Buscar

APANHADÃO CONTROLADORIA E ORÇAMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APANHADÃO CONTROLADORIA E ORÇAMENTO
· Objetivas
A estrutura da controladoria será: Sempre a de responsável pelo sistema de informação contábil gerencial, independentemente do porte da empresa.
O Controller exerce um dos papéis mais importantes na empresa, devido: Ao fato de ser ele o responsável pelas funções de planejamento, controle, reporte e função contábil conforme destacam os autores Heckert e Wilson (apud Padoveze p. 33-34).
Para o planejamento de produção, a influência da alta direção é considerável, uma vez que: Os níveis de estoque são de terminados (ou necessários) por ela.
Qual dos planejamentos dará sustentação ao planejamento de vendas? O planejamento de produção.
Qual dos plane jamentos dará suste ntação ao planejamento de ve ndas? 
A contribuição da contabilidade na formação do planejamento e controle de resultados precisa ser: Adaptada, pois somente assim atenderá ás necessidades geradas pelo planejamento e controle de resultados. 
5- A contribuição da contabil idade na formação do plane jamento e controle de resul tados preci sa se r: 
Cabe à controladoria: Não só monitorar o planejamento elaborado pela alta direção como também o planejamento operacional, envolvendo programação, execução e controle.
Para o planejamento de estoque, deve(m) se levar em consideração: As vendas, compras, produção e finanças.
A contabilidade de custos exerce um papel importante dentro da controladoria. Entre as suas atividades, destaca-se: Determinar os produtos mais ou menos rentáveis.
O sistema de informação é definido por: Um conjunto de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros.
O Controller é responsável por diversos trabalhos em uma entidade/empresa, sendo que sua influência é sentida em todos os departamentos ou áreas na entidade/empresa no sentido de oportunizar sistemas de controle de informações que deem apoio à gestão. No entanto, a seguir temos uma alternativa que mostra uma responsabilidade não deve ter influência do Controller. Qual é? A formulação das declarações de visão e missão da empresa, dentro do planejamento estratégico da empresa.
Das áreas envolvidas com planejamento e controle de custos de mão de obra direta, assinalar a opção incorreta: Áreas financeira, administrativa e recrutamento.
O principal item na elaboração do orçamento de matérias primas é: A quantidade de matéria-prima empregada no processo produtivo.
O processo de tomada de decisão ocorre: O tempo todo, tanto no planejamento estratégico quanto no operacional.
O modelo de gestão da empresa deverá ser pautado em sua missão, crenças e valores. Pode-se exemplificar como missão empresarial para uma empresa do ramo educacional (uma faculdade ou universidade pública ou privada): Garantir à sociedade formação sólida profissional.
Toda empresa tem uma missão em relação a sociedade e a missão das empresas corresponde aos seus objetivos permanentes, que consistem em: Otimizar a satisfação das necessidades humanas.
Com relação ao planejamento e controle de vendas, qual das informações abaixo é correta: O objetivo do planejamento de vendas é estabelecer metas de vendas, orientar a aplicação de esforços para alcança-las e depois comparar as vendas reais para verificar se o esforço de vendas foi adequado ou não.
Entre as diversas missões da controladoria, pode-se assegurar que: É atribuída à controladoria a responsabilidade de dar suporte a gestão empresarial.
O processo de gestão é composto por: Ações que compreendem as fases de planejamento, execução e controle da empresa.
A contabilidade fiscal, além de registrar e apurar a tributação num determinado período, fornece à controladoria: Subsídios para promover o planejamento fiscal.
Os custos indiretos de fabricação têm uma característica que segundo Welsch. Indicam um duplo problema: além de não serem identificáveis nem mensuráveis necessitam de um processo de ____. Entre as alternativas a seguir, identifique a característica que confere com “duplo problema” segundo Welsch: Necessitam de um processo de “Rateio”.
Há diferença entre a função de tesoureiro e a de Controller? Sim, enquanto o tesoureiro capta recursos financeiros, o controller tem a responsabilidade de controlar a empresa como um todo e avaliar o desempenho alcançado perante o uso dos recursos financeiros. 
As despesas de vendas têm uma relação proporcional com: O volume de vendas.
Os sistemas de apoio a gestão, em termos gerais, contribuem com o sistema de informação da seguinte maneira: Analisando todos os dados extraídos de um sistema de apoio, tanto quantitativos quanto qualitativos.
· Discursivas
Entre os conceitos de administração que permitem uma visão geral sobre o planejamento e o controle de resultados temos a execução de planos. Em que consiste a execução dos planos? É a liderança do administrador somada a uma eficaz comunicação e também a uma de motivação que colocará os planos em ação, tornando-se elementos cruciais para o alcance dos objetivos previamente estabelecidos.
motivação qu e colocará o s pl anos em ação, tornan do- se ele me ntos cruciai s p ara o al cance dos 
obje tivos pre viame n te es tabe lecidos
 
Welsch (1983, p. 22), entende que a contabilidade na formação do planejamento e controle de resultados é fundamental, porém precisa ser adaptada. No caso, qual é a finalidade desse adaptação? Cite pelo menos dois exemplos:
A e strutura da controladoria será:

Outros materiais