Buscar

Cimentação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cimentação
São divididos em dois grupos:
· Agentes de cimentação não adesivos: só há um desse tipo, que é o cimento de fosfato de zinco. São utilizados em peças metaloceramicas, em núcleos metálicos ou em cerâmicas acido resistentes, pois nessas situações não há necessidade de um material adesivo, pois esses materiais não têm adesividade também.
· Características
· União por imbricamento mecânico: não é adesividade, é retenção mecânica
· Pouca solubilidade em água (0,06%)
· Adequada espessura de película (20m): ocupa espaços pequenos sem se romper
· Baixo custo: material mais simples quimicamente, e só está disponível em uma cor
· Manipulação
· Tempo de trabalho: 3 a 6 min (23ºC)
· Tempo de presa: 5 a 9min (37ºC)
· Seguir dosagem recomendada pelo fabricante. Pó é levada ao líquido fracionado de forma crescente. Deve ser levado a peça em ponto de fio
· Agentes de cimentação adesivos: se subdividem em dois tipos – resinosos e monoméricos.
· Ionoméricos: capacidade de aderir a superfície dental e liberar flúor, tem adequada espessura de película (25m), boas propriedades mecânicas (híbridos), apresenta solubilidade em água nas primeiras 24h.
· Indicação: cimentação em metaloceramicas, cerâmicas com alta % de fase cristalina. Não são indicados para uma situação em que seja exigida alta adesividade do cimento
· Manipulação: leva o pó ao liquido, respeitando a dosagem recomendada pelo fabricante, mistura ate o ponto de fio e leva à peça.
· Resinosos: materiais estéticos (existem opções de cor), adequada espessura de película (25m), praticamente insolúveis em agua, apresenta resistência de união. São divididos em:
· Químico: cimento vira em duas pastas em que em uma haverá o peroxido de benzoila e na outra pasta haverá a amina terciaria e logo após manipulação, iniciara a polimerização. Tem como característica as poucas opções de cor e seu uso é indicado em áreas sem acesso a luz (cimento de uma restauração metálica, retentores intraradiculares), tem limitação também da falta de controle de trabalho.
· Foto: fotoiniciadores ativados pela luz (canforoquinona é o principal). Tem como características o controle do tempo de trabalho, estabilidade de cor, são indicadas somente para uso em restaurações estéticas finais e altamente translucidas pois se forem muito espessos não haverá uma ativação efetiva
· Dual: Ativada por reação química + ativação por luz. Tem como características a possibilidade do uso em cerâmicas mais espessas ou opacas e a luz é necessária para completar a reação
· Como os cimentos resinosos irão aderir ao dente? Sistema adesivo convencional ou auto condicionante (hibridização, por meio de condicionamento acido prévio). Porém também existem materiais autoadesivos. O cimento resinoso autoadesivo promove retenção micromecânica e interação química entre os grupos ácidos e a hidroxiapatita, tem menor adesão ao esmalte em comparação com a dentina e tem poucas opções de cor.
· Tratamentos das superfícies para cimentação
Existem cerâmicas com característica mais vítrea que cristalina e vice-versa. As cerâmicas altamente resistentes (infiltradas de vidro e alto conteúdo de alumina ou zircônia) também são acido resistentes, ou seja, não são condicionáveis, logo não pode ser usado o sistema resinoso pois este necessita de um sistema adesivo e condicionamento acido para aderir a superfície. 
Para as cerâmicas condicionáveis pode-se usar o sistema de adesão.
· Cerâmicas condicionáveis: é necessário a utilização de acido fluorídrico (muito mais forte) + silanização (garante que haja adesão as partículas de sílica)
· Acido fluorídrico: promove remoção seletiva de cristais do vidro cerâmico, ou seja, só pode ser usado quando há fase vítrea), causa microporosidades e é usado numa concentração de 4%-10%. O tempo de uso varia conforme material usado
· O aumento do tempo de condicionamento aumenta a rugosidade, mas pode diminuir as propriedades mecânicas das cerâmicas vítreas. Para as feldspaticas usa-se numa concentração de 10% por 90s. Já nas vítreas reforçadas usa-se numa concentração de 4.9% por 20s.
· Silanização: Ultima etapa do processo de adesão, em que se usa um agente de adesão silano para cobrir a superfície que foi condicionada e criar uma superfície onde haverá ligação aos grupos hidroxila do cimento resinoso. Só funciona se tiver fase vítrea.
· Cerâmicas acido resistentes: é necessário passar por um processo de abrasão para criar porosidade na superfície. Pode ser mecânica com oxido de alumínio (50-110) ou mecânica/química com oxido de alumínio modificado por sílica.

Outros materiais