Buscar

atividade A Força Normativa da Constituição

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aluno: Jean Adan Grott
Curso: Direito Disciplina: Direito Constitucional I Prof.º 
Data: 08/2015 Atividade: 1º Bimestre turma: A
A Força Normativa da Constituição
Konrad Hesse
1 – Pode-se afirmar que o livro desenvolve por meio do embate entre os conceitos de constituição de dois autores? Quem são eles? Quais são os pontos principais que diferenciam suas posições?
Sim, são eles Ferdinand Lassale e Konrad Hesse, segundo Ferdinand Lassale, a constituição era uma mera folha de papel, onde as questões constitucionais não eram questões jurídicas e sim questões políticas e segundo Konrad Hesse, não era admissível chamar a constituição de uma mera folha de papel, e sim uma vontade de constituição, de concretização da força normativa.
2 – De acordo com o livro, qual seria o conceito de ferdinand Lassale sobre “fatores reais de poder”?
De acordo com Lassale, a Constituição real do país era formada pelos fatores reais de poder: poder militar (forças armadas), poder social (latifundiários), poder econômico (grandes indústrias) e o poder intelectual (culturas gerais), a relação da conjugação desses fatores constituem a força ativa determinante das leis e instituições sociais.
3 – Para Lassale, qual é a diferença entre a constituição real e a constituição escrita? E para Hesse?
Segundo Lassale, a constituição real não significa outra coisa senão a própria negação da constituição jurídica, a condição de eficácia da constituição jurídica constitui apenas um limite hipotético extremo, enquanto afirma Hesse que a Constituição não configura apenas a expressão de um ser, mas sim de um dever ser, a constituição procura imprimir ordem e conformação a realidade política e social. Afirma ainda que Constituição real e Constituição jurídica condicionam-se mutuamente mas não dependem pura e simplesmente uma da outra.
4 – De acordo com as lições de Hesse, no que consistiria a “vontade de constituição”?
Conforme Konrad Hesse, Pode se afirmar que a Constituição converter-se-á em força ativa se fizerem-se presente na consciência geral – particularmente na consciência dos principais responsáveis pela ordem constitucional. Ainda segundo Hesse, essa vontade de constituição baseia-se na compreensão da necessidade e no valor de uma ordem normativa inquebrantável, na compreensão que essa ordem constituída é mais do que uma ordem legitimada pelos fatos e na consciência de que, ao contrário do que se dá com uma lei do pensamento essa ordem não logra ser eficaz sem o concurso da vontade humana.
5 – Para Konrad Hesse, a concretização plena da força normativa constitucional é um objetivo que o Direito Constitucional busca alcançar?
Sim, Konrad Hesse diz que “o Direito Constitucional deve explicitar as condições sob as quais as normas constitucionais podem adquirir maior eficácia possível propiciando, assim, o desenvolvimento da dogmática e da interpretação constitucional. Diz ainda, portanto compete ao direito Constitucional realçar, despertar e preservar a vontade da Constituição que, indubitavelmente constitui a maior garantia de sua força normativa”.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes