Buscar

Av - Subst 1 - História Geral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av - Subst. 1 - História Geral
· Pontuação: 600 de 750
· Obs: Errei uma questão!
 
1) Politicamente, os Iluministas eram avessos ao absolutismo. Economicamente, foram pioneiros em forjar a ideia de uma sociedade “liberal”, que se organizaria de modo autônomo, sem o recurso à tirania do Estado ou da Monarquia. Essas foram as principais ideias que se consolidaram na Revolução Francesa, em 1789. A Marselhesa, até hoje o hino oficial da França, criado por Rouget de Lisle em 1792, nos ajuda a visualizar esse conjunto de ideias. 
TEDESCO, Alexandra Dias Ferraz. História Geral. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019.
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I - A enciclopédia é um marco do Iluminismo, e representa a iniciativa desses filósofos de fomentar uma visão racionalista do mundo.
PORQUE
II - O Iluminismo rompeu com os padrões medievais de entendimento, radicalizando a centralidade da figura humana como critério para interpretar o mundo.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. Alternativa assinalada
c)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)As asserções I e II são proposições falsas.
2) O sociólogo Norbert Elias nos ajuda a compor um retrato da sociedade francesa daquela época, um aspecto fundamental para compreendermos a difusão do movimento iluminista. Em sua obra “A sociedade de Corte”, Elias refaz o círculo de pequenos favores que organizava a vida nos palácios.
ELIAS, N. A Sociedade de Corte. Tradução de Ana Maria Alves. Lisboa: Editorial Estampa, 1987.
 
Nesse contexto, analise as seguintes afirmativas:
 
I. Para o autor, os pequenos gestos e interações cotidianas apresentados, não são apenas “perfumaria”, mas são o próprio modo daquela sociedade se organizar.
II. Segundo Elias, tudo se passava como em uma bolsa de valores: o valor de um homem jamais se mede na sua posição relacional na corte, nem pelos bens ou etiqueta.
III. Conforme o autor, tal especificidade foi muito importante para que o movimento iluminista se difundisse pela periferia francesa, e pudesse configurar motivo para uma Revolução.
IV. Para ele, o mundo em que se movia Voltaire era uma organização em que cada atitude importava como sinal de prestígio, importando para consolidar a estrutura social da época.
É correto o que se afirma apenas em:
Alternativas:
a)I e II.
b)I e IV. Alternativa assinalada
c)I, II e III.
d)I, III e IV.
e)II, III e IV.
3) Para Voltaire, era preciso modernizar o modo de se pensar a história. Fazia-se necessário atentar-se às ideias, e não apenas as guerras e aos conflitos religiosos. Nesse sentido, envolvendo aspectos jurídicos, filosóficos e sociais, Voltaire aponta para a necessidade de pesquisa, de investigação e dedicação específicas, dentro do espírito iluminista de lançar luz à trajetória da humanidade. Voltaire elabora em seu “Dicionário Filosófico”, publicado em 1964, sua definição de “História”.
VOLTAIRE, V. 1. Dicionário Filosófico. Coleção os Pensadores. São Paulo. Ed. Nova Cultural, 1988.
Sobre a definição publicada por Voltaire, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)História é aquela que não mostra deveres e direitos e tem a aparência de nos querer ensiná-los.
b)A História também é definida simplesmente como as opiniões, coletânea dos erros humanos sem significado algum para a sociedade.
c)A história é a narração de fatos considerados verdadeiros, ao contrário da fábula, narração de fatos considerados falsos .Alternativa assinalada
d)Embora a História pareça ser um aglomerado de direitos e deveres, é apenas uma narrativa de fatos fictícios.
e)A História é uma narração de fatos falsos e verdadeiros, sem cunho científico, semelhante a uma fábula.
4) Reveillon de 999. Muitos europeus aguardavam o apocalipse. A crença no fim do mundo no ano 1000 vinha de uma interpretação literal de um dos mais obscuros textos bíblicos, o Apocalipse de São João. Ali se lê que, ‘depois de se consumirem mil anos, Satanás será solto da prisão’ para ‘seduzir as nações do mundo’. Um eclipse, um incêndio inexplicável, pragas agrícolas, o nascimento de um bebê monstruoso, a passagem de um cometa no céu, o relato da aparição de uma baleia do tamanho de uma ilha na costa francesa, a grande epidemia de 997; tudo isso era interpretado como sinais claros da proximidade do fim do mundo.
CAMPOS, Flávio; MIRANDA, Renan Garcia. Oficina de História – História Integrada. São Paulo: Moderna, 2000.
A Historiografia e a Filosofia nos períodos medieval e moderno se estabeleceram sob um contexto de importantes transformações no edifício sociocultural da Europa, definindo relações cujos efeitos perduraram pelos séculos seguintes.
Assim sendo, a partir do conteúdo exposto, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)Em Agostinho, observa-se notoriamente a importância da mortificação (sacrifício) como fator-chave de ascese (elevação) espiritual; esta concepção filosófica está na base do movimento escolástico, do qual Agostinho é um dos pais fundadores. 
Alternativa assinalada
b)O filósofo muçulmano Averrois estabeleceu um novo paradigma na historiografia medieval, ao realizar um diálogo com autores clássicos da civilização grega, rompendo com um arquétipo de obscuridade em relação à cultura islâmica.
c)Através do Renascimento italiano, a Igreja Católica recuperou sua influência em termos intelectuais e filosóficos, apoiando iniciativas artísticas e assumindo uma concepção filosófica humanista, que centralizava sobre o homem a perspectiva de sua própria determinação.
d)O choque de culturas entre a Teologia católica e a Teologia islâmica estabeleceu um ponto de contato através das interpretações de Agostinho de Hipona, que estabeleceu, em sua vida, um debate com o filósofo muçulmano Averrois a respeito da fé e razão como elementos de ascese (elevação) e misticismo individual.
e)Maquiavel reintroduz uma interpretação sociológica e política na realidade social europeia que defende a descentralização política, recuperando o modelo de gestão do sistema feudal como fonte de autonomia e emancipação política.
5) 
5) A Itália foi o berço do Renascimento, uma verdadeira revolução cultural que corresponde à transição da época medieval para o mundo moderno; expressa os ideais, a visão de mundo da nova sociedade emergente com a crise do feudalismo e o desenvolvimento da economia mercantil. (...) Em vários aspectos, contudo, esse movimento cultural representa mais uma continuação do que uma ruptura em relação ao mundo da Baixa Idade Média, em que teve a sua origem, atingindo a máxima plenitude nos séculos XV e XVI.
ARRUDA, José Jobson de Andrade. Nova História Moderna e Contemporânea. Bauru: EDUSC, 2003.
Através das concepções religiosas do período medieval, lastreadas sobre o pensamento católico, desenvolveram-se abordagens e elementos de natureza filosófica que seriam fundamentais para alterar as características sociais e culturais da civilização europeia.
Com base nesta reflexão, e considerando a leitura do texto-base, é correto afirmar que:
Alternativas:
a)na Academia Platônica, criada em Atenas no início da Idade Moderna, eram rediscutidos os ensinamentos de Platão e Aristóteles a respeito da influência da razão sobre a existência humana.
b)Tomás de Aquino é considerado um dos principais filósofos católicos no período medieval; sua defesa do paradigma católico, em um contexto de decadência do Império Romano do Ocidente, consolidou a base teológica da Igreja em seu contexto histórico.
c)a partir das reflexões de Nicolau Copérnico sobre o movimento dos planetas, aceito e legitimado pela Igreja, estabeleceu-se um novo entendimento a respeito da relação entre esta instituição e ciência moderna.
d)a centralidade da filosofia católica no períodomedieval estava estabelecida sobre o humanismo defendido pela doutrina Patrística. Através deste conceito, enfatizava-se a supremacia do homem sobre a natureza e sobre a ordem da existência dos seres.
e)na Academia Platônica, estabeleceram-se debates filosóficos que questionavam a perspectiva cristocêntrica da filosofia católica no mundo medieval; neste quadro, florescia o referencial teórico humanista que seria especialmente relevante na transição histórica para a Idade Moderna.
Alternativa assinalada

Outros materiais