Buscar

Relatórios Contábeis Obrigatórios

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
AULA 6
 
Prof.(a) ROSIMAR BESSA
BEM-VINDO À DISCIPLINA
CONTABILIDADE E MERCADO DE TRABALHO
AULA 6
*
 Obrigatoriedade dos Relatórios Contábeis;
 Alterações pela Lei 11.638/07 e 11.941/09;
 Composição do Capital das empresas.
Nesta aula estudaremos sobre:
AULA 6
*
*
As empresas, de um modo geral, divulgam informações contábeis e financeiras aos interessados pelo seu desempenho econômico. 
O principal grupo ao qual se destinam as informações contábeis são os acionistas, investidores e credores. 
Esses dados podem ser divulgados através das demonstrações financeiras, (também chamadas demonstrações contábeis ou relatórios contábeis) e dados complementares (notas explicativas).
RELATÓRIOS CONTÁBEIS
AULA 6
*
*
RELATÓRIO CONTÁBIL é a exposição, apresentada periodicamente aos interessados, de forma resumida e ordenada dos dados colhidos pela Contabilidade. 
Estes podem ser:
Obrigatórios
	Não obrigatórios
 RELATÓRIOS CONTÁBEIS
Obrigatoriedade
AULA 6
*
*
Obrigatoriedade
RELATÓRIOS CONTÁBEIS
Relatórios Contábeis Obrigatórios
 
São aqueles exigidos pela Lei das Sociedades por Ações (Lei 6.404/76) e pela Lei 11.638/07, sendo conhecidos como “demonstrações financeiras” ou “demonstrações contábeis”. 
São exigidos na totalidade para as sociedades anônimas e, parte deles, estendida a outros tipos societários, através do Imposto de Renda. 
AULA 6
*
*
Relatórios Contábeis Não Obrigatórios
Evidentemente, são aqueles não exigidos por lei. Não fazem parte da estrutura básica das Demonstrações Financeiras que devem ser elaboradas para efeito de divulgação, o que não significa que sejam menos importantes. Há relatórios não obrigatórios imprescindíveis para a administração interna da empresa.
RELATÓRIOS CONTÁBEIS
Obrigatoriedade
AULA 6
*
*
No Brasil, as sociedades anônimas de capital aberto, na Bolsa de Valores, são obrigadas a publicar seus relatórios contábeis, também conhecidos como demonstrações financeiras, até o dia trinta de abril de cada ano e são fiscalizadas pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM e serão obrigatoriamente auditadas por auditores independentes, registrados na mesma comissão (Parecer de Auditoria).
RELATÓRIOS CONTÁBEIS
Obrigatoriedade
AULA 6
*
*
A Lei das Sociedades por Ações (Lei 6.404/76), estabelece que , ao fim de cada exercício social (ano civil), a diretoria fará elaborar, com base na escrituração contábil, as Demonstrações Financeiras (ou Contábeis), que veremos a seguir, já em conformidade com as alterações feitas pela Lei 11.638/2007:
RELATÓRIOS CONTÁBEIS
Obrigatoriedade
Há dois tipos principais: as sociedades anônimas (S.A) e as sociedades por quotas de responsabilidade limitada Ltda.). 
AULA 6
*
*
Obrigatoriedade
RELATÓRIOS CONTÁBEIS
Sociedade Anônima 
de Capital Aberto
-BP
 -DRE
 -DLPA 
 -DFC
 -DVA
Sociedade Anônima 
de Capital Fechado
-BP
 -DRE
 -DLPA 
 -DFC 
(somente se na data do balanço apresentar 
PL acima de 2 milhões de reais)
Sociedades Limitadas
-BP
 -DRE
 -DLPA 
AULA 6
*
*
RELATÓRIOS CONTÁBEIS
Obrigatoriedade
S.A. de Capital Aberto - são as empresas que emitem títulos (ações) a serem negociados em Bolsa de Valores ou em Mercado de Balcão (corretoras, instituições financeiras), que possuem registro na CVM e ainda contem com uma instituição financeira que realize a intermediação.
S.A. de Capital Fechado - são as empresas cujas ações estão normalmente divididas entre poucos acionistas. A pessoa física que quiser comprar essas ações, terá de convencer um dos atuais acionistas a vendê-las e irá precisar fazer uma escrituração da transferência da propriedade das ações no livro de transferência de ações nominativas da companhia. 
AULA 6
*
*
RELATÓRIOS CONTÁBEIS
Obrigatoriedade
Sociedade Limitada (Ltda.) – são as empresas constituídas por duas ou mais pessoas, formando uma sociedade, através de um contrato social, onde esse, por sua vez, será dividido em cotas de capital, o que indica que a responsabilidade pelo pagamento das obrigações da empresa, é limitada à participação dos sócios ou quotistas. 
AULA 6
*
*
RELATÓRIOS CONTÁBEIS
Obrigatoriedade
O tratamento das demonstrações financeiras, varia de acordo com o tipo de constituição de sociedade empresarial, como veremos:
Sociedades Limitadas
 Não precisa publicar em jornal;
 Deverá apresentar as Demonstrações 
Financeiras com o Imposto de Renda ou para atender ao Código Civil.
AULA 6
*
*
Sociedades Anônimas ou Grandes Limitadas
 Deverá publicar as Demonstrações Financeiras no Diário Oficial e em outro jornal de grande circulação;
 Publicação semestral; 
 As Demonstrações Financeiras de cada exercício devem ser publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior.
As S.A.´s de Capital Aberto observarão, ainda, as normas expedidas pela CVM e serão obrigatoriamente auditadas por auditores independentes, registrados na mesma comissão (Parecer de Auditoria).
RELATÓRIOS CONTÁBEIS
Obrigatoriedade
AULA 6
*
*
Obrigatoriedade
RELATÓRIOS CONTÁBEIS
Complementação às Demonstrações Financeiras
 Notas explicativas 
Devem complementar, juntamente com outros quadros analíticos ou demonstrações contábeis, as demonstrações financeiras, servindo para esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados do exercício.
 Parecer dos auditores
– As empresas auditadas apresentam parecer do auditor, onde ele expressa ter feito um exame nas Demonstrações Financeiras, efetuado de acordo com os padrões de auditoria geralmente aceitos;
– O Auditor emite sua opinião informando se as Demonstrações Financeiras representam adequadamente a Situação Patrimonial e a Posição Financeira na data do exame. Informa se as Demonstrações Financeiras foram levantadas de acordo com os Princípios Fundamentais de Contabilidade e se há uniformidade em relação ao exercício anterior.
AULA 6
*
*
RELATÓRIOS CONTÁBEIS
Alterações oriundas das Leis 11.638/07 e 11.941/09
 Propôs mudança na estrutura das demonstrações contábeis, como ocorre no Balanço Patrimonial e na Demonstração do Resultado do Exercício; 
 Determina a adoção da Demonstração do Fluxo de Caixa para as empresas cujo Patrimônio Líquido ultrapasse dois milhões de reais, ao invés da Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR); 
 Determinou a criação da Demonstração do Valor Adicionado para as empresas de capital aberto, além de continuar sendo obrigatória a Demonstração de lucros ou Prejuízos Acumulados e as notas explicativas.
 Na lei 11.941/09 o ponto principal foi a criação do Regime Transitório de Tributação – RTT que uma opção em que as pessoas jurídicas, desde que estejam na forma de tributação Lucro Presumido ou Lucro Real, poderão escolher se desejam ou não optar pelo RTT nos anos de 2008-2009.
AULA 6
*
*
COMPOSIÇÃO DO CAPITAL DAS EMPRESAS
CAPITAL DE TERCEIROS: Representam recursos originários de terceiros utilizados para a aquisição de ativos de propriedade da entidade. Corresponde ao passivo exigível.
 
CAPITAL PRÓPRIO: São os recursos originários dos sócios ou acionistas da entidade ou decorrentes de suas operações sociais. Corresponde ao patrimônio líquido.
CAPITAL TOTAL À DISPOSIÇÃO DA EMPRESA: corresponde à soma do capital próprio com o capital de terceiros. É também igual ao total do ativo da entidade. 
 
Origem dos Recursos
AULA 6
*
*
COMPOSIÇÃO DO CAPITAL DAS EMPRESAS
Passivo
Significa as obrigações exigíveis da empresa, ou seja, as dívidas que serão cobradas, reclamadas A partir da data do seu vencimento. É denominado também Passivo Exigível, para dar mais ênfase ao aspecto de exigibilidade.
O Passivo Exigível é conhecido no mercado financeiros como dívida com terceiros ou capital de terceiros. A palavra terceiros abrange o conjunto de pessoas físicas e jurídicas com quem a empresa tem dívidas.
O Passivo Exigível evidencia o endividamento da empresa; seu crescimento de forma desmedida pode levar a empresa à concordata ou até à falência.
Origem dos Recursos
AULA 6
*
*
COMPOSIÇÃO DO CAPITAL DAS EMPRESAS
Origem dos Recursos
Patrimônio
Líquido
Representa o total das aplicações dos proprietários na empresa. 
São os proprietários que concedem a quantia inicial de recursos que uma empresa necessita para efetuar suas primeiras aquisições. A essa quantia chamamos de Capital Inicial, que poderá ser aumentado a qualquer momento.
Os proprietários não tem direito de reclamar seu dinheiro aplicado na empresa, enquanto esta estiver em processo de continuidade, no mercado financeiro, o patrimônio líquido é denominado Capital próprio, recursos que pertencem à empresa até a sua extinção.
PL = Ativo – Passivo Exigível
AULA 6
*
*
COMPOSIÇÃO DO CAPITAL DAS EMPRESAS
Capital = Recursos
A importância investida inicialmente pelos proprietários (sócios ou acionistas), contabilmente, é denominada capital ou capital nominal. Este valor pode ser modificado.
Em caso de os proprietários se comprometerem a investir na empresa certa quantia, esse capital será denominado capital subscrito. Este compromisso surge no contrato social assinado pelos sócios.
Ao cumprirem o contrato firmado, fornecendo dinheiro ou outros bens à empresa, os sócios integralizam capital (realizam). Concluímos então que, Capital a Integralizar é a parte do capital comprometido ainda não realizado. 
Origem dos Recursos
AULA 6
*
*
COMPOSIÇÃO DO CAPITAL DAS EMPRESAS
A principal origem de recursos para as empresas 
é o lucro obtido no negócio.
O lucro obtido não pertence à empresa e sim aos seus proprietários, pois são eles que correm o risco do negócio. Portanto, todo lucro é adicionado à conta do proprietário, ou seja, ao PL. A partir de então, faz-se a distribuição aos proprietários (remuneração ao capital próprio) através dos dividendos, e o lucro retido se acumula no PL, aumentando, portanto, o investimento para a expansão do próprio negócio. 
Origem dos Recursos
AULA 6
*
*
Todos os recursos que entram numa empresa passam pelo Passivo e Patrimônio Líquido. 
O lado direito, isto é, o Passivo mostra a origem de capitais, ou seja, como a empresa conseguiu os recursos que possui; e o lado esquerdo, o Ativo, evidencia todas as aplicações de recursos, mostrando como os capitais foram investidos, isto é, em que a empresa aplicou os recursos originados, conforme mostra o lado do Passivo.
COMPOSIÇÃO DO CAPITAL DAS EMPRESAS
Origens X Aplicações
A empresa na verdade, só pode aplicar 
aquilo que tem origem. Evidentemente,
 fica bastante simples entender por que o Ativo 
será sempre igual ao Passivo + PL.
AULA 6
*
*
COMPOSIÇÃO DO CAPITAL DAS EMPRESAS
Praticando...
1 - Crie uma situação Patrimonial representando-a graficamente por meio do Balanço Patrimonial. Tal situação deverá conter:
Um elemento que represente Capital Próprio;
Quatro elementos que representem Capitais de Terceiros;
cinco elementos que representem a aplicação desses Capitais.
AULA 6
*
*
 2 - Represente graficamente, após cada fato apresentado, a Situação Patrimonial da empresa, considerando-a em evolução, isto é, cada gráfico apresentado deve ser igual ao gráfico anterior, modificado pelas operações subsequentes: 
 I – Investimento inicial:
 a) em dinheiro: $ 200
 b) em móveis: $ 100
 II – Compras efetuadas:
 a) veículos, à prazo, mediante duplicatas: $ 130
 b) máquinas em dinheiro: $ 50
 
 III – Empréstimo obtido junto ao Banco, no valor de $ 80
 IV - Pagamento de duplicata, em dinheiro, no valor de $ 30
 V - Venda de móveis, à prazo, com aceite de notas promissórias, no valor de $ 20.
Praticando...
AULA 6
*
*
Na próxima aula...
 Requisitos para a elaboração dos Demonstrativos;
 A importância dos Demonstrativos.
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais