Buscar

Doenças fungicas das principais cultivares

Prévia do material em texto

Doenças fungicas das principais cultivares 
	Cultura do Soja
	Doença: Antracnose Agente Causal: COLLETOTRICHUM TRUNCATUM
Sintomatologia: Redução no número de vagens; Manchas castanho escuro; Altas temperaturas e umidade pode causar: Perda total da produção; Apodrecimento e queda das vagens; Aberturas das vagens imaturas; Germinação de grãos em formação.
Etiologia: Patógenos necrotróficos, possui acervulos em aspecto de setas pretas com conidios hialinos, agem em altas temperaturas e umidade os danos podem ser mais severos, tambem relacionado ao dimensionamento populacional e nutrição das plantas.
Controle: plantas resistentes, controle químico, tratamento de sementes, dimensionamento mais espaçados e adubação de potássio.
	Doença: Ferrugem Asiatica Agente Causal: Phakopsora pachyrhizi
Sintomatologia: Pontos esverdeados a cinza-esverdeado; desenvolvimento para castanho claro a escuro; Esporulação; Pústulas; Agravamento
Etiologia Esporos: Uredósporos e Teliósporos; Penetração; Infecção; em Temperatura favorável
Controle: Defensivos Químicos
	Doença: crestamento e mancha púrpura Agente Causal Cercospora kikuchii
Sintomatologia: coloração das folhas muda rapidamente do verde para o castanho-escuro ou castanho-avermelhado; severo crestamento e desfolha prematura.
Etiologia: Cercospora kikuchii esporula na superfície do tecido infectado e morto, produzindo abundantes conídios hialinos, aciculares, retos ou curvos, com tamanhos variáveis.
Controle:
	Doença: mancha parda ou septoriose Agente Causal Mycisphaerella uspenskajae
Sintomatologia: Manchas de contornos angulares, castanhos-avermelhados, nas folhas unifoliadas. Em situações favoráveis, a doença pode atingir os primeiros trifólios e causar severa desfolha e morte do tecido infectado.
Etiologia: Após a morte do tecido infectado o fungo produz picnídios no seu interior, de formato globoso, com aberturas nas superfícies inferior e superior das folhas. Sobrevivência; Infecção e o desenvolvimento
Controle: Rotação de cultura; Aplicação aérea de fungicidas
	Doenças Fúngicas da Cultura do ARROZ
	Doença: Brusone Agente Causal Magnaporthe oryzae
Sintomatologia Pode ocorrer em todas as partes aéreas da planta; Folhas com lesões necróticas de coloração marrom; necrose em nós e entrenós; redução da área foliar 
Etiologia: ascomyceto cm formação de esporos assexuais ou conídios (piriformes, abclavados escuros ou hialinos) conidiofaros septados, sobrevive em forma de micélio ou conídios em restos culturais.
Controle: cultivares resistentes ou moderadamente resistente; Práticas culturais; Fungicidas no tratamento de sementes e da parte aérea.
	Doença: Mancha Parda Agente Causal: Bipolaris orizae
Sintomatologia: nas folhas manchas arredondadas, de coloração marrom, pequenas. Os grãos, as manchas são de cor marrom escuro ou marrom avermelhado. Em ataques severos, as manchas podem cobrir parcial ou totalmente a superfície dos grãos; como consequência, ocorre chochamento, redução de peso e gessamento.
Etiologia A fase perfeita corresponde a Cochliobolus miyabeanus, que produz peritécios globosos, ascos cilíndricos e ascósporos filamentosos.
Controle: resistência de sementes sadias; adubação adequada e a manutenção de um bom manejo de água. Práticas como rotação de cultura e eliminação de gramíneas das proximidades da área; utilização de pulverização com produtos químicos.
	Doença: Escaldadura Agente Causal: Gerlachia orizae
Sintomatologia iniciam-se pelo ápice e/ou pelas margens, na forma de manchas de coloração verde-oliva opaca que contrasta com o verde das áreas não atacadas. Posteriormente, as áreas atacadas exibem uma sucessão de faixas concêntricas, onde pode ser observado uma alternância de faixas marrom-claro e faixas marrom-escuro. Os bordos com aspecto de encharcamento precedem as faixas de cor marrom à medida que a doença progride para áreas sadias da folha.
Etiologia: Gerlachia oryzae é o fungo deuteromiceto. A fase perfeita corresponde ao ascomiceto Monographella albescens. 
Controle: espaçamento e densidade adequados , adubação balanceada
	Doença: Queima das Bainhas Agente Causal Rhizoctonia solani Kühn
Sintomatologia: Bainhas e colmos: Manchas ovaladas, elípticas ou arredondadas, branco-acinzentada, com bordos de cor marrom, bem definidos. Folhas: Semelhantes, porém as manchas apresentam aspecto irregular; Podem secar parcial ou totalmente; Acamamento das plantas.
Etiologia: Fase perfeita :Thanatephorus cucumeris; Sobrevivência: Micélio ou escleródios em restos de cultua, Disseminação: Água da cultura irrigada;Infecção: Inicia com os escleródios atingindo as partes das plantas localizadas na linha da água e germinam sobre a superfície vegetal; Penetração: Através dos estômatos ou diretamente através da cutícula; O micélio desenvolve-se rapidamente tanto no interior dos tecidos como sobre a superfície externa dos mesmos; Fatores altamente favoráveis à doença: Temperaturas em torno de 280C e a alta umidade na cultura; Maior severidade: Solos com altos níveis de N e P. 
Controle: variedades resistentes; Fungicidas: Benomyl, Kitazin, Hinosan, Mancozeb e Iprodione; 
	Doença: Queima das Glumelas Agente Causal Phona sorghina
Sintomatologia: panículas emergem com os grãos manchados de coloração marrpn-avermelhada; numerosos picnídios.
Etiologia: Forma dos conídios, quando na presença de umidade, a massa de conídios é liberada pelo picnídio na forma de um fluxo espiralado.
Controle: Uso de sementes sadias, Tratamento de semente, Tratamento com fungicida.
	Doenças Fungicas da Cultura do Tomate
	Doença: Requeima Agente Causal: phitophthoro infestans
Sintomatologia: manchas irregulares de tecido encharcado com tons escuros; tecido necrosado intercalado com sadios; semelha-se com injurias de geada; anelamento de ramos, pecíolos; frutos com podridão dura.
Etiologia oomiceto, produz esporângios hialinos, emergem através deestomatos durante o período de alta umidade relativo disseminados por ventos, chuvas e insetos.
Controle: quimico (pulverização em períodos de favorecimento a doença; evitar o plantio em baixadas de alta umidade e uso de técnicas de manejo corretas
	Doença: Pinta Preta ou mancha alternaria Agente Causal : Alternaria solani 
Sintomatologia: lesões mais abundantes me folhas mais velhas; aparência necróticas , manchas parda-escuro, com ou sem zonas concêntricas bem pronunciadas, bordas definidas, curculas o elíticas, caule e pecíolo apresenta os mesmos sintomas da folhas; frutos apresenta manchas e pode causar podridão seca com presença de algumas frutificações do patógeno
Etiologia: micélio septado e ramificado e torna-se escuro com a idade da frutificação, disseminado pelo vento por insetos, trabalhadores e sementes, permanecendo em restos culturais afetando outras solonaceaes
Controle: químico , tratamento de smenets, escolha do local livres de baixadas com alto índice de umidade, adubação adequada e ótimas técnicas de manejo
Obs: o concro da haste ( alternaria alterna) pode ser confundida com a pinta preta mas apresenta cancro de cor parda pu negras n caule próximo a linha do solo. Com conídios de coloração parda. 
	Doença: tombamento u damping off Agente Causal: rhizoctonia 
Sintomatologia: murchas das mudas, tombamento e morte; apresenta afinamento e necrose da egiao do colo
Etiologia: fungos saprófitos polifagos, esporângios podem germinar diretamente e fomrtar tubos germinativos o podem produzir zoósporos em visicula dora do esporângios.
Controle evitar solos encharcados e utilizar a irrigação eitando o mesmo, adubar com material orgânico para melhorar as caract ficisas e químicas, eliminar mudar doentes e realizar-se de controle químicos.Doeças fúngicas do Cafeeiro
	Doença: Ferrugem Agente Causal: Hemileia vastatrix
Sintomatologia: pústulas, de cor alaranjada, na face inferior; desfolha das plantas, 
Etiologia: parasita obrigatório;
Controle: variedades resistentes, fungicidas protetores e sistêmicos 
	Doença: mancha-de-olho-pardo Agente Causal: Cercospora coffeicola
Sintomatologia: manchas circulares, de coloração parda com centro branco "olho de pombo", circundado por um halo amarelado
Etiologia: conídios septados e agrupados nas lesões
Controle: químico com agrodefencivos sistêmicos 
	Doença: mancha de phoma Agente Causal
Sintomatologia: murcha de phoma ocorrem nas folhas do primeiro ou segundo nó de ramos do terço superior da planta
Etiologia
Controle: Adoção de medidas culturais com o objetivo de prevenir a instalação da doença e facilitar o controle químico quando este for empregado .
	Doença: mancha de Ascochyta Agente Causal Ascochita coffiae
Sintomatologia lesões, de cor marrom claro de formato mais arredondado, com anéis concêntricos e situando no interior da folha.
Etiologia
Controle
	
	Doença: Fusariose Agente Causal Fusarium spp
Sintomatologia geralmente atrofiam-se. Apresentando rachaduras longitudinais, rodeadas por tecidos do tipo elíptico, de coloração castanho claro a castanho escuro, ao longo da haste, lesões alongadas sobre o tronco. Causando a seca total.
Etiologia
Controle
	Doença: rhizoctoniose ou podridão de colo
Sintomatologia O ataque, quando em pré-emergência, causa a morte da plântula, bolor cinzento sobre a lesão, formado pelo micélio do fungo.
Etiologia Rizoctonia solani com grande capacidade saprofítica aparecimento da doença é favorecido por solos infestados, pela reutilização de sementeiras, pelo excesso de umidade (chuvas contínuas, irrigação excessiva ou local mal drenado) e pelo excesso de sombra no viveiro.
Controle: iniciar as pulverizações nas reboleiras e, se necessário, em todos os canteiros, com fungicidas dicarboximidas repetindo-se as pulverizações após quinze dias;
	Doenças fúngicas da Seringueira
	Doença: Mal das Folhas Agente Causal: Micrcyclus ulei
Sintomatologia: aspectos aveludado na face abaxial dos folíolos, pequenas manchas necróticas circulares, esporulação conidial de aspecto aveludado e de coloração verde escura, brotações sucessivas, inibição de crescimento, redução da produção de látex.
Etiologia: ascomycota; fungo especifico do gênero Hevea, ascósporos hialinos no interior de peritecióides formados dentro de ascos clavados formados na superfícies das folhas. Coidios levemente esverdeados disseminados por agua e ventos com penetração direta sobre o hospedeiro.
Controle: princípios de evasão, realizar o plantio em locais desfavoráveis; controle químico realizado em viveiros. E controle biológico com hiperparasita(dicyma pulvinata)
	Doença: Requeima Agente Causal: Phithophthora Capsici
Sintomatologia: lesões iniciam em brotações novas, lesões aquosas com exudação de látex que causam desidratação das brotações,; enrolamento e necrose ficando seco os ponteiros e estende se para as ramificações próximas ate mesmo para o tronco; queda anormal das folhas 
Etiologia: oomycota produz grandes quantidades de esporângios, que pode germinar diretamente sobre o a superfície do hospedeiro ou gerar zoósporos que serão disseminados pela agua.
Controle: preventivo , evitando áreas favoráveis a ação de ventos fortes, em viveiros e jardins clonais, recomenda se realizar pulverizações semanais em épocas chuvosas e quinzenal em secas com agrodefencivos fungicos.
	Doença: antracnose Agente Causal: Glomerella cingulata
Sintomatologia: lesões arredondada de coloração marron-avermelhada, lesões escuras, necróticas e deprimidas, (severidade) desfolhamento, morte do ramo e morte da gema apical. coloração escura no lenho exsudação do látex em toda sua extensão.
Etiologia: Asomycita saprofica, ascos clavados , cilíndricos, ascósporos hialinos e unicelulares raramente bicelulares , acérvulos são alaranjados.
Controle: preventivamente com fungicidas com base de chlorothalonil ou oxicloreto de cobre
	Doença: Podridão das raízes Agente Causal Gonoderma phillipii
Sintomatologia: amarelecimento da copa seguida de seca dos folículos e ramos. Sinais como rizomorfos esbranquiçados, vermelhos ou pardacentos a pretos que podem ser encontrados junto as raízes. Basidiocarpos do tipo orelha de pau tbm são formados na base do tronco 
Etiologia: basidiomycta e habitante natural de solos cobertos por matas.
Controle: boas praticas de preparo do solo, com destocamento e queima do material vegetal, erradicação das plantas infectadas destocadas e queimadas 
	Oidio, mancha de cercospora, mancha de alternaria, mancha concêntrica, 
	Abioticas
	Doença: Distúrbios Radiculares 
Agente Causal: recipientes inadequados; estrangulamento de raízes; 
 A má formação do sistema radicular impede a absorção de água e nutrientes em quant. Para atender as necessidades planta;
Sintomatologia: deficiência hídrica e nutricional desequilíbrio parte aérea /raiz; queda das plantas.
Controle: recipientes adequados para o tipo de planta a ser plantada 
	Doença: Deficit hídrico (seca) 
Sintomatologia: lesões foliares em forma de V invertido; iniciam no ápice do limbo e progridem em direção à nervura principal, murcha e coloração de palha; seca ou morte da planta; arroxeamento e queima foliar.
Controle: frequente sistema de irrigação, substrato com maior retenção de agua. 
	Doença: Excesso de Umidade no ar e no solo
Sintomatologia: extrusão das células e mesófilo; formação de edemas ou oedemas foliares, desequilíbrio de absorção de nutrientes, inibição de crescimento, clorose, arroxeamento e secamente da copa da planta afetada, aparecimento de microorganismos e acumulo de subst. Toxicas causando asfixia das raízes.
Controle substrati de granulometria e boa drenagem 
	Doença: Estiolamento 
Crescimento excessivo do caule decorrente da falta de luz 
Sintomatologia clorose ; redução na formação de clorofila; internódios alongados e flexíveis, tombamento da porção apical
Controle: na produção de mudas realizar-se cobertura para impedir o encharcamento excessivo do substrato 
	Doença: Seca dos Ponteiros do Vale do Rio Doce ( ocorre em baixadas)
Sintomatologia: secamento de porções do ápice de galhos e ramos da haste, lesões e minicancros na inserção dos ramos e folhas 
Controle: variabilidade genética e plantio de material resistente.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes