Buscar

Atividade Estruturada II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ - FUNDAMENTOS DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO (CCT0004)
RELATÓRIO DE ATIVIDADES ESTRUTURADAS PARTE II
 A partir do trabalho feito e entregue deste estudo de caso, você deverá correlacionar o que você ouviu e registrou na entrevista feita com o empresário com o que você aprendeu em Fundamentos de Sistemas de Informação. A e B. RELAÇÃO ENTRE A EMPRESA ENTREVISTADA E O CONHECIMENTO OBTIDO, INCLUINDO AS TI’S E PRÁTICAS DE GESTÃO EMPREGADAS.
 O termo BI (Business Inteligence) é relacionado à inteligência nos negócios, ou seja, o uso das informações de maneira diferenciada para ter vantagem de modo a concorrer com outras empresas do setor. Estas informações são disponibilizadas pelos chamados Sistemas de Apoio à Decisão (SAD). Pude perceber de uma análise mais objetiva que no geral as empresas tentam ao máximo reduzir custos, economizar recursos e principalmente absorver toda a informação possível que possa contribuir com o aperfeiçoamento dos projetos. Para uma boa gestão de uma empresa é inerente uma constante melhoria dos processos; tendo em vista que, todo processo já nasce com algumas deficiências: Projeto, execução ou de gerenciamento. A melhor maneira de melhorar de forma mais pontual é reconhecendo as deficiências da empresa como, por exemplo: As conexões funcionais existem, porém não funciona bem, logo isto afeta todo o sistema. A centralização ou o estreitamento de todas as entradas e saídas de logística pode parecer ser a melhor escolha, porém, quando este não possui recursos suficientes, passa a acarretar em atrasos tanto no recebimento quanto na entrega da mercadoria. 
 A empresa escolheu o investimento em novas tecnologias de monitoramento da quantidade de vendas de suas lojas e informatizar usando trovas tecnologias para atualizar o sistema que já existia, o que apesar de ser um custo, não foi visto como uma despesa, mas sim como um investimento de projeto. O sistema utilizado (InterfaceNet), no qual possibilita o usuário a gerenciar o Sistema de gestão de comercial e financeiro que integra as informações das lojas na matriz e que viabiliza o processo de compras, controle de estoques, controles gerenciais e toda a gestão financeira de contas a pagar e receber, ou seja, um programa bem completo e objetivo. A opção mais vantajosa foi a de optarem pelo plano mensal do software, no qual é possível a manutenção contra qualquer falha que possa vir a custar muito mais caro do que a própria manutenção periódica. 
A utilização diária da tecnologia de informação possibilita um monitoramento mais preciso do mesmo, fazendo com que seja mais fácil a detecção de falhas e possível melhoria neste sistema. O uso do e-mail, website e internet colaboram com este sistema. As lojas que possuem o sistema de vigilância também apresentam um resultado muito positivo, pois evitam possíveis transgressões, como furtos de funcionários ou clientes, o que para o empreendedor é visto como um investimento e não desperdício. 
 O trabalho em equipe é fundamental para um projeto sair do papel e obter êxito dentro de qualquer empreendimento. Esta foi a melhor definição da empresa para sustentar como equilíbrio dos funcionários e a transparência dentro da empresa. É fato que o Sistema de Informação depende diretamente das pessoas, logo se toda a equipe está numa mesma direção, às possibilidades de sucesso são praticamente garantidas, se seguidas de forma cautelosa e aliadas a qualidade da SI e da TI.
Após a pesquisa, temos a Conclusão.
 Como em todos os projetos, sempre é possível angariar informações sobre o lado positivo e em ponto que se faz necessário uma revisão. Portanto nessa atividade me senti na obrigação de comentar alguns pontos sondados do empreendimento em que poderíamos melhorar. No estudo de situação, o objetivo é apenas contribuir com informações referentes ao estudo da matéria de Fundamentos de Sistemas de informação, sem questionar de modo a vir prejudicar de qualquer maneira a empresa. A primeira impressão que tive, foi quanto à evolução junto ao mercado atual varejista. A grande parte do mercado consumidor hoje está optando pela compra online, ou seja, utilizando do e-commerce, o que eu acredito que com a, implementação do mesmo, a loja tenha tendência de ganhar mais público; claro tendo em vista uma reflexão maior quanto aos gastos para um investimento desse porte. As vendas poderiam melhorar bastante se a propaganda fosse aprimorada. O Site da empresa está com atualização defasada, e não possibilita a interação do usuário com a empresa de forma a facilitar que o cliente veja os serviços oferecidos. Vale ressaltar também que manter os clientes informados sobre novidades: SMS e e-mail são excelentes opções (utilizando mala direta e cadastro de clientes). Esta entrevista serviu para contribuir na minha percepção quanto ao mercado de trabalho, suas relevantes responsabilidades e necessárias aptidões. Não é simples administrar um negócio sem informações precisas e atualizadas de mercado, sempre é necessário ter em mente o público alvo e a avaliação dos riscos. Tenho convicção que desde já estarei avaliando com maior profissionalismo todos os critérios envolvidos e todas as partes pertinentes para a efetiva funcionalidade do negócio, visando todos os níveis gerenciais.
CONSIDERÇÕES FINAIS
 Tenho muito que agradecer a empresa TRENDnet Brasil (Sr Sebastião Pereira) por abrir as portas e me receber com muito carinho e presteza ao nos ajudar nesta atividade da Faculdade Estácio de Sá, Fundamentos de Sistemas de Informação. A assistência foi de grande ajuda pessoal e profissional, da qual levarei para o meu futuro no mercado de trabalho.
Participantes dessa atividade:

Outros materiais