Buscar

A Ética enquanto conexão com as capacidades humano genéricas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A Ética enquanto conexão com as capacidades humano-genéricas: (Ilana)
O que são as capacidades humano-genéricas? As CAPACIDADES HUMANO GENERICAS são insiridas na dinâmica da totalidade social, são mediações entre os indivíduos e o gênero humano, perpassando por tds esferas. Não é através da singularidade que o individuo se expressa como gênero humano. É na vida cotidiana que o individuo se socializa, assimila habitos, costumes e normas de comportamento assim, reproduz o desenvolviment umano genérico. Mas por mais que haja coisas em comum entre indivíduosa diante delas, cada qual age de uma forma na vida cotidiana. As motivações do eu são sociais, sempr se referem a um grupo, a a valores socialmente legitimados, conjunto de ideias, costumes. O representante do humano genérico é sempre uma integração.
Para Marx, o que seria um modo de ser coerente? Liberdade e consciÊncia
Quais são as exigências fundamentais ao agir ético coerente com as capacidades humano genéricas? 
O que é uma escolha moral livre? Capacidade de escolha conscienteA moral origina-se do desenvolvimento da sociabilidade. Responde a necessidades de normas e deveres. Tendo em vista a socialização e a convivência social. Expressa valores e proncipios socioculturais, numa determinada época histórica. 
Qual a importância do individuo sair de sua singularidade e se conectar a totalidade social. Na sociedade em que vivemos, uma sociedade constituída por classes, não existe valores e necessidades universais (embora a classe dominante busque isto por motivos econômicos). Existem valores heterogêneos, assim como a possibilidade de transgressão das normais morais e costumes dominantes (por parte dos indivíduos) , assim a moral se revela como exigência de subordinação dos indivíduos singulares - de suas necessidades singulares- às exigências de integração social à moral dominante.

Outros materiais