Buscar

Os fundamentos ontológicos da ética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A ética é um modo de ser socialmente determinado que tem sua constituição no processo de autoconstrução do ser social, assim o ser humano se torna um ser ético á medida que se torna ser social através do desenvolvimento da autoconsciência de sujeito, que transforma a natureza ao passo que se auto-transforma.
Portanto, o trabalho garante o homem ser um ser pensante, que o possibilita transformar a natureza para atender as suas necessidades, ao passo que transformar a si mesmo. Assim, a racionalidade que é fruto do processo de trabalho, vai permitir que o homem se diferencie das outras espécies, na medida em que sua ação passa a ser mediada pela consciência.
Essas são as condições para que o homem seja diferente de outros seres. O desenvolvimento dessas capacidades no processo de autoconstrução do ser social se efetiva através do trabalho, aqui concebido como a principal forma de práxis. Através do trabalho, o homem não apenas se adapta à natureza, mas passa a agir sobre ela, transformando-a de acordo com seus propósitos. 
Portanto, o salto ontológico, que possibilita a mudança qualitativa e estrutura do ser, é decorrente do processo de trabalho, entre a atividade humana e a natureza.
Desta forma, Marx compreende o trabalho como categoria fundante do ser social. Pois, pelo trabalho o homem põe em movimento todo o seu ser, de forma a transforma a natureza, tornado-o construtor de si mesmo e da sua historia. O homem transforma a natureza e se transforma, num processo sem fim que denominamos história. O crescente domínio sobre a natureza faz dele um ser social capaz de se auto-recriar através da ação prática, consciente e transformadora. Pelo trabalho o homem se autoproduz, estabelecendo relações com a natureza, com os outros homens e consigo mesmo. Por isso, o trabalho é uma atividade social, cuja realização cria valores e costumes, desenvolve habilidades e sentimentos, formas de comunicação, de intercâmbio e de conhecimento, em outras palavras, cria a cultura e sua própria história. O trabalho, portanto, são as raízes do processo de constituição e desenvolvimento do homem ou do ser social e de sua capacidade de instituir a moral e a ética. O trabalho implica a projeção consciente de finalidade ou numa ação teleológica que visa obter um determinado resultado numa dada direção. Projetar é, pois, algo inerente à práxis e ao ser social.
REFERENCIAS
BARROCO, Maria Lucia Silva. Ética e serviço social fundamentos ontológico. São Paulo: Cortez, 2010
SANTOS, Franciele Soares do. Os fundamentos ontológicos do ser social: uma leitura a partir da categoria do trabalho. Disponível em: < http://sites.sudoesteonline.com.br/vizivali/revista/artigos/7.swf> acessado em: 8 nov. 13.
Usei parte do seu resumo e da Divina.

Outros materiais