A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
66 pág.
TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO

Pré-visualização | Página 1 de 15

Etapas de legalização do projeto
Antes de começarmos a abordar as atividades preliminares, vamos pensar ainda na fase de projeto de uma edificação.
Para que haja a autorização municipal para a construção de uma edificação, o projeto do empreendimento é analisado pela secretaria municipal responsável.
Conforme pode ser visto na figura, abaixo, após a aprovação desse projeto por parte da prefeitura, é solicitada a licença para a construção da edificação e, no caso de já existir alguma construção no terreno, é necessário solicitar a autorização para a demolição dessa edificação.
O alvará deve ser solicitado no órgão municipal junto com a licença da obra.
Fluxograma das atividades preliminares
Toda obra de construção civil, em geral, tem como marco inicial a implantação do canteiro de obras. Porém, essa implantação necessita de um planejamento que deve ser elaborado a partir das necessidades e características específicas da obra e das condições do local.
A partir desses dois pontos (características da obra e condições do local) são identificadas as atividades necessárias para que ocorra a implantação do canteiro de obras. A essas atividades dá-se o nome de atividades preliminares A próxima figura apresenta o fluxograma das atividades que chamamos de preliminares. Observe:
Demolição e limpeza do terreno
O serviço de demolição é uma atividade que se torna necessária quando no terreno existem antigas construções ou demolição de partes da edificação que não serão utilizadas no novo projeto de construção.
Está incluída nessa atividade a demolição de fundações, muros divisórios, redes de abastecimento, remoção e transporte dos resíduos.
Importante lembrar que deve existir, antes do início do serviço de demolição, a regularização no órgão municipal responsável.
Por se tratar de uma atividade perigosa com riscos de desabamento, muitos cuidados se devem ter com relação às edificações vizinhas e com a segurança dos funcionários. Assim, é recomendado que a demolição ocorra, sempre que possível, na ordem inversa à da construção, respeitando-se as características do edifício a se demolir. 
· NBR 5682 e NR 18
Com relação a essa atividade, existem duas normas que dispõem de regras para a sua execução:
· NBR 5682 - Contratação, execução e supervisão de demolições (ABNT, 1977)
Apresenta algumas condições para a contratação e licenciamento de trabalhos de demolição, providências e precauções a serem tomadas antes, durante e após os trabalhos e métodos de execução. Ela ainda destaca algumas recomendações práticas, detalhes e informações técnicas para a demolição de vários tipos de estruturas.
A demolição de uma estrutura de concreto armado qie segue uma das práticas sugeridas na NBR 5682, que diz que um cabo de suporte precisa segurar a viga e o concreto deve ser cortado nas extremidades, expondo a armação para seu corte.
· NR 18 - Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção (BRASIL, 2016)
A NR-18, na sua seção 5, fixa algumas condições para a realização de atividades de demolição. Os cuidados, destacados a seguir, dizem respeito à equipe de demolição em si, sendo indispensáveis para o bom andamento do trabalho:
Levantamento topográfico
Após a limpeza do terreno, é iniciada a atividade de topografia que terá como resultado o levantamento planialtimétrico. A palavra topografia deriva das palavras gregas topos (lugar) e graphen (descrever), o que significa a descrição exata e minuciosa de um lugar. Ou seja, com o estudo da topografia, espera-se obter a representação gráfica de um terreno sobre uma superfície plana.
A realização simultânea de dois levantamentos (o planimétrico e o altimétrico) dá origem ao chamado levantamento planialtimétrico.
Planimétrico
É a determinação de pontos e feições do terreno que serão projetados sobre um plano horizontal de referência através de suas coordenadas X e Y (representação bidimensional). A figura abaixo apresenta um exemplo de um levantamento planimétrico.
Levantamento planimétrico
Altimétrico
É a determinação de pontos e feições do terreno que, além de serem projetados sobre um plano horizontal de referência, terão sua representação em relação a um plano de referência vertical ou de nível através de suas coordenadas X, Y e Z (representação tridimensional).
Levantamento altimétrico
De acordo com Azevedo (2001), no relatório do levantamento plano altimétrico, devem aparecer as seguintes informações:
· A poligonal 
· As curvas de nível, geralmente deverão ser de 0,50 m em 0,50 m, de acordo com a inclinação do terreno;
· Em terreno muito acidentado, os espaçamentos poderão ser maiores, na ordem de 1,00m.
· Em terrenos de pouco caimento (quase plano), as curvas de nível deverão ser de maior precisão, na ordem de 0,10m.
Para o projeto de escoamento das águas pluviais, o serviço topográfico fornece, como resultado:
• As dimensões perimetrais;
• os ângulos dos lados;
• A área; 
• A fixação RN (referencial de nível);
• as construções existentes; 
• as árvores; 
• as galerias de águas pluviais ou o esgoto;
• Os postes e seus respectivos números (mais próximos do lote);
• As ruas adjacentes;
• Uma planta de situação, com o aparecimento da via de maior importância ou qualquer obra de maior vulto (igreja, ponte viaduto, etc.) do loteamento ou do bairro;
• A fixação da linha NS (eixo norte/sul).
Sondagem
Para termos uma certeza sobre o tipo de solo, suas características e nível de resistência, deverá ser realizada a etapa de sondagem. Com o relatório de sondagem podemos saber:
· CARACTERÍSTICAS DO SOLO.
· ESPESSURA DAS CAMADAS
· POSIÇÃO DO NÍVEL DA ÁGUA.
A NBR 8036 (ABNT, 1983) trata da programação de sondagens de simples reconhecimento dos solos para fundações de edifícios.
O número de sondagens a serem realizadas em um terreno, a sua localização em planta, bem como a profundidade a ser explorada para o caso de Sondagem de Reconhecimento estão definidos nesta norma: 
• As sondagens devem ser de, no mínimo, uma para cada 200m² de área da projeção em planta do edifício, até 1200m² de área;
• Entre 1200m² e 2400m², deve-se fazer uma sondagem para cada 400m² que excederem de 1200m²;
• Acima de 2400m², o número de sondagens deve ser fixado de acordo com o plano particular da construção.
A figura a seguir apresenta um exemplo de locação dos pontos de sondagem. Observe a relação entre a área total e os números de pontos de sondagem.
Exemplo de locação de sondagem
Etapas do ensaio STP
Basicamente, as etapas do ensaio STP são:
· ETAPA 1 - Em cada ponto de sondagem, monta-se uma torre (tripé), com altura em torno de 5m e um conjunto de roldanas e cordas, que auxiliará no manuseio da composição de hastes por força manual.
A figura apresenta o esquema de montagem do tripé.
· ETAPA 2 - A amostra a zero metro é coletada e inicia-se a escavação com trado manual. Na base do furo, apoia-se o amostrador padrão acoplado a hastes de perfuração.
· ETAPA 3 - Marca-se na haste, com giz, um segmento de 45cm dividido em trechos iguais de 15cm.
· ETAPA 4 - Ergue-se o martelo padronizado ou “peso batente” de 65kg até a altura de 75cm e deixa-se cair em queda livre sobre a haste.
· ETAPA 5 - Tal procedimento é repetido até que o amostrador penetre 45cm do solo. A soma do número de golpes necessários para a penetração do amostrador nos últimos 30cm é o que dará o índice de resistência do solo na profundidade ensaiada (Nspt).
A figura apresenta um amostrador e a amostra sendo retirada.
Nas operações subsequentes de perfuração, intercaladas às operações de amostragem, utiliza-se o trado cavadeira ou o helicoidal até atingir o nível d’água ou até que o avanço seja inferior a 5cm após 10 minutos de operação.
Nesses casos, passa-se ao método de perfuração por circulação de água (lavagem), utilizando-se um trépano como ferramenta de escavação, com bomba d’água motorizada para remoção do material.
O ensaio será interrompido quando já tiver atingido o critério técnico adequado para aquela obra ou atingir o impenetrável.
As amostras coletadas a cada metro, chamadas testemunhos, são acondicionadas

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.