Buscar

5 A democratização da educação superior

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO ENSINO SUPERIOR
A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
1) A Constituição Federal de 1998 afirma que “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” Sobre o que assevera a Constituição a respeito da educação brasileira, assinale a alternativa correta:
A) O pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, políticas, sociais e culturais.
B) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
C) Gratuidade facultativa do ensino público e privado em estabelecimentos oficiais de educação.
D) Gestão centralizadora do ensino público e privado na forma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
E) Garantia do direito à educação e à aprendizagem apenas nos anos iniciais, sendo facultativa a oferta nos anos seguintes.
2) Nos últimos anos, ocorreu no país a implementação de ações afirmativas e expansão de vagas no Ensino Superior público e privado. Em relação ao Programa Universidade Para todos (PROUNI), implementado a partir da Lei no 11.096, de 13 de janeiro de 2005, é possível afirmar que esse dispositivo é destinado a:
A) Concessão de bolsas de estudo integrais e bolsas de estudo parciais de 50% (cinquenta por cento) ou de 25% (vinte e cinco por cento) para estudantes de cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de Ensino Superior com ou sem fins lucrativos.
B) Concessão de bolsas de estudo integrais e bolsas de estudo parciais de 50% (cinquenta por cento) ou de 25% (vinte e cinco por cento) para estudantes de cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de Ensino Superior sem fins lucrativos.
C) Concessão de bolsas de estudo integrais e bolsas de estudo parciais de 50% (cinquenta por cento) ou de 25% (vinte e cinco por cento) para estudantes de cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições públicas de Ensino Superior com fins lucrativos. Concessão de bolsas de estudo integrais e bolsas de estudo parciais de 75% (setenta e cinco por cento) ou de 50% (cinquenta por cento) para estudantes de cursos de graduação e
D) seqüenciais de formação específica, em instituições privadas de Ensino Superior com ou sem fins lucrativos.
E) Concessão de bolsas de estudo integrais e bolsas de estudo parciais de 30% (trinta por cento) ou de 60% (sesssenta por cento) para estudantes de cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, em instituições privadas de Ensino Superior com ou sem fins lucrativos.
3) Instituído pelo Decreto no 5.800, de 8 de junho de 2006, o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), integrado por universidades públicas, oferece cursos de nível superior por meio do uso da metodologia da Educação a Distância.
São considerados como objetivos fundamentais desse Sistema:
A) Oferecer, excepcionalmente, cursos de licenciatura e de formação inicial e continuada de professores da Educação Básica.
B) Oferecer cursos superiores para capacitação de dirigentes, gestores e trabalhadores em Educação Superior dos Estados, do DF e dos Municípios.
C) Oferecer cursos superiores nas diferentes áreas do conhecimento, para expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas.
D) Estabelecer um amplo sistema nacional de educação técnica a distância, com a oferta exclusiva de cursos técnicos.
E) Ampliar o acesso à Educação Básica pública de qualidade para todos aqueles que não puderam concluir os estudos.
4) É inquestionável a expansão ocorrida ao longo dos últimos anos no que diz respeito à Educação Superior no Brasil. Essa ampliação significativa se deu por programas criados com o objetivo de proporcionar o acesso de um número expressivo de brasileiros a esse nível de ensino. O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei no 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem por finalidade:
A) Financiamento de baixo custo para os estudantes.
B) Financiamento de infraestrutura para as IES.
C) Bolsas de estudos custeadas pelo fundo FIES.
D) Financiamento de custos em geral para estudantes do setor privado.
E) Avaliar o rendimento dos cursos de graduação no país.
5) A democratização da Educação Superior já se configura como uma realidade no Brasil, a partir de diversos instrumentos, esse processo sofre aceleração. A Educação a Distância possibilitou que muitos estudantes tivessem acesso ao nível superior de ensino, a partir do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). A Educação a Distância possui como características:
A) A EAD tem como objetivo levar a Educação Superior de qualidade às regiões mais próximas dos centros urbanos, pois através do acesso à rede de internet, os indíviduos poderão realizar os seus estudos.
B) O interesse por essa modalidade se dá também pela inflexibilidade de tempo, pois existe a possibilidade do aluno de EaD estudar a partir do cronograma disponibilizado pela IES. O processo de ensino-aprendizagem é mediado por tecnologias, com professores e alunos separados fisicamente, porém, interagindo, compartilhando conhecimentos e relatos de
C) O processo de ensino-aprendizagem é mediado por tecnologias, com professores e alunos separados fisicamente, porém, interagindo, compartilhando conhecimentos e relatos de experiências.
D) Uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em isolados suportes de informação.
E) Na Educação a Distancia não há troca de conhecimentos e intereção entre os alunos, há apenas a recepção do conhecimentos pelos alunos através das aulas ministradas e repassadas através do vídeo, o que impossbilita a interção.

Continue navegando