Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Seminário em grupo SEAD - Atividade de fichamento

Pré-visualização | Página 1 de 1

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Curso de Administração – SEMINÁRIOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA UFRRJ /CEDERJ
Atividade a Distância em Grupo Período - 2022/1º
Disciplina: Seminários em Educação a Distância Coordenadora: Fabrícia F. S. Constantino Tutor(a) a Distância: Marines Steffanello
O texto escolhido pelo grupo foi “Aprender a aprender: Sugestões para o estudo”, após a leitura e após debatermos sobre as técnicas de estudos, concluímos que é necessário entendermos que a aprendizagem é dada de forma diferente a cada indivíduo.
O artigo em questão nos mostra diversas técnicas que podemos aplicar em nosso dia a dia e nos "ensina" como aprender a aprender como o próprio nome sugere . No ensino EAD ter uma técnica de estudo que valorize a questão do tempo e local é extremamente necessário visto que todo ensino é digital, assim como descobrir o melhor modo de estudo para você é indispensável. Como vimos no artigo técnicas de estudos são importantes e precisamos colocá-las em prática, ainda mais quando falamos de alunos universitários na área EAD.
Apesar do texto nos sugerir que a leitura deve seguir 4 fases:
· 1ª)Pré-leitura, buscando visão global do texto e sua assimilação;
· 2ª) leitura dinâmica, para obter informações gerais;
· 3ª)Leitura analítica, buscando compreensão precisa e clara;
· 4ª) Leitura crítica e profunda, para descobrir a lógica e a contribuição específica daquele texto.
A maioria do grupo fica utiliza da primeira fase e quarta fase, utilizando também a terceira fase.
Entre outras estratégias apresentadas, chegamos a conclusão que os métodos mais utilizados pelos participantes do grupo são :
· Identificar e anotar as idéias principais, organizá-las e relacioná-las com as anteriores, escolhemos tão método porque acreditamos que ele é eficiente e completa o aprendizado.
· Colocar notas na margem do texto (escrever conclusões, exemplos, vantagens, definições, datas, nomes, etc. A colocação de notas nas margens pode ajudar a estruturar a matéria de modo que seja mais fácil identificar as partes que você está estudando.)
· Sublinhar, é o método escolhido favorito, além de ser simples, ele é perfeito pois além de destacarmos a parte mais importante do texto já é um primeiro passo para depois ser realizado o resumo.
· Resumir, assim como sublinhar também é um dos métodos favoritos dos alunos, concluímos que o resumo seja um dos métodos mais eficientes no processo de aprendizagem.
· Esquematizar, escolhemos tão método pois para nos mapas metais ou códigos e palavras ajudam na memorização e entendimento do que foi lido.