Buscar

AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			Avaliação: GST0304_AV1_201201024961 » FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO EXTERIOR
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201201024961 - ALEXANDRE LAMONICA DE ASTIGARRAGA
	
	
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 8,0 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 2        Data: 19/04/2013 17:10:56
	
	 1a Questão (Cód.: 133700)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os fatores estratégicos abaixo mencionados alavancaram a economia brasileira nos últimos anos. Marque a única opção fora do contexto.
		
	
	O Fim do déficit comercial
	 
	A importação de produtos chineses
	
	A Valorização do Real
	
	O vigoroso aumento do preço das commodities
	
	A queda dos juros
	
	
	 2a Questão (Cód.: 14302)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Comércio é o fenômeno que abrange a circulação de bens, especificamente denominados "mercadorias", com uma finalidade - o lucro. Quando é desenvolvido dentro das fronteiras de um determinado país, denomina-se comércio interno. Dentro deste conceito podemos definir comércio internacional quando: (marque a única opção correta)
		
	
	O comércio internacional fica condicionado às normas impostas por outro país ou bloco regional que o gerencia, fiscaliza e administra.
	
	O comércio internacional está condicionado às normas impostas por um ou mais blocos regionais; podemos dizer que são as normatizações com que cada bloco regional administra seu comércio com os demais, regulando as formas, métodos e deliberações para viabilizá-lo.
	
	O comércio internacional tem uma forte presença estatal na sua normatização e na própria administração da atividade devido à interferência que o seu desenvolvimento provoca nas áreas política, econômica e social.
	
	O comércio internacional está sujeito à normatização e regulamentação das organizações internacionais que dele fazem parte.
	 
	O comércio internacional é o intercâmbio de bens e serviços entre dois ou mais países, resultante das especializações na divisão internacional do trabalho e das vantagens comparativas dos mesmos, tendo como objetivo o lucro.
	
	
	 3a Questão (Cód.: 77186)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Trocas comerciais entre as nações que compõem a comunidade mundial. Submete-se ao Direito Internacional Público. Este conceito refere-se:
		
	
	Logistica Internacional.
	 
	Comércio Internacional.
	
	Prospecção de mercado.
	
	Comércio Exterior.
	
	Legislação.
	
	
	 4a Questão (Cód.: 77188)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Atividade do Estado com relação a seu comércio externo, visando aos fins nacionais, sejam eles economicos ou sociais. O Estado exerce muita influência, pois determina a politica a ser empregada e atua como agente regulador e controlador. Este conceito refere-se:
		
	
	Comércio Internacional
	
	Logistica Internacional
	
	Legislação
	
	Prospecção de mercado
	 
	Comércio Exterior
	
	
	 5a Questão (Cód.: 27480)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O "contingenciamento" com relação à exportação visa:
		
	 
	Evitar o desabastecimento do mercado interno.
	
	Proteger o mercado interno contra a concorrência externa excessiva ou predatória.
	
	Proteger o mercado externo contra a concorrência externa excessiva ou predatória.
	
	Proteger o mercado interno e externo contra a concorrência externa excessiva ou predatória.
	
	Evitar o desabastecimento do mercado externo.
	
	
	 6a Questão (Cód.: 14382)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A política do comércio exterior brasileiro pode ser definida como o ato de governar do Estado, com vistas à consecução e à salvaguarda dos Objetivos Nacionais, no que diz respeito ao comércio do Brasil com os demais países. Neste contexto assinale as respostas que identifiquem a interferência do Estado no Comércio exterior brasileiro:
		
	
	O comércio exterior brasileiro acontece em um ambiente dinâmico, com variáveis incontroláveis e medidas conjunturais e temporárias.
	
	O Estado interfere na atividade de comércio exterior brasileiro, no sentido de resguardar os interesses do Mercosul e se ajustar à conjuntura do Comércio nacional.
	 
	O governo brasileiro dá as diretrizes aos empresários e comerciantes, para que os mesmos adotem os sistemas e procedimentos compatíveis com os interesses nacionais do momento.
	
	Os empresários brasileiros necessitam acompanhar e planejar constantemente, as suas atividades para não perderem eventuais oportunidades de redução do custo das operações de comércio exterior sem deixarem de cumprir as exigências necessárias ao desembaraço da mercadoria.
	
	O Estado altera constantemente as normas estatais, dando um aspecto dinâmico à legislação do comércio exterior, para atingir os objetivos da balança comercial.
	
	
	 7a Questão (Cód.: 14320)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A intervenção do Estado na atividade de comércio exterior, agindo no sentido de resguardar seus interesses ou até de se ajustar à conjuntura do Comércio Internacional, cria a necessidade de uma estrutura que normatize e fiscalize o comércio exterior brasileiro. Assinale a única opção correta.
		
	
	Secretaria do Comércio Interno Brasileiro
	 
	Secretaria da Receita Federal
	
	Sistema de Comércio Exterior Informatizado
	
	Secretaria da Receita Estadual
	
	Secretaria Estadual do Distrito Federal
	
	
	 8a Questão (Cód.: 14334)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A sistemática de Comércio Exterior do Brasil tem sua base operacional descrita nos Acordos Internacionais assinados pelo Brasil, bem como nas políticas econômicas por ele estabelecidas. O Governo institui, cobra impostos e regulamenta as operações de comércio internacional com base na sua competência, discriminada na Constituição Federal. Exportadores e, principalmente os importadores, enfrentam grandes desafios administrando esta sistemática. Neste contexto, assinale a única afirmativa correta:
		
	
	A estabilidade econômica e política do país continuam sendo um entrave ao planejamento empresarial.
	 
	Os impostos incidentes nas exportações mas, principalmente, nas importações são uma das principais dificuldades no desempenho dos importadores.
	
	As políticas liberais adotadas pelo comércio exterior brasileiro prejudicam o desempenho dos importadores e exportadores.
	
	As políticas adotadas pelo Brasil no comércio internacional são transparentes, protecionistas e não interferem na performance das empresas brasileiras.
	
	A transparência e a constância das políticas brasileiras para o comércio internacional, diminui as possibilidades dos empresários do ramo terem um planejamento empresarial real e eficiente.
	
	
	 9a Questão (Cód.: 16212)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Comércio Exterior Brasileiro usa alguns sistemas para fazer a integração entre os diversos orgãos da sua estrutura e os demais players que dele fazem parte. Assinale o Sistema que na estrutura do CEB integra todos os intervenientes.
		
	 
	Sistema Integrado de Comércio Exterior.
	
	Sistema Integrado do Banco Central.
	
	Sistema Integrado da Receita Federal.
	
	Sistema Integrado da Secretaria de Comércio Exterior.
	
	Sistema Integrado da Fundação do Comércio Exterior.
	
	
	 10a Questão (Cód.: 10807)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a competência do Ministério da Fazenda, assinale a única opção correta.
		
	
	O MF fiscaliza e controla as operações de comércio exterior no tocante às obrigações do Brasil com seus parceiros comerciais.
	
	O MF fiscaliza e controla as operações de comércio exterior, considerando exclusivamente operações com cobertura cambial.
	
	O MF fiscaliza e controla as operações de comércio exterior de produtos importados no Brasil, considerando exclusivamente operações de elevado valor agregado.
	 
	O MF fiscaliza e controla as operações de comércio exterior em suas atividades administrativas relevantes aos interesses da fazenda nacional.
	
	O MF fiscaliza e controla as operações de comércio exterior de exportação por serem determinandes para a entrada de divisas em nosso país.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 16/04/2013 até 03/05/2013.
Parte inferiordo formulário

Outros materiais

Outros materiais