Buscar

AD1 Introdução a Informatica 2015/2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

[1] Wikipédia é um projeto de enciclopédia multilíngue de licença livre, baseado na web, escrito de m colaborativa e que se encontra atualmente sob administração da Fundação Wikimedia.
A importância da Internet na educação 
Entre todos os meios de comunicação existentes a internet é a principal, pois possibilita acesso sem restrições e favorece o anúncio de notícias em curto espaço de tempo. A internet é capaz de oferecer condições para praticamente todas as pessoas, de acordo com os seus interesses, desenvolver sites nos quais possa divulgar o que achar necessário, sem haver a necessidade de adquirir uma concessão por parte do governo. Diante desse contexto fica claro que esse instrumento está aberto pra todos, para falarem o que pensam e disponibilizar serviços; no entanto, é preciso tomar cuidados para administrá-las.
	A expansão do uso da internet atingiu também a educação, tanto escolas como universidades buscam esse mecanismo para se tornar públicas, diante disso criam páginas na rede com perfil mecânico e semelhante, a maioria demonstra a linha de ensino e o funcionamento da instituição. O sistema de ensino em caráter presencial tende a sofrer alterações proporcionadas pela rede de computadores, nesse caso não existem barreiras físicas com muro e grades, pois a internet é aberta a todos, desse modo ocorre um grande fluxo de comunicação em nível regional ou mundial, além das trocas de informações, dados, pesquisas, experiências entre outras. Aula virtual é a grande tendência dos próximos anos, nessa modalidade o aluno pode ter aulas no momento favorável ao seu horário ou em tempo real que possibilita o confronto entre professor e aluno. A facilidade desse tipo de método de ensino é de oferecer condições ao aluno frequentar o curso desejado, mesmo a alguns quilômetros de distância da instituição de ensino. 
O ensino EAD
	A importância da internet na educação pode ser vista nas novas modalidades de ensino, também chamada de EAD – Educação a Distância. Embora existam ainda resistências em aceitar este modelo de ensino, é inegável que a educação a distância traz enormes benefícios para a educação como um todo. Alguns desses benefícios podem ser:
	Permite o retorno de muitos alunos que haviam abandonado a escola por falta de tempo;
	Leva cursos superiores a regiões remotas, onde esses cursos não existiam;
	O custo de uma formação no modelo EAD é muito mais baixo que no modelo tradicional. Isto serve para o aluno e para a escola;
	Estimula a autoaprendizagem e a pesquisa;
	Entre outros.
A internet é uma grande biblioteca
Sobre certo ponto de vista, a internet é uma grande biblioteca. Nela encontramos livros inteiros para consulta, artigos técnicos, enciclopédias, dicionários, vídeos educacionais e uma enorme variedade de sites e blogs com os mais diversos conteúdos educacionais.
Se no passado faltavam livros e materiais de estudo, agora o problema é o excesso. Localizar, organizar e tirar proveito de tudo isso é um desafio para os educadores e a escola atual.
Tecnologia da informação, conexão com o mundo.
Diminuição das diferenças culturais
Numa palestra do professor Luli Hadfaher, ele diz que antes da internet as pessoas iam aos Estados Unidos, por exemplo, para comprar livros e consumir cultura, isto era uma vantagem competitiva no campo cultural. Hoje, com a internet isto não faz mais sentido, já que o mesmo conteúdo que existe lá está disponível aqui também. 
Conceito de educação continuada
A importância da internet na educação caracteriza-se também pelo fato de trazer o conceito de educação continuada. Lembro que antigamente quando uma pessoa se formava em alguma área era um momento sublime, único e, pelo menos, na minha cabeça ficava a impressão de que aquela pessoa havia atingido o ápice. A internet tem mostrado a imensidão de informações e conhecimentos disponíveis, isto nos leva a acreditar que devemos estudar sempre.
Ampliar o conhecimento dos alunos
A internet possibilita pesquisa e conhecimentos, não há limite para a exploração do conhecimento na internet. Para se ter uma ideia, só a Wikipédia tem mais de 10 milhões de verbetes e artigos e esse número não para de crescer. Durante muitos anos a Enciclopédia Britânica era a maior fonte de conhecimento sistematizado que havia, hoje, a Wikipédia [1] já é algumas vezes maior que a Enciclopédia Britânica.
Maior aproximação da escola com a sociedade
Importância da internet na escola é também marcada por uma maior aproximação da escola com a sociedade. Com os diversos recursos da internet é possível criar uma escola onde os personagens não seja apenas alunos, professores e profissionais da educação, mas toda a sociedade pode ser incluída em uma vasta gama de interação. Isto ainda não está sendo feito de forma adequada, mas é uma oportunidade enorme.
Na internet, escola é uma rede social
Luli Hadfahrer, Ph.D. em comunicação digital pela ECA-USP, afirmou que a escola é uma rede social onde as pessoas estão muitas vezes mais interessadas em relacionamentos. Com a internet isso torna mais evidente, já que as redes sociais tornaram parte da vida das pessoas. Não seria então a hora de tornar a escola uma verdadeira rede social do conhecimento?
Promover a pesquisa
A importância da internet na escola pode ser mais proveitosa se professores e educadores de uma forma geral estimularem seus alunos à pesquisa. A promoção da pesquisa é muito comum nas universidades, mas deveria ser padrão desde a infância. A internet ajuda nisso, pois cria ferramentas e conteúdos para tal. 
Interdisciplinaridade
A internet é interdisciplinar, a escola, também. É de suma importância que os alunos percebam esses traços e consiga usar os diversos recursos interdisciplinares da internet na construção de um conhecimento que tanto na escola como na sociedade é cada vez mais interdisciplinar. Para os adeptos do construtivismo, creio que a internet é uma das principais ferramentas para auxiliar no processo de construção do conhecimento. Para os tradicionalistas, também creio que a mesma possa contribuir, resguardando os excessos, é claro.
Conclusão
A importância da internet na educação é notável, caracteriza-se pelos fatores acima expostos e por muitos outros não mencionados aqui, mas que certamente estão por aí, basta observá-los.
Referências
	http://canaldoensino.com.br/blog/importancia-da-internet-na-educacao
	http://www.luis.blog.br/importancia-da-internet-na-escola.aspx
	http://www.luis.blog.br/importancia-da-informatica-e-a-tecnologia-da-informacao.aspx

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais