Buscar

nova chance av2 adm

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

2
Universidade Estácio de Sá 
	Preenchido pelo Aluno
	Nome: Viviane Ferreira de lima 
	Matrícula: 201707006539
	Assinatura:
	Data: 
	Preenchido pelo professor
	Disciplina CCJ0219
	Curso Direito
	Período 2021.2
	Professor(a) LAERTE REDON
	 AV1 ( ) AV2 ( X ) AV3 (	)
1. A PROVA É INDIVIDUAL. RESPOSTAS QUE CARACTERIZEM A QUEBRA DO SIGILO ENTRE DISCENTES OU PLÁGIO SERÃO DESCONSIDERADAS PARA TODOS OS ENVOLVIDOS.
2. ALUNO DEVERÁ POSTAR NA FERRAMENTA MICROSOFT TEAMS SUAS RESPOSTAS DEVIDAMENTE CORRELACIONADAS COM AS PERGUNTAS ATÉ O FINAL DA AULA, OU SEJA, ATÉ 22:30h, IMPRETERIVELMENTE. ATENÇÃO: A ferramenta Microsoft Teams foi programada para não aceitar provas entregues após o horário determinado.
3. A AV2 é composta por 8 (OITO) QUESTÕES OBJETIVAS (1 ponto cada) e 2 (DUAS ) QUESTÕES DISCURSIVAS (1 pt cada). 
4. Todas as respostas devem ser encaminhadas EM ARQUIVO ÚNICO. O aluno não deve responder na própria folha de perguntas, mas em folha de respostas distinta, bastando apenas identificar numericamente a questão e: informar a alternativa (letra) escolhida no caso das questões objetivas; responder fundamentadamente as questões dissertativas. 
5. Se o nome do aluno não estiver na pauta de frequência da turma, ELE NÃO PODERÁ REALIZAR A AV1.
6. Todos os alunos deverão se logar na ferramenta TEAMS a fim de que seja verificada a presença.
1) Marque a opção incorreta acerca da chamada “reformatio in pejus” no processo administrativo federal:
(A) é cabível, em sede recursal e nos pedidos revisionais de decisão administrativa. 
X(B) é incabível em revisão decisória, ainda que a sanção agravada seja previamente informada ao interessado.
(C) é cabível em sede recursal, desde que ocorra ampla defesa e contraditório. 
(D) é incabível em decisão de recurso hierárquico, nos casos em que o recorrente provocou a administração. 
1-(B)
2) O desfazimento de atos administrativos, por considerações de mérito e controle da legalidade: 
(A) pode ser exercido pelo judiciário a qualquer tempo.
X (B) pode ser exercido pelo administrador público desde que autorizado judicialmente.
(C) pode ser mais amplamente praticado pela administração pública do que pelo judiciário.
(D) prescreve em cinco anos, salvo comprovada má-fé por parte de que sofrerá os reflexos.
2-(B)
3) Com relação às intervenções do Estado na propriedade privada, marque a alternativa incorreta: 
X (A) a requisição de bens móveis e fungíveis impõe obrigações a proprietários determinados, em benefício do interesse público.
(B) o tombamento implica a instituição de direito real de natureza pública, impondo ao proprietário a obrigação de arcar, juntamente com o poder público, os ônus da preservação do objeto tombado.
(C) as limitações administrativas são medidas legais fundadas no poder de polícia, incidentes sobre a propriedade de modo concreto, para condicionar o seu uso e fruição ao bem-estar social.
(D) a servidão administrativa distancia-se da servidão de direito civil, por ser orientada por um regime de direito público.
3-(A)
4) Acerca do controle da administração pública, é incorreto afirmar: 
(A) O controle judicial da administração pública é sempre exercido a posteriori, ou seja, depois que os atos administrativos são produzidos e ingressam no mundo jurídico.
X (B) Cabe ao Tribunal de Contas da União julgar as contas dos responsáveis por dinheiro, bens e valores públicos, apenas da administração direta, cabendo ao judiciário controlar a administração indireta.
(C) A prerrogativa atribuída ao Legislativo de fiscalizar a receita e a despesa e a gestão dos recursos públicos alcança também os atos do Poder Judiciário. 
(D) Por simetria, concluímos que cabe à Assembleia Legislativa exercer o controle financeiro do governo estadual, com o auxílio do tribunal de contas do respectivo estado. 
4-(B)
5) Caio possui duas propriedades rurais no interior do Estado da Bahia, uma delas produtiva e outra sem cumprir sua função social. Sabedor dessa situação o Movimento dos Trabalhadores Sem Terras Rurais instalou assentamento rural nas cercanias da propriedade improdutiva. Atendendo ao contexto social vigente no local, o poder público declarou tal propriedade improdutiva de interesse social para reforma agrária. Considerando o tipo de intervenção na propriedade privada no caso concreto, é correto afirmar:
(A) O aproveitamento racional e adequado do solo é requisito único para o cumprimento da função social da propriedade rural. 
X(B) A indenização deverá ocorrer em títulos da dívida pública resgatáveis em até 20 anos. 
(C) A competência para a desapropriação por interesse social para fins de reforma agrária é exclusiva da União. 
(D) A desapropriação por interesse público para fins de reforma agrária pode recair em propriedades produtivas.
6) Marque a opção INCORRETA acerca das hipóteses de intervenção do estado na propriedade:
(A) A limitação administrativa é a restrição geral e gratuita, imposta abstratamente pelo Poder Público, em benefício da coletividade, que se exterioriza por meio de imposição unilateral, onde em regra não há direito à indenização.
(B) Compete à União a desapropriação por interesse social, para fins de reforma agrária, do imóvel rural que não esteja cumprindo sua função social, mediante prévia e justa indenização em dinheiro.
X(C) As glebas onde forem localizadas culturas ilegais de plantas psicotrópicas serão expropriadas e destinadas ao assentamento de colonos, para o cultivo de produtos alimentícios e medicamentosos, sem qualquer indenização ao proprietário.
(D) A servidão administrativa pode ser definida como o ônus real constituído pelo Estado sobre um bem privado, com o objetivo de permitir a realização e a conservação de obras e serviços públicos.
7) O poder público declara a desapropriação de alguns imóveis, com o propósito de construir via de acesso a uma rodovia estadual. Há acordo entre o poder público e os proprietários dos imóveis desapropriados, sendo todos eles indenizados, incorporando-se os respectivos bens expropriados ao patrimônio público, na forma da lei. Ao iniciar a construção da via, o Estado ocupa um outro terreno, pertencente a Caio, e nele instala temporariamente um canteiro de obras. Considerando o cenário como ele se apresenta, além das desapropriações já indenizadas, a situação-problema apresenta que outras formas de intervenção do Estado na propriedade privada?
(A) uma ocupação temporária no imóvel de Caio. 
X(B) um apossamento administrativo no imóvel de Caio.
(C) uma servidão administrativa no imóvel de Caio. 
(D) uma requisição administrativa no imóvel de Caio. 
8) Joaquim, com a concordância do Município, passou a distribuir mesas e cadeiras em parte da calçada contígua ao seu bar. Pode-se afirmar, considerando a ocorrência de interesse primordialmente privado, que o ato unilateral e precário que franqueou o uso da calçada é uma:
(A) cessão de uso.
(B) permissão de uso.
X(C) autorização de uso. 
(D) concessão de uso.
9) A limitação administrativa é estabelecida por lei ou ato administrativo veiculado por decreto e consiste em restrição permanente à utilização de propriedade de bem imóvel, para adequação da propriedade à sua função social, observando-se o princípio da proporcionalidade. Esclareça o motivo pelo qual a limitação imposta, em regra, não é indenizável. 
· Em via de regra, a doutrina identifica essa tipificação como, proibição de excesso qualidade de norma constitucional. No entanto, a proporcionalidade é constituída conformidade ou adequação nos meios, da exigibilidade ou necessidade e pela ponderação ou proporcionalidade em sentido estrito de acordo com a legislação. 
10) A União expede decreto expropriatório incidente sobre uma expressiva parte do imóvel de Tício, o que interferiria negativamente no aproveitamento econômico da parcela não expropriada. Iniciada a fase administrativa da desapropriação, não chega ela a bom termo, haja vista que Tício não concordacom o valor oferecido pelo Poder Público, redundando o litígio em uma ação judicial movida pelo expropriante. Na qualidade de advogado de Tício, analise a situação apresentada e apresente o seu posicionamento sobre o que poderá ser feito em favor dos interesses do seu cliente.
· Em via de regra, não implicará a renúncia ao direito de reaver o valor do ofertado em juízo. No entanto, o acordo do expropriado, permitirá a aquisição da propriedade de acordo com a matrícula do imóvel, permitindo a imediata aquisição da propriedade. Pois a intervenção na administração pública não se restringe a propriedade privada.
“Não esqueça de dar o aceite na Pré-matrícula 2022.1! 
O futuro começa agora, boa prova!”

Continue navegando