Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário Administração Aplicada À Produção de Alimentos - 20221

Pré-visualização | Página 1 de 3

Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário
Alessandra Valeria Bezerra Moreira
Nota final Enviado em: 28/05/22 18:11 (BRT)
10/10
Conteúdo do exercício
Conteúdo do exercício
1. Pergunta 1
/1
A melhoria contínua da Qualidade desafia a criatividade de administradores conscientes de sua responsabilidade, sendo uma condição para a sobrevivência e expansão da empresa. Muitos definem a qualidade como a marca das empresas de sucesso e mostram que toda organização precisa definir sua própria identidade, estabelecendo sua missão, formulando os valores que a caracterizam e os princípios que a orientam em suas atividades.
I)O Código de Proteção e Defesa do Consumidor entrou em vigor em 1991, e a partir daí foram aprovadas Portarias e Regulamentos determinando que os estabelecimentos relacionados à alimentação adotassem suas próprias boas práticas de produção e/ou prestação de serviços e seus programas de qualidade e atendessem aos padrões de qualidade estabelecidos na legislação.
II)Procedimento operacional padronizado (POP) é o documento que descreve as operações realizadas pelo estabelecimento, incluindo, no mínimo, os requisitos higiênico-sanitários dos edifícios, a manutenção e a higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, o controle da água de abastecimento, o controle integrado de vetores e pragas urbanas, a capacidade profissional, o controle da higiene e saúde dos manipuladores, o manejo de resíduos e o controle e garantia de qualidade do alimento preparado.
III)As boas práticas de fabricação (BPF) e os procedimentos operacionais padronizados (POP) constituem a base higiênico-sanitária para implantação do sistema de gestão de segurança de alimentos. Manual de Boas Práticas se define como procedimento escrito de forma objetiva que estabelece instruções sequenciais para a realização de operações rotineiras e específicas na manipulação de alimentos.
IV)A análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC) é reconhecida como o melhor método de garantia de segurança de produtos alimentícios, que permite identificar riscos específicos e medidas preventivas para seu controle.
V)A empresa para sobreviver e se manter competitiva no mundo globalizado precisa de acompanhamento periódico de indicadores da qualidade. Esse acompanhamento permite a análise de dados, além de demonstrar a eficácia do sistema de gestão e avaliar ações preventivas e de melhorias a serem adotadas.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Estão corretas somente as alternativas I, II, III.
2. 
Estão corretas somente as alternativas II, III, V.
3. 
Estão corretas somente as alternativas III, IV, V.
4. 
Estão corretas somente as alternativas I, IV, V.
Resposta correta
5. 
Estão corretas somente as alternativas II, III, IV.
2. Pergunta 2
/1
Qualidade indica o nível de excelência daquilo que é produzido (produto ou serviço). Há qualidade quando se atinge e excede as expectativas do cliente tomando a atitude certa, de maneira correta, desde a primeira vez, e melhorando a cada vez. Outros pesquisadores ainda definem que a qualidade corresponde a satisfação das expectativas do cliente e ausência de defeitos. Nesse contexto as empresas em busca da Certificação da Qualidade precisarão fazer alguns investimentos:
I)Atendimento às questões legais: edificações do local; especificação e frequência de uso dos produtos de higienização; pessoal (exames, equipamentos de proteção individual).
II)Calibração periódica de equipamentos de monitoramento e medição; Manutenção preventiva de equipamentos.
III)Realização de cursos para qualificação de pessoas, pelo menos de formação de auditor interno. Obrigatoriedade da implantação das ferramentas de qualidade: diagrama de pareto e diagrama de causa e efeito.
IV)Contratação de empresa de consultoria, se necessário; contratação da empresa de certificação.
V)Obrigatoriedade da implantação do Programa 5S – senso de organização, ordem, limpeza, saúde e disciplina.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Estão corretas somente as alternativas I, II, IV.
Resposta correta
2. 
Estão corretas somente as alternativas II, III, V.
3. 
Estão corretas somente as alternativas I, II, III.
4. 
Estão corretas somente as alternativas III, IV, V.
5. 
Estão corretas somente as alternativas I, IV, V.
3. Pergunta 3
/1
Em um SA, o desperdício é sinônimo de falta de qualidade, precisando ser controlado tanto com relação ao alimento quanto a água, energia, materiais de higiene, materiais descartáveis, materiais de escritório, telefone, tempo etc.
I)Com relação aos alimentos, três fatores de desperdício predominam – fator de correção (FC) ou indicador de parte comestível (IPC) ou índice de correção (IC): perda em relação ao peso inicial, representada pela remoção de partes não comestíveis do alimento, retiradas no processo de pré-preparo; sobras: alimentos que foram produzidos, porém não foram distribuídos; restos: alimentos distribuí-dos e não consumidos.
II)Avaliação do fator de correção serve para verificar se os produtos que estão sendo recebidos são de boa qualidade, se os colaboradores estão suficientemente capacitados quanto às técnicas dietéticas, se há qualidade nos utensílios e equipamentos utilizados.
III)Avaliação de restos – serve para verificar eficiência do planejamento e da produção de alimentos, se está havendo problemas em relação à estimativa do número de refeições servidas, se o cálculo de per capita está superestimado, se o porcionamento ou utensílios de servir estão inadequados, se as preparações não estão satisfazendo aos hábitos da clientela ou se estão mal preparadas, se a aparência ou apresentação está insatisfatória.
IV)Avaliação de sobras – serve para verificar se está havendo integração com a clientela. Quanto maior o valor deste índice, menor a satisfação do cliente. Alguns fatores podem contribuir: planejamento inadequado de refeições, preferências alimentares, treinamento dos funcionários para produção e porcionamento dos alimentos, tamanho do prato ou quantidade e tamanho dos utensílios utilizados podem induzir os clientes a se servirem de uma quantidade maior que a possibilidade de consumo.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Estão corretas somente as alternativas III, IV.
2. 
Está correta somente a alternativa I.
3. 
Está correta somente a alternativa II.
4. 
Está correta somente a alternativa III.
5. 
Estão corretas somente as alternativas I, II.
Resposta correta
4. Pergunta 4
/1
A análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC) é a plataforma principal para a legislação internacional e as boas práticas de fabricação que se aplicam a todos os setores da indústria alimentícia. A APPCC, ferramenta reconhecida internacionalmente, é utilizada na gestão proativa de temas ligados à segurança de alimentos. Um sistema de APPCC contribui para focar a atenção em perigos que afetam a segurança de alimentos, buscando identificá-los e estabelecer limites de controle para os pontos críticos durante o processo de produção. Nesse contexto, o sistema APPCC, por ser uma ferramenta de controle de qualidade no processamento de alimentos, está diretamente relacionado com:
I) O estabelecimento prioritário de ações corretivas imediatamente após a ocorrência dos desvios.
II) A utilização de critérios de temperatura capazes de eliminar todos os micror-ganismos presentes.
III) A prevenção dos perigos antes que eles ocorram.
IV) A aquisição de alimentos de alta qualidade e de fornecedores certificados.
V) A eliminação da contaminação cruzada em algumas etapas do processo de produção.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Apenas a afirmação III está correta.
Resposta correta
2. 
Apenas a afirmação II está correta.
3. 
Apenas a afirmação I está correta.
4. 
Apenas a afirmação V está correta.
5. 
Apenas a afirmação IV está correta.
5. Pergunta 5
/1
A avaliação de desempenho dos funcionários, com objetivo de melhor utilizar suas capacidades, deve ser uma preocupação constante do serviço de recursos humanos das organizações. As capacitações e formações são necessárias, porém não são suficientes se não forem acompanhadas de uma
Página123