Buscar

Trabalho acadêmico efetivo Direito 2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade do Oeste de Santa Catarina – Campus de Xanxerê
Curso: Direito – 1° período
Disciplina: Produção de Texto
Profª: Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset
Trabalho Acadêmico Efetivo
Objetivo 
 	Conceber o uso da linguagem, oral e escrita, como instrumento efetivo do processo de comunicação, com gramaticalidade frásica, objetividade, coesão, coerência, seqüência lógica, criatividade, clareza, concisão e beleza na expressão comunicativa.
Justificativa 
Espera-se do profissional de Direito, que se comunique eficazmente, que utilize o raciocínio e a capacidade de análise crítica, que interaja com iniciativa e criatividade nos diferentes contextos organizacionais e sociais.
Este trabalho de leitura e resenha crítica de capítulo de obra clássica universal, “Crime e castigo”, do autor Fiodor Dostoiéviski, está consoante ao objetivo do Curso de Direito, já que o domínio da comunicação é parte fundamental da formação do advogado. A interdisciplinaridade subjaz, haja vista ser imperioso o bom desempenho na expressão escrita e oral nas diversas disciplinas do Curso de Direito. 
Almeja-se que o ato de escrever, fundamentado na experiência sociocultural do acadêmico como leitor e praticante da escrita ao longo de sua vida, ganhe significação real e transformadora para o profissional de Direito.
Metodologia do trabalho 
Recomenda-se leitura do livro clássico da literatura universal “Crime e castigo”, do autor Fiodor Dostoiéviski.para compor resenha crítica de capítulo, elaborada e digitada dentro dos preceitos da metodologia científica. (Sugestão de referência de obra: CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos? 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.) 
Em grupos de acadêmicos, apresentar conclusão do trabalho, apontando a tipologia textual que permeia a obra objeto de estudo, evidenciando os elementos que descrevem, narram e/ou dissertam e compõem a estrutura textual. Estabelecer “ponte” intelectual entre a obra e o Direito.
Pode-se complementar esse trabalho, com criatividade, pertinência e relevância, demonstrando que ao se identificar com a obra, reconhecer-se-á e compreenderá melhor o mundo.
Atentar para adequação à Norma Culta, utilização de palavras de coesão responsáveis pela unidade (coerência) textual. Observar que a pontuação correta contribui significativamente para a construção de texto articulado e com encadeamento de idéias.
O trabalho será apresentado e entregue em 08/06/2015 (Noturno) e 10/06/2015 (Matutino).
*************************************************************
 “Um livro pode ser nosso sem nos pertencer. Só um livro lido nos pertence realmente.” 
(Eno T. Wanke)
“Todo leitor é um leitor de si mesmo.” 
( Marcel Proust)
“Se a biblioteca é, como pretende Borges, um modelo do Universo, tentemos transformá-la num universo à medida do homem e, volto a recordar, à medida do homem quer dizer também alegre (...), isto é, uma biblioteca onde nos apeteça ir (...).” 
 (Umberto Eco)
“ Num mundo que abomina o silêncio e a solidão, a leitura é exercício que valoriza o espaço individual.” 
 (Cristóvão Tezza, professor do departamento de lingüística da UFPR)
*************************************************************

Outros materiais