Buscar

aula 1- os administradores e a administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO
Aula 1 - Os Administradores e a Administração
Introdução
De acordo com dados fornecidos pelo INEP nos últimos quatro anos, o curso de Bacharelado em Administração é o mais procurado dentre todas as carreiras de nível superior no Brasil. E nos demais países que buscam constantemente se desenvolver, o quadro não é diferente.  
O mercado de trabalho busca Administradores profissionais em diversas áreas: finanças, recursos humanos, marketing, produção, logística, comércio exterior, micros e pequenos empreendimentos, magistério, mediação e arbitragem, consultoria, auditoria de processos e em uma série de outras áreas nas quais se exige a profissionalização da gestão. Todas essas áreas e suas interações serão exploradas ao longo do Curso de Graduação em Administração. 
A Administração como ciência tornou-se ferramenta indispensável para que os negócios, de uma forma geral, alcancem elevados níveis de eficiência, eficácia e efetividade, mantendo-se competitivos em um cenário cada vez mais complexo e instável.  
E cabe aos Administradores liderar esse desafio que, em síntese, envolve planejar, organizar, dirigir e controlar recursos, catalizando energias e alcançando ou superando os resultados desejados, sem ignorar os preceitos fundamentais da ética e da responsabilidade socioambiental que devem se sobrepor em qualquer relação com o ambiente. 
Para Chiavenato (2004), administrar significa criar condições ideais de solidariedade para que as pessoas possam se ajudar mutuamente e gerar valor e riqueza de modo eficiente e eficaz. Ele acredita que todas as organizações, independentemente do tamanho, ramo de negócio, características ou propósitos, necessitam de administração para chegar a níveis de excelência naquilo que pretendem fazer. E o papel do Administrador requer uma perfeita adequação a todos esses aspectos. Por isso, saber compatibilizar, com equilíbrio, todos esses aspectos com sua conduta pessoal e profissional é o mais importante desafio do administrador moderno.
As Organizações e a Administração
Em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, o sucesso ou o insucesso das organizações dependem da qualidade de sua administração.
Mas, quem estabelece objetivos e guia a organização de forma a alcançá-los?
São os administradores. Eles também preparam a organização para a mudança, procurando adaptá-la a um ambiente cada vez mais dinâmico e imprevisível.
Assim, para uma organização ser bem-sucedida, ela depende de seus administradores. 
E é claro que administradores de grandes empresas são mais conhecidos e midiáticos. No entanto, não existe um modelo que defina como deve ser um administrador de sucesso.
Existem milhares de administradores em diversas organizações espalhadas pelo Brasil e milhões pelo mundo. 
Os administradores administram organizações de todos os tamanhos, com as mais diversas finalidades, e podem ser responsáveis pelas organizações como um todo ou apenas por uma unidade ou equipe.  Mas ...
em que consiste o trabalho de um administrador?
por que a administração é uma atividade tão importante?
por que é importante estudar administração?
quais são os desafios que o mundo contemporâneo coloca aos administradores?
Para responder a essas e outras questões, é necessário inicialmente definir alguns conceitos básicos. Veja a seguir.
Os Administradores
Os administradores ou gestores são os membros que têm como função guiar as organizações de forma a alcançar seu propósito.
São os administradores que decidem como e onde aplicar os recursos da Organização de forma a assegurar que esta atinja seus objetivos.
Os administradores não fazem isso sozinhos. Eles trabalham coordenando e dirigindo as atividades de outras pessoas, ajudando os demais membros a atingir um conjunto de objetivos coerentes para a organização. 
O que os distingue dos outros membros da organização é que eles coordenam as atividades de outros, que, por essa razão, lhes prestam contas do seu trabalho.
O Processo de Administração
As atividades de administração ou gestão não estão circunscritas ao presidente ou aos diretores da organização. Muitas outras pessoas na estrutura hierárquica têm igualmente funções da administração, como, por exemplo, os gerentes, os supervisores, os líderes de equipe, entre outros.
A atuação do administrador no trabalho dos outros está ligada a: 
Planejamento > Organização > Direção > Controle
Vale lembrar! 
Nem todas as pessoas que trabalham em uma organização são administradores. Alguns membros das organizações têm como única responsabilidade a execução de uma tarefa ou trabalho específico, sem ter de supervisionar o trabalho de outro. São geralmente designados, subordinados, funcionários, trabalhadores, operários, empregados, ou, de acordo com as tendências mais atuais, colaboradores ou parceiros.
Os Administradores e a Administração
Seja qual for o nível organizacional, o tipo ou dimensão da organização, ou a área funcional, os administradores planejam, organizam, dirigem e controlam. Podem variar a importância e o tempo dedicado a cada uma dessas funções. No entanto, para compreender a essência do trabalho de um administrador, é necessário conhecer:
quais papéis desempenha na organização;
quais aptidões e habilidades necessita possuir;
quais competências específicas estão relacionadas à eficácia e à eficiência de seu desempenho.
Para Chiavenato (2004) administrar significa criar condições ideais de solidariedade para que as pessoas possam se ajudar mutuamente e gerar valor e riqueza de modo eficiente e eficaz. 
Ele acredita que todas as organizações independentemente do tamanho, ramo de negócio, características ou propósitos necessitam de administração para chegar a níveis de excelência naquilo que pretendem fazer. E o papel do Administrador requer uma perfeita adequação a todos esses aspectos.
O CFA – Conselho Federal de Administração - (2006) define o Administrador como um “profissional com visão sistêmica da organização para promover ações internas criando sinergia entre as pessoas e recursos disponíveis e gerando processos eficazes”.
Por isso, saber compatibilizar com equilíbrio todos esses aspectos com sua conduta pessoal e profissional é o mais importante desafio do Administrador moderno.
Chiavenato (2010) afirma ainda que a Administração está em todos os lugares e em todos os cantos do planeta. Sem ela as organizações em geral e as empresas e empreendimentos em particular não alcançariam suficiente competitividade e sustentabilidade no dinâmico, competitivo e complexo mundo dos negócios de hoje.
Administrar é fundamental na gestão empresarial, na gestão pública e em qualquer tipo de negócio concentrado ou disperso, físico ou virtual. E precisa levar em conta a mudança, transformação e volatilidade que impera neste mundo globalizado e mutável. Se vivêssemos em uma era de estabilidade e manutenção do status quo certamente tudo seria mais fácil.
Síntese da aula:
Nesta aula, você:
• iniciou sua descoberta sobre a importância da Administração e sobre o imprescindível papel (missão) do Administrador nas organizações e na sociedade de um modo geral;
• viu que os administradores ou gestores são os membros que têm como função guiar as organizações de forma a alcançar seu propósito;
• aprendeu que seja qual for o nível organizacional, o tipo ou dimensão da organização, ou a área funcional, os administradores planejam, organizam, dirigem e controlam.

Outros materiais