Buscar

MÓDULO II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MÓDULO II
Direito Romano e História do Direito
O Direito e as estruturas políticas no Império Romano
1. O que é correto afirmar sobre a tribunicia potestas?
 E. O imperador de Roma recebeu a tribunicia potestas em caráter vitalício.
2. Como é possível caracterizar a estrutura política do principado?
C. O novo modelo político do império era sui generis, porque mantinha algumas estruturas republicanas em um modelo monárquico.
3-Sobre as constituições imperiais como fontes de Direito no período do Império Romano, é correto afirmar que:
B. o imperador romano poderia criar um direito para ser cumprido em todo o império, por meio de instrumentos jurídicos próprios para isso, denominados constituições imperiais.
4. Acerca das fontes do Direito no período do Império Romano, é correto afirmar que:
D. persiste um pluralismo de fontes no início do Império Romano, apesar da tendência à concentração nas mãos do imperador.
5. O que é correto afirmar sobre o segundo período do Império Romano, denominado Dominato?
B. No segundo período do Império Romano, o absolutismo é a marca do governo.
Institutos de Direito Romano
1-Para estudar adequadamente o Direito Romano, é preciso utilizar as fontes produzidas naquela época. Uma das mais importantes fontes de estudo dos institutos de Direito Romano são as Institutas de Gaio. A melhor definição e conceituação deste material é:
B. Um manual com ensinamentos acerca dos institutos de Direito da época clássica, contendo desde direito das pessoas, família, propriedade, obrigações e sucessões.
2-A família romana esteve no patamar mais alto da importância dos institutos de Direito Privado na Antiguidade e que existem ainda hoje. Isso porque é no núcleo familiar que as relações jurídicas estabelecem-se em primeiro lugar (a pessoa nasce, vive e morre e, em todas estas etapas, tem o direito de família a lhe assegurar). Com isso em mente, sinalize qual alternativa correta:
C. No Direito Romano, a família era o conjunto de pessoas e coisas ligadas e submetidas ao poder unitário e despótico do pater familias.
3-A condição jurídica do escravo em Roma é de res (coisa). Porém, segundo a passagem contida nas Institutas de Gaio (1.53), ao seu tempo, já não era mais lícito castigar exageradamente ou matar sem causa o seu escravo. A justificativa disso era a má utilização da propriedade. Sendo assim, é correto afirmar:
A. Sendo o escravo uma res, então, sobre ele recai o direito de propriedade e, por isso, o dono tem domínio. É o direito de usar, fruir e dispor da própria coisa, até onde o permita a razão e o direito.
4- Sobre o Direito das Obrigações no Direito Romano, é correto afirmar:
B. O que diferencia o Direito das Obrigações do Direito de Propriedade é a pretensão a um comportamento (dar, fazer, não fazer).
5. Observe a ementa do julgado a seguir e, a partir dele, aponte a alternativa correta:
APELAÇÃO CIVEL
AÇÃO DECLARATÓRIA DE NULIDADE DE TESTAMENTO 
DISPOSIÇÃO QUE NÃO EXCEDE A PARTE DISPONIVEL
NULIDADE NÃO RECONHECIDA
1. Caso concreto em que a testadora, ao fazer as disposições de última vontade, limitou-se à parte disponível, inexistindo, assim, qualquer nulidade.
2. Importante frisar, somente poder-se-ia reconhecer a nulidade do testamento se a doação anterior fosse em benefício de herdeiro necessário - o que não ocorreu, vez que beneficiou terceiro -, caso em que haveria adiantamento de legítima e, considerando o teor do testamento em questão, ofenderia a legítima do apelado, herdeiro-filho.
APELO PROVIDO.
(Apelação Cível Nº 70068612670, Sétima Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Sandra Brisolara Medeiros, Julgado em 26/10/2016).
Observe as alternativas e marque a única correta:
D. O conteúdo que se depreende do julgado acima refere-se ao respeito à vontade do testador. Essa situação (de o ordenamento jurídico respeitar e proteger a vontade do autor da herança) aproxima-se muito das características do Direito Sucessório no período romano, onde havia nítida prevalência da sucessão testada sobre a intestada.
A formação das tradições da Civil Law e Common Law
1. Sobre o sistema da Common Law, é correto afirmar que:
D. É uma tradição jurídica de matriz jurisprudencial, calcada em precedentes judiciários, que surgiu no mundo medieval e se constituiu, nos primórdios, com base nos costumes e nos procedimentos das autoridades.
2-Sobre o sistema da Civil Law, é correto afirmar que:
C. É o sistema derivado de uma combinação dos antigos institutos jurídicos de Direito Romano e se caracteriza pelo fato de que as codificações legais prévias possuem papel central e operam como fonte primária do Direito.
3. Sobre a doutrina da stare decisis, podemos dizer que:
B. Constitui o ponto fulcral dos sistemas da Common Law, consagrando a necessidade de observância às normas estabelecidas em precedentes judiciais.
4. Sobre as semelhanças e diferenças entre a Common Law e a Civil Law, é correto afirmar que:
E. Nos países que adotaram o sistema da Common Law, um precedente judicial emanado da Corte máxima do país se torna definitivamente vinculativo, inclusive, para ela própria.
5. Sobre as aproximações entre o Direito da Common Law e da Civil Law no mundo contemporâneo, é correto afirmar que:
E. O fortalecimento do Direito Constitucional e do Direito Internacional, ao longo do século XX, bem como o avanaço da filosofia jurídica e das teorias da interpretação e da decisão, representaram fatos que contribuíram de forma decisiva para uma relativização das distinções tradicionais entre Common Law e Civil Law.

Continue navegando