Buscar

Web Aula 1 - Gestão Estrategica de Pessoas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

WEB AULA 1
Gestão Estratégica de Pessoas
O FOCO DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS1
Antes de iniciar refletia sobre a mensagem a seguir:
 
Espero que tenha gostado!
O vídeo demonstra o posicionamento de pessoas renomadas na área da administração em relação a importância das pessoas  para a construção de empresas de sucesso.
Quando as primeiras empresas surgiram na época da Revolução Industrial a grande preocupação eram os custos. A empresa era eficiente e produtiva se operasse com os menores custos. Não havia então outro objetivo na idéia dos administradores e gerentes da época, em função da baixa concorrência.
Em relação aos funcionários destas primeiras empresas, pode-se afirmar que o departamento de recursos humanos era o responsável pelos funcionários e seu objetivo era escolher o melhor funcionário pelo menor salário, ou seja, tinha como foco central o custo destes funcionários. As habilidades exigidas eram bem reduzidas. Eles precisavam ter um conhecimento mínimo sobre o negocio, já que desempenhavam uma única tarefa (apertar um parafuso, por exemplo) e não estavam envolvidos nos processos de decisão.
	Os funcionários das fábricas da época
da Revolução Industrial eram pagos para executar tarefas e não para pensar!
 
	Você acha que os funcionários ainda
são tratados assim?
 
	 
Conforme outras indústrias foram surgindo e a concorrência aumentando; com as evoluções tecnológicas; e a globalização, que diminuiu as barreiras entre os mercados, as empresas precisariam se adaptar.
O novo ambiente em que as empresas passariam a competir estaria então exigindo uma nova postura dos responsáveis por sua administração. Surge a necessidade de adaptação das empresas a este novo cenário e também a necessidade de respostas rápidas.
	Você consegue imaginar todas as mudanças
ocorridas nas organizações
e na gestão de pessoas?
 
	 
Faça uma pausa e pense na questão a seguir:
Quais são as principais mudanças ocorridas e fatores que desencadearam estas mudanças?
 
Algumas mudanças começaram a acontecer e a que mais nos interessa é saber sobre os funcionários e o departamento responsável por eles.
	Vocês concordam que a o aumento da concorrência,
da Globalização e da tecnologia influenciaram para a evolução
das organizações e conseqüentemente da
gestão de pessoas dentro delas?!?
O fato é que as organizações se tornaram mais flexíveis para sobreviverem no novo ambiente e passaram a necessitar de funcionários com um perfil diferente do que se exigia até então.  As organizações passaram a depender de funcionários mais eficientes e competentes, capazes de acompanhar as mudanças do ambiente externo e proporcionar respostas rápidas.
 
	ANTES
	ATUALMENTE
	as pessoas eram vistas como recursos
	as pessoas são vistas como parceiras ou colaboradoras das organizações.
	uma empresa oferecia ao seu funcionário um salário razoável, benefícios e garantia de estabilidade de emprego e esperava em troca sua lealdade, assiduidade e pontualidade.
	as empresas necessitam compartilhar responsabilidades e o comprometimento dos seus funcionários com o resultado, e podem oferecer em troca a oportunidade para o seu autodesenvolvimento.
Isto sem falar que hoje há uma preocupação por parte das empresas de manter os funcionários de qualidade.
Para saber mais sobre a retenção de funcionários acesse o link a seguir:
.
Os departamentos de recursos humanos expandiram seu foco e passaram a investir no que fosse necessário para o desenvolvimento dos funcionários e para conseguir o seu comprometimento.
Como hoje as organizações são sistemas abertos e que operam competindo e cooperando, é fácil entender porque elas dependem das pessoas para alcançar seus resultados, e a estratégia é considerada o “fio condutor da ação” necessária para o alcance dos resultados.
Dois conceitos importantes, presentes na estratégia das organizações, são capazes de direcionar os esforços dos funcionários para os resultados desejados: missão e visão. Eles estão presentes na estratégia de uma organização e são importantes porque regras burocráticas e hierarquia não são mais suficientes e nem recomendáveis para orientar o comportamento dos funcionários das empresas atuais.
	ESTRATÉGIA É UM PADRÃO OU PLANO QUE INTEGRA AS MAIORES METAS DE UMA ORGANIZAÇÃO, SUAS POLÍTICAS E SUAS SEQUÊNCIAS DE AÇÃO DE FORMA COESA.
UMA ESTRATÉGIA É EFICIENTE QUANDO ELA É TÃO FORTE QUANTO FLEXÍVEL PARA LIDAR COM AS INCERTEZAS DO AMBIENTE; QUANDO POSSUE OBJETIVOS ALCANÇÁVEIS, E QUANDO CONSEGUE O COMPROMETIMENTO DAS PARTES E NÃO APENAS A ACEITAÇÃO.
QUINN E VOYER (2001
Para saber mais sobre estratégia, missão e visão lei os artigos seguir:
http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Conceito_da_estrategia_empresarial.htm
http://www.administradores.com.br/informe-se/producao-academica/a-importancia-da-missao-e-visao-dentro-da-organizacao/549/
PENSE NISSO: É possível imaginar que só se manterão atuantes no mercado as organizações capazes de unirem os esforços de seus funcionários em torno de um mesmo objetivo, ou seja, as que com planejamento e estratégias adequadas motivarem seus funcionários a produzirem mais e melhor? Você concorda?
O foco da administração de pessoas foi então repensado e modelos relacionados a este alinhamento estratégico surgiram na tentativa de adequação a nova realidade das organizações. O modelo de gestão por competências é um deles e está em alta quando o objetivo é alcançar vantagem competitiva.
Vejam o vídeo a seguir, e você se convencerá sobre a importância das pessoas para as organizações, e sobre a necessidade que as empresas possuem de reter talentos
http://tvuol.uol.com.br/#view/id=video-de-treinamento-capital-intelectual-04023060DCA143C6/mediaId=644700/date=2009-12-14&&list/type=search/q=gest%E3o%20de%20pessoas/edFilter=all/ref=home/       
Agora, vá ao fórum de discussão e debata com seu colegas sobre as mudanças ocorridas no cenário mundial quando se fala na valorização das pessoas no ambiente organizacional.

Outros materiais