Buscar

AVA 2 - LINGUAGEM, COMUNICACAO E DISCURSO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 
O PAPEL DA LEITURA NA CONSTITUIÇÃO DO INDIVIDUO E DA SOCIEDADE
LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E DISCURSO
RIO DE JANEIRO, 2022
O PAPEL DA LEITURA NA CONSTITUIÇÃO DO INDIVIDUO E DA SOCIEDADE
 
A leitura amplia o conhecimento linguístico e o conhecimento de mundo do leitor. Quando lemos, adquirimos novos saberes, desenvolvemos a criatividade e a imaginação e refletimos sobre quem somos e sobre como nos posicionamos na sociedade.
 
 Leia a tirinha abaixo e identifique a mensagem contida nela. 
 
 Fonte: http://revistagalileu.globo.com
Procedimentos para elaboração do TD  
A partir da reflexão contida na tirinha acima reproduzida, elabore um texto dissertativo (entre 1 e 2 laudas) sobre a importância da leitura para formação do indivíduo e da sociedade, conforme o conteúdo da disciplina. Em sua dissertação, considere o prazer de ler, tema apresentado na Aula 1 - Unidade 4. 
DESENVOLVIMENTO:
Nos encontramos numa sociedade cada vez mais complexa e “rápida”, com muitas mudanças de comportamento, de formas imprevisíveis, mas também devido às rápidas interações, somos bombardeados com informações e notícias. Além disso, essas novas tecnologias e a sede de informação impressionam as pessoas com adaptabilidade precisa, opinião crítica, criatividade, inovação e abertura para coisas novas. Portanto, no mundo tecnológico em que vivemos, é imperativo o desenvolvimento de uma sociedade relacionada à informação.
A leitura reflexiva é uma ótima maneira de aprender sobre a realidade que vivenciamos. Pode-se verificar que na prática, a leitura não é bem incentivada e desenvolvida. Dessa forma a importância da leitura deve ser inspirada e integrada ao cotidiano dos alunos, o que impactará a vida dos adolescentes/adultos a longo prazo.
Vale ressaltar também que o hábito e a importância da leitura, inclusive seus benefícios, têm se mostrado reais e eficazes, mas a leitura não deve ser confundida com decodificação de sinais, reprodução mecânica de informações, pois esses comportamentos transformam o leitor em um consumidor passivo de informações sem importância e irrelevantes.
Crucialmente, os hábitos de leitura são essenciais em nossa sociedade, mas raramente são repensados, incentivados e cultivados, e esses mesmos hábitos deveriam ser mais utilizados porque a leitura e o conhecimento são sociedades bem estruturadas. A emancipação da mente desempenha um papel vital como estratégia para melhorar o processo de ensino, o desenvolvimento intelectual e a prática cívica.
Podemos concluir com isto que, a prática da leitura possui grandes benefícios, que vão desde o entretenimento até a forma como nos portamos em sociedade, melhoramos nossa criatividade, conhecimentos, desenvolvimento tecnológico, senso críticos, desmistificação da informação, que favorecem para um ambiente social mais “saudável” de se viver.
REFERÊNCIAS
https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=359963 Acesso em 02 de junho de 2022
http://www.fals.com.br/revela/revela026/REVELA%20XVII/Artigo4_ed08.pdf Acesso em 02 de junho 2022

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes