Buscar

Prova Discursiva_Respondida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Não são raras as situações de conflito em que nos deparamos com a necessidade de introduzir uma terceira parte, para contribuir na busca por um resultado eficaz ou uma solução satisfatória para todas as partes envolvidas. Esta terceira parte é a figura do mediador. 
De acordo com o que estudamos sobre conflitos, descreva qual o papel da mediação e da arbitragem para a organização.
R.: Conflitos interpessoais podem ser causados por diferenças de realidade. Quando essas realidades não reagem de forma criativa aos conflitos com as outras realidades, surgem discórdias, disputas, lutas ou outras formas de conflito. 
É por essa razão que, os processos de negociação, de mediação e de arbitragem são fundamentais para gerenciar conflitos interpessoais, de modo a fazer com que conflitos tornarem-se funcionais favorecendo o crescimento do grupo, e não de mágoas ou resistências pessoais.
Questão 2/5
A principal matéria prima do trabalho de análise de crédito é a informação. Quando falamos em informação, estamos referindo àquela que possa suportar  uma decisão de crédito segura e bem embasada. Dessa forma deve ser ampla e estar sempre atualizada. 
De acordo com o estudado Rodrigues (2011), nos dados macroeconômicos, explique o PRODUTO INTERNO BRUTO.
R.: Produto Interno Bruto ou PIB como é mais conhecido é a soma de todas as riquezas geradas dentro das fronteiras do país. Quanto maior for PIB, ou quanto maior for seu crescimento, maior será a renda da população e, por conseqüência, maiores serão os volumes de negócios para os próximos meses. Em outras palavras, haverá mais riqueza disponível para a população e para as empresas.
Questão 3/5
Leia.“Por definição a metacognição é a compreensão do individuo sobre a sua capacidade de aprender e sobre como funciona a sua estrutura de pensamento e memória no momento em que ele busca aprender alguma coisa” (LUDOVICO, 2002, p.31).  Cada pessoa tem uma forma preferencial de aprender. KOLB (1984) menciona que há quatro grandes estilos de aprendizagem, que são: ativistas, reflexivos, teóricos e pragmáticos.  Neste contexto, descreva o que é o estilo reflexivo e quais são suas principais características.
R.: No estilo reflexivo, o aprendizado é melhor por meio de atividades em que se possa ficar a distancia, ouvindo e observando. Os reflexivos gostam de colher informações e ter um tempo para pensar sobre elas. Sua maior dificuldade em aprender, é quando são atirados sobre as atividades, sem o tempo necessário para planejar. 
Questão 4/5
Segundo (RODRIGUES, 2011) Os indicadores de margem permitem identificar quais são os departamentos que mais contribuem para a eficiência da empresa no desempenho de suas atividades e quais apresentam problemas, e  até mesmo, identificarem qual limite a empresa se encontra  na chamada zona de risco (prejuízo). Com base no Demonstrativo fictício abaixo, demonstre o cálculo para determinar a Margem Bruta do exercício.
Margem bruta demonstra se a empresa possui um processo de produção eficiente, pois, caso haja problemas, estes serão refletidos diretamente nos custos de fabricação de produtos. 
Para responder a questão é preciso dispor do demonstrativo, mas o calculo é bastante simples. A fórmula para a determinação desse indicador é:
MB = Lucro bruto • 100/Receita operacional líquida
Questão 5/5
Conflito é um estado de tensão que produz uma mobilização para operar mudanças e obter melhores resultados.
Baseado nessa conceituação, explique porque ocorrem conflitos nas organizações? E justifique a afirmação de Lotz&Gramms (2012, p.79), de que “os conflitos são naturais e até mesmo desejáveis” nas empresas.
R.: As pessoas percebem, pensam, sentem e agem de maneiras diferentes. Quando essas diferenças comportamentais se confrontam e demandam enfrentamento é que surge o conflito. Conflitos podem significar problemas nas organizações, pois, podem promover situações caóticas que tornam impossível o trabalho em grupo e, por consequência, afetam o alcance dos objetivos. 
Contudo, como afirmam Lotz & Grammsexiste, há outra forma de se abordar o conflito, em que este promove movimento, crescimento e mudanças, potencializando e otimizando os resultados organizacionais com resultados altamente positivos.

Outros materiais