Buscar

Atividade 3 online

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Por que o diagnóstico situacional de uma comunidade é importante para compor o planejamento de um projeto de intervenção baseado na educação em saúde?
Toda comunidade tem seus hábitos, valores e conceitos que formam a sua cultura. De um modo geral, essa cultura beneficia a saúde, ou não prejudica. Mas existem costumes e crenças que prejudicam a saúde das pessoas. As informações do cadastramento somadas a outras informações registradas em reuniões, nas visitas domiciliares, nos papos de rua, ao serem levadas para a equipe de saúde, vão ajudar a conhecer a cultura da comunidade e fazer parte do diagnóstico de saúde da comunidade. Conhecendo a cultura da comunidade, o ACS, com orientação da unidade de Saúde, vai saber como proceder, quando as pessoas deixam de cuidar da saúde por motivos culturais, por certos tabus.
 As crenças religiosas também devem ser respeitadas. Elas têm muito a ver com a saúde. Há, por exemplo, religiões que não permitem transfusão de sangue; outras que só aceitam métodos naturais de planejamento familiar. Há os dias santificados que são diferentes para cada religião. Há outras religiões que têm profunda influência na alimentação dos fiéis, etc. Todos os dados sobre religião são importantes para a equipe de saúde.
 Assim, todos os dados sobre os aspectos culturais precisam ser anotados, com muita atenção pelo ACS, e analisados com muito cuidado pela equipe de saúde. Essas informações são preciosas no momento de se planejar as ações preventivas. Em muitos lugares, existem pessoas da comunidade que lidam com a cura, usando métodos populares tradicionais. 
Raizeiros, benzedores e curandeiros conhecem a comunidade, sabem dizer em que as pessoas mais acreditam, podem mostrar as plantas que usam. O ACS pode conversar com a equipe de saúde sobre as informações anotadas e, com mais conhecimento sobre o assunto, pode passar orientações seguras sobre a utilização ou não dos medicamentos alternativos. Como você pode ver, é preciso ter muita informação sobre uma comunidade para que se possa fazer o seu diagnóstico de saúde.
O diagnóstico situacional é uma ferramenta que auxilia conhecer os problemas e as necessidades sociais como: necessidade de saúde, educação, saneamento, segurança, transporte, habitação, bem como permite conhecer como é a organização dos serviços de saúde.
O diagnóstico comunitário é uma das etapas do planejamento local realizado na Estratégia Saúde da Família, com o objetivo de reconhecer o território sob responsabilidade das equipes, os hábitos e modos de vida da população, a fim de identificar os principais problemas de saúde da comunidade, os fatores de risco e de promoção de saúde. Esta web palestra tem como objetivo apresentar elementos que orientem e apoiem as equipes de Atenção Básica para a realização do Diagnóstico Comunitário.
Por meio deles é possível identificar áreas de risco e evidenciar tendências. Além desses aspectos, é importante salientar que o acompanhamento dos resultados obtidos fortalece a equipe e auxilia no direcionamento das atividades, evitando assim o desperdício de tempo e esforços em ações não efetivas.
Os indicadores de saúde são usados como ferramenta para identificar, monitorar, avaliar ações e subsidiar as decisões do gestor. Através deles é possível identificar áreas de risco e evidenciar tendências.
Indicadores de saúde:
· Taxa de crescimento da população.
· Proporção de idosos na população.
· Taxa de mortalidade.
· Rede Interagencial de Informações para a Saúde.
Mortalidade geral, mortalidade infantil, mortalidade materna e por doenças transmissíveis são os mais utilizados para avaliar o nível de saúde de uma população.
Principais indicadores de saúde: 
· Indicadores demográficos: nessa área, destacam-se: taxa de mortalidade, esperança de vida, taxa de natalidade e de fecundidade, entre outros.
· Indicadores sociais: utilizados como indicadores sanitários indiretos, como distribuição de renda, renda per capita.
As principais modalidades de indicadores de saúde são: 
· Mortalidade / sobrevivência 
· Morbidade / gravidade / incapacidade 
· Nutrição / crescimento e desenvolvimento
· Aspectos demográficos
· Condições socioeconômicas
· Saúde ambiental
· Serviços de saúde.
Conclusões 
É responsabilidade de todos os técnicos e comunidade local manter o cadastro do território atualizado; 
Como produto desse processo, obter-se-á o estabelecimento de uma rede social solidária, que resultará em melhoria da condição de saúde da comunidade, dos trabalhadores inseridos nesse espaço e a ampliação de projetos sociais envolvendo diferentes sujeitos da comunidade na busca de recursos.

Outros materiais