Buscar

Prevenção de Avarias em Transporte de Cargas

Prévia do material em texto

Universidade: Unijorge - Centro Universitário Jorge Amado
Curso: Superior de Tecnologia em Logística
Disciplina: Operação de Terminais e Armazéns
Discente: Sophia Maria de Jesus Santana Neta
Docente: Adriano Santos Araújo
Trabalho solicitado pelo docente
Adriano Santos Araújo como requisito 
para obtenção parcial de nota, da disciplina
Operação de Terminais e Armazéns da Instituição Unijorge – Centro Universitário Jorge Amado
Salvador – Ba
2022
Situação do problema
No sistema de expedição de materiais, a fase de movimentação física do modal de transporte consiste na locomoção do material por meio de certo modal de transporte, diretamente ao cliente ou passando por um centro de distribuição antes de seguir destino ao cliente final.
Nesse contexto de distribuição física, quando se constata avarias ou defeitos em materiais, quais são as etapas necessárias para a realização desses possíveis ajustes?
Um dos maiores desafios de um gerente de compras ou de um gestor de logística é garantir que o seu produto deixe a empresa em que foi produzido e chegue ao cliente em perfeito estado. Afinal, muitos danos podem acontecer à carga ao longo do trajeto.
Os defeitos de fabricação são aqueles que interferem no funcionamento do produto como não ligar, por exemplo. Avarias são problemas estéticos que não afetam o funcionamento como riscos, alteração da cor, amassados e etc, que podem ter sido causados durante o transporte.
Os prejuízos causados pelas avarias podem ir muito além dos danos causados à mercadoria. A ruptura no ciclo de abastecimento compromete diretamente o relacionamento com o cliente, que devido ao atraso do material para compor a linha produtiva ou efetivar as vendas, pode buscar reparar suas perdas por meio de multas e indenizações.
Avaria é um problema sério e seu controle jamais pode ser negligenciado. Geralmente, ocorrem com maior incidência no transporte de cargas fracionadas, tendo em vista a necessidade frequente de movimentação entre veículos e terminais.
Infelizmente isso é mais comum do que se imagina e desta forma o valor de seguro para determinados produtos aumentam significativamente, fazendo com que em alguns casos fique inviável o seguro do produto.
Se o vendedor tiver entregue o produto em perfeito estado ao transportador e este for o causador do dano ou extravio da mercadoria, a responsabilidade poderá recair sobre ele, pois o nosso código Civil, mais precisamente em seu artigo 749, estabelece que o transportador deverá conduzir o produto com as devidas cautelas no intuito de preservar o seu perfeito estado, bem como, entrega-lo no prazo estipulado.
O transporte de cargas necessita de muitos cuidados. É essencial que os profissionais envolvidos durante esse processo sejam bem dedicados e proativos para que tudo ocorra certo e como esperado.
Os gestores de logística sabem que geralmente o transporte de cargas está associado a alguns tipos de riscos, o que pode resultar em eventuais acidentes, ou mesmo em fragilidades operacionais. Com isso, a probabilidade de que itens sejam repostos, que haja uma reintegra, trocas efetivadas, novas embalagens disponibilizadas, é ampliada.
O caminhão que realiza o transporte das cargas também deve ser equipado com suspensão de ar especial. Dessa forma, são evitados riscos de arranhão, quebra ou outros danos causados pelo impacto nas cargas.
Para o cliente, receber encomendas com avarias é sinal de descaso por parte da empresa e grande insatisfação. Muitos não voltam a fazer negócios com uma instituição após uma experiência de compra e entrega ruim. Especialmente por conta do crescimento do e- commerce, o volume de movimentação de pacotes é cada vez mais alto. Entregas fracionadas nas quais embalagens de diferentes tamanhos e pesos compartilham o mesmo caminhão são frequentes.
Evitar danos às cargas é uma ação preventiva que gera muito retorno positivo para as empresas de logística. Primeiramente por evitar gastos com conserto ou substituição de mercadorias estragadas e também por deixar o cliente satisfeito, fazendo com que volte a fechar negócios com a empresa em oportunidades futuras.
As soluções para evitar danos nas cargas podem contar tanto com medidas internas, quanto externas. O que se faz mais necessário, na verdade, é avaliar quais são os principais motivos das avarias e atuar nessas causas.
Por isso, existem providências que o gestor logístico, pode tomar e, assim, minimizar esse tipo de problema e suas consequências, tais como:
· Padronização dos processos de manuseio e transporte de cargas; 
· Utilização de ferramentas adequadas para o manuseio das cargas;
· Uso de embalagens adequadas para transporte;
· Equilibrar a quantidade de cargas de tamanhos e pesos variados;
· Utilizar racks metálicos e caixas plásticas para otimizar o empilhamento dentro dos caminhões;
· Recrutamento e contratação de motoristas experientes e responsáveis.
Para evitar danos às cargas e melhorar os processos de logística é indispensável que se comece escolhendo o tipo de transporte correto e então embale os produtos de maneira adequada. Contar com pessoal capacitado e cuidar das condições de armazenamento para transporte completam os cuidados que protegem os produtos para que cheguem ao seu destino final com segurança.
Temos que seguir algumas etapas necessárias para resolver o problema com avarias e defeitos:
· Trocar o produto com defeito ou avaria por um produto que esteja em condições perfeitas de uso.
· Identificar o que poderia ter causado avaria ou defeito do produto ou material.
· Identificando problema teremos de melhorar o processo de armazenagem do produto ou material.
Essas etapas são cruciais para diminuir o problema de avarias e defeitos.
Referencia
· Extralog Express. O custo da avaria. Disponível em: <http://www.extralog.com.br/eng/component/content/article/106-noticias/170-o-custo-da-avaria>Acessado 24 de Maio 2022.
· E-Commerce Brasil. Avaria e extravio de mercadoria: responsabilidade do transportador . Disponível em: <https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos /avaria-e-extravio-de-mercadoria-responsabilidade-do-transportador/ > Acessado 24 de Maio 2022.
· Khronos. Como evitar danos no transporte de cargas. Disponível em:< http://khronosrastreamento.com.b r/web/noticia.php?id=65-como-evitar-danos-no-transporte-de-cargas> Acessado 24 de Maio de 2022. 
· E-Commerce Brasil. Avarias e Extravio de Mercadoria: Responsabilidade do Transportador. Disponível em: https://ecommercebrasil.com.br/artigos/avaria-e-extravio-de-mercadoria-responsabilidade-do-transportador. Acessado 24 de Maio de 2022.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes