYsQFnoECAcQAQ&usg=AOvVaw0rT7TLB0HYBPImFeexJYok
https://www.mateuslincoln.com.br/tunel-shield

Outros materiais