Buscar

contextualizada - analise do discurso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

GRUPO SER EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE MAURÍCIO DE NASSAU
CURSO: LETRAS INGLÊS
DISCIPLINA: ANÁLISE DO DISCURSO
NOME DO PROFESSOR EXECUTOR: ERIKA MARIA ASEVEDO COSTA MOURA
NOME DO TUTOR: GABRIEL GOMES DE MELO
NOME DO ALUNO: ANANDA SILVA SANTANA
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA – AOL 5
Para que possamos analisar o artigo jornalístico em destaque é preciso observar a princípio o paradigma que este determina conforme o gênero da linguagem do discurso assim como a ideia e critério narrativo que estão sendo utilizados em sua significação, dado que são previamente definidos. Portanto, uma análise discursiva é a interpretação em que lugar é inclusa a semântica do discurso determinado em uma contextura. Para Flores e Teixeira (2005, p.36) “o aparelho formal da enunciação é uma espécie de dispositivo que as línguas têm para que se possam ser enunciadas. Esse aparelho nada mais é que a marcação da subjetividade na estrutura da língua.” Consequentemente, isto nos leva ao fator de que o aparelho será portanto constantemente universal, sendo contudo o seu propósito comumente pessoal, nos levando a finalidade da teoria enunciativa não “seja o sujeito em si, primeiro suas marcas no ato da enunciação.” Teoria desenvolvida por Émile Benveniste. 
Sobre o artigo em questão, a leitura não é o suficiente para a linguagem verbal, é preciso analisar a situação como um todo, as escolhas linguísticas, o artigo não verbal, se avaliarmos de forma literal a matéria do tópico entenderíamos somente o seu proposito de informar a respeito da apreensão dos pássaros que ocorreu na Paraíba por meio da policia ambiental e não seríamos impactados com a noticia, a analise do discurso permite a reflexão do texto conectando sentidos e o contexto situacional, levando em conta o pensamento de conceitos com relação aos inúmeros efeitos de percepções que a linguagem pode propor em um artigo deixando ali a sua marca.
No que tange á análise discursiva, é necessário considerar um complexo de fatores que abrangem toda a situação que confiscou as aves silvestres na feira bem como identificar a verdadeira significação do artigo jornalístico dando interesse ao enunciado antes de aprofunda-se no assunto da informação apresentada. Benveniste define a enunciação como um ato de colocar a linguagem em ação, e Juchem (2008) á coloca em 3 aspectos principais, que podemos observar no texto jornalístico sendo eles “á realização vocal da língua, a conversão individual da língua em discurso, definido como semantização da língua segundo Benveniste, e a terceira pretende traçar um quadro formal da enunciação sob consideração do ato em si, as situações e os instrumentos de sua realização.”
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
DE OLIVEIRA, Adriana Ferreira Serafim. Análise do Discurso. São Paulo: Telesapiens, 2020.
DA COSTA, Patrícia Valéria Vieira. Análise do Discurso. São Paulo: Telesapiens, 2020.
DO, Valdir; FLORES, Nascimento ; LOPES, Magali. A noção de discurso na teoria enunciativa de Émile Benveniste. [s.l.: s.n., s.d.]. Disponível em: <https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/viewFile/1280/1698>. Acesso em: 24 maio 2022.
CESAR DE FREITAS, Ernani. A ENUNCIAÇÃO EM TEXTO JORNALÍSTICO: O USO DAS CATEGORIAS DE TEMPO, ESPAÇO E PESSOA. v. 9, 2011. Disponível em:<http://www.revel.inf.br/files/artigos/revel_16_a_enunciacao_em_texto_jornalistico.pdf>. Acesso em: 24 maio 2022.

Outros materiais