Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
ATIVIDADE 2

Pré-visualização | Página 1 de 2

Usuário
	ALEXSANDRA DOS SANTOS SILVA MOTA
	Curso
	TGH0014 GESTÃO DA QUALIDADE E CERTIFICAÇÕES EM SAÚDE GR1367211 - 202110.ead-10792.03
	Teste
	ATIVIDADE 2 (A2)
	Iniciado
	29/03/21 21:29
	Enviado
	29/03/21 22:03
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	10 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	34 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
 
“O ciclo de Deming está fundamentado em um ciclo, com atividades planejadas e recorrentes, para melhorar os resultados e/ou atingir as metas estabelecidas, e por isto não possui um fim pré determinado. Tem por princípio tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão, identificando as causas dos problemas e as soluções para os mesmos [...]”.
 
ALVES, E. A. C. O PDCA como ferramenta de gestão da rotina. In : CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 11., 2015, Rio de Janeiro. Anais
[...]. Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: http://www.inovarse.org/sites/default/files/T_15_017M_7.pdf . Acesso em: 21 nov. 2019.
 
O ciclo de Deming é mais conhecido como ciclo PDCA, que surgiu há muitos anos, porém ainda ajuda muitas organizações a alcançarem a melhoria contínua. Considerando o excerto apresentado, sobre o ciclo PDCA, analise as afirmativas a seguir:
 
I. A fase agir significa efetivar as mudanças propostas, voltando à etapa de planejamento e corrigindo o método ou as metas.
II. A fase planejar envolve analisar os dados gerados pelo processo a fim de verificar se está adequado ao resultado pretendido.
III. Na etapa de checar, são definidos os objetivos ou metas e as estratégias ou métodos para alcançá-los.
IV. A etapa de executar envolve colocar o planejamento em prática, observando e medindo cada etapa, a fim de coletar dados para a verificação do processo.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e IV, apenas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa selecionada está correta, pois a afirmativa I é verdadeira, já que a fase act,
no inglês, ou agir, no português, envolve efetivar as mudanças propostas na etapa anterior (checar), voltando à primeira etapa e corrigindo o método ou as metas no planejamento. A afirmativa IV é verdadeira, visto que, durante a fase de executar, a empresa deve colocar em prática o que foi planejado nesse ciclo.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Analise o trecho a seguir:
 
Muitas empresas têm dificuldade em adotar a qualidade como algo fundamental, pois alegam que os custos são demasiadamente altos. Porém, quando uma organização adota as práticas de melhoria contínua, é possível uma redução de ____________. Dessa maneira, à medida que a empresa evolui em relação à qualidade, a necessidade de realizar avaliações aos poucos vai se tornando dispensável.
 
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Custos de correções.
	Resposta Correta:
	 
Custos de correções.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A resposta está correta, pois um dos maiores custos que a empresa possui com a qualidade é o custo de correção. Dessa maneira, quando a organização está em um estágio evoluído da qualidade, passa a existir a melhoria contínua, dispensando a necessidade de corrigir problemas com produtos ou serviços.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Devido à complexibilidade das instituições hospitalares, os gestores contratados devem ser bem avaliados antes de assumirem o cargo, a fim de que não aconteçam erros graves que possam prejudicar os pacientes ou o próprio hospital. A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. O gestor de um hospital precisa possuir algumas características específicas em relação aos outros gestores.
Porque:
II. Suas responsabilidades são bem distintas e, devido a isso, o perfil desse profissional deve ser homogêneo e rígido.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
	Resposta Correta:
	 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a asserção I é verdadeira, já que os próprios hospitais possuem características próprias e o gestor, da mesma maneira, também precisa possuir características diferenciadas para realizar um bom gerenciamento. A asserção II é falsa, pois, para atender aos requisitos dos hospitais, o perfil desse profissional deve ser eclético e dinâmico.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	A qualidade de um determinado produto ou serviço depende de diversos fatores e fases. Isso significa que uma organização precisa estar em constante melhoria a fim de obter qualidade. Kaoru Ishikawa elaborou uma técnica visando estimular a troca de informações e experiências, tendo em vista a solução de problemas. Nesse sentido, assinale a alternativa que indique qual é a técnica criada por Kaoru Ishikawa:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Círculos de controle de qualidade.
	Resposta Correta:
	 
Círculos de controle de qualidade.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois Kaoru Ishikawa elaborou a técnica denominada de círculo de controle de qualidade. No início, esses círculos eram configurados como grupos de estudos, nos quais era estimulada a troca de experiências e informações, a fim de encontrar soluções de problemas.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
“Até o século XVIII, a principal função do hospital era separar e excluir os mais pobres e enfermos da sociedade [...]. Com a expansão do conhecimento médico e serviços de diagnóstico e tratamento, os hospitais passam a ser centros especializados para o tratamento da comunidade, contando com uma equipe de profissionais de saúde”.
 
LEMOS, V. M. F.; ROCHA, M. H. P. A gestão das organizações hospitalares e suas complexidades. In : CONGRESSO NACIONAL EM EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 7., 2011, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro, 2011. p. 4.
 
Considerando o excerto apresentado sobre as organizações hospitalares, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Os hospitais são instituições que oferecem um produto, chamado saúde.
II. Os hospitais se configuram como sistemas abertos, pois sofrem com a ação do meio.
III. Até certo ponto, os hospitais devem ser burocráticos e autoritários.
IV. Os hospitais possuem características tão específicas que não pode ser considerados como organização.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
II e III, apenas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta. A afirmativa II é verdadeira, pois os hospitais são sistemas abertos, visto que, além de sofrer influências do meio, eles são influenciados continuamente pelas mudanças que ocorrem em todos os campos sociais. A afirmativa III é verdadeira, pois o ambiente hospitalar, apesar de uma organização humanitária, deve apresentar um alto grau de profissionalização com extensa divisão de trabalho especializado e ser coordenado hierarquicamente segundo certos princípios e métodos.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Nas instituições hospitalares, vem crescendo a necessidade de uma boa gestão administrativa à procura de qualidade. Nesse sentido, alguns hospitais estão utilizando uma determinada técnica gerencial que tem como objetivo identificar o tratamento que possua melhor custo-benefício para os pacientes, a fim de manter ou melhorar o padrão de qualidade dos serviços prestados. Nesse sentido, assinale a alternativa que indique qual é a técnica referida anteriormente.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Benchmarking.
	Resposta Correta:
	 
Benchmarking.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A resposta está correta, pois a ferramenta que
Página12