A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
Questionário - APLV e intolerância à lactose

Pré-visualização | Página 3 de 4

à lactose podemos citar: diarreia com esteatorreia, flatulência, desconforto abdominal, dor em cólica e aumento de peso.
d) No tratamento dietético da intolerância à lactose, a ingestão da lactose deve ser suspensa ou controlada de acordo com as diferenças individuais dos pacientes.
e) Alguns indivíduos, portadores de intolerância à lactose, toleram iogurte pela presença da enzima invertase que facilita a digestão da lactose.
25. A alergia à proteína do leite de vaca (APLV) é a principal alergia alimentar que ocorre com frequência no primeiro ano de vida, pois está fortemente associada à imaturidade fisiológica nesse período. Em caso de internação de uma criança com esse diagnóstico, qual item poderia fazer parte da dieta prescrita?
a) Leite com redução de lactose
b) Iogurte.
c) Queijo magro.
d) Fórmula láctea polimérica.
e) Fórmula láctea extensamente hidrolisada
26. Sobre a Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV), analise as afirmativas abaixo:
I. É uma reação que ocorre após exposição às proteínas do leite, sendo mais frequente em bebês com idade inferior a 1 ano.
II. As reações mediadas por IgE são difíceis de identificar devido ao tempo mais longo entre sua manifestação e o consumo de Proteína do Leite de Vaca (PLV).
III. A exposição à PLV ocorre por meio do uso do leite industrializado ou por meio do leite materno, se a mãe estiver consumindo leite de vaca.
IV. As manifestações da APLV não mediadas pela IgE comumente não são superadas até a vida adulta.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
a) FVVF
b) FVVV
c) VFVF
d) FFFF
e) VFFF
27. Nos dois primeiros anos de vida a Alergia à proteína do leite de vaca (APLV) é a alergia alimentar mais frequente em crianças que já recebem alguma fórmula infantil ou leite de vaca integral, tendo em vista que geralmente sua introdução é precoce. Cabe destacar que o leite materno não desencadeia alergia. Sobre alergias e intolerâncias alimentares é CORRETO afirmar:
a) A eliminação moderada do alimento alergênico é a única forma comprovada, atualmente disponível de tratamento, além disso, a dieta prevê a oferta de energia e de nutrientes, suficientes para atender às necessidades da criança.
b) A dieta de exclusão tem como objetivo eliminar aqueles alimentos relacionados à sintomatologia ou aqueles considerados muito alergênicos, evitando alimentos industrializados ou todos aqueles dos quais não é possível conhecer a composição.
c) As dietas de exclusão não devem ser utilizadas por curtos ou longos períodos de tempo, mesmo que se tenha cautela quanto ao número de alimentos ou grupos de alimentos proibidos, porque podem implicar na inadequação da ingestão alimentar.
d) Em lactentes sob aleitamento materno exclusivo e que apresentam quadro clínico sugestivo de alergia alimentar não é necessário interromper a amamentação e nem excluir da dieta da mãe os alimentos alergênicos.
28. A diarreia osmótica é um sinal comum em pacientes com intolerância à lactose, devido ao fluxo de fluidos para o interior do intestino, sendo causada pela alta presença de solutos osmoticamente ativos e absorvidos de forma inadequada.
a) Certo
b) Errado
29. Uma senhora com intolerância à lactose diz tolerar bem 1 porção de iogurte por dia. Isso se justifica pelo fato de o iogurte apresentar teor reduzido em lactose por ser um produto fermentado por
a) leveduras específicas que transformam a lactose em ácido lático, que contribui para a redução do pH do meio, provocando a precipitação das lactoalbuminas.
b) leveduras específicas que transformam a lactose em ácido lático, que contribui para o aumento do pH do meio, provocando a precipitação da caseína.
c) bactérias específicas que transformam a lactose em ácido lático, que contribui para a redução do pH do meio, provocando a precipitação da caseína.
d) bactérias específicas que transformam a lactose em ácido lático, que contribui para o aumento do pH do meio, provocando a precipitação das lactoalbuminas.
30. Queijos e iogurtes têm, em geral, menor quantidade de lactose do que o leite, razão pela qual os indivíduos com hipolactasia têm maior tolerância àqueles alimentos do que a este.
a) Certo
b) Errado
31. Avalie as afirmativas abaixo sobre a intolerância à lactose: I. É uma síndrome clínica que se caracteriza pela incapacidade de hidrolisar a lactose, monossacarídeo presente no leite; II. Ao chegar ao intestino grosso, lactose não digerida é fermentada pelas bactérias intestinais para obtenção de energia, com consequente produção de metabólitos que produzem a sintomatologia; III. A intolerância à lactose é geneticamente definida e acomete, principalmente, os caucasianos. Está correto o que se afirma em:
a) I
b) I, II e III
c) II e III
d) I e II
e) III
32. Para indivíduos com hipolactasia, recomenda-se um tratamento dietoterápico padrão, que inclui o consumo de, no máximo, 5 g de lactose por dia, não havendo necessidade de excluir produtos lácteos da dieta desses pacientes.
a) Certo
b) Errado
33. Uma adulta, recém diagnosticada com doença celíaca e intolerância à lactose, foi encaminhada à nutricionista. Ao realizar o recordatório 24h da paciente, a nutricionista verificou o seguinte café da manhã: ½ xícara de café com leite de amêndoas, 1 unidade média de bolacha água e sal com queijo cottage e manteiga e 200g de banana com aveia. A nutricionista deve orientar a paciente a substituir a bolacha de água e sal com queijo cottage e manteiga por:
a) tapioca com tofu e creme vegetal e substituir a banana com aveia por banana com linhaça.
b) cuscuz com queijo cottage e margarina e manter a banana com aveia.
c) panqueca com tofu e creme vegetal e substituir a banana com aveia por banana com linhaça.
d) pão com tofu e margarina e manter a banana com aveia.
34. As reações alimentares originadas por mecanismos fisiopatológicos não-imunológicos estão, cada vez mais, sendo relatadas, durante a consulta com o nutricionista. A respeito das intolerâncias alimentares, é correto afirmar que:
a) Podem ocorrer reações a partir de uma fermentação seguida do efeito osmótico de carboidratos ingeridos e não absorvidos, exceto no caso da intolerância à lactose.
b) Outros carboidratos que não são completamente absorvidos de importância na prática clínica estão referenciados pela sigla em inglês “FODMAP” – F =fermentável; O=oligossacarídeo (frutanos); D=dissacarídeos (lactose); M=monossacarídeos (frutose) e P=polióis (sorbitol).
c) A anafilaxia consiste em uma reação muito comum relacionada a intolerâncias alimentares.
d) As reações alimentares não imunológicas independem da principal substância ingerida ou mesmo das propriedades farmacológicas relacionadas a essas substâncias presentes nos alimentos.
35. A intolerância à lactose, também conhecida como deficiência de lactase, é a incapacidade que o corpo tem de digerir lactose - um tipo de açúcar encontrado no leite e em outros produtos lácteos. A respeito dos tipos de intolerância à lactose. Assinale a alternativa que refere-se a Intolerância á lactose secundária:
a) Resultado do envelhecimento. É comum em pessoas de idade mais avançada.
b) Resultado de alguma doença ou ferimento.
c) Quando a pessoa já nasceu com o problema.
d) Nenhuma das alternativas.
36. Alergias e intolerâncias alimentares são reações adversas a alimentos que podem resultar em sintomas e prejudicar a saúde. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:
I. Alergia alimentar é uma reação imunológica adversa a um alimento, normalmente a uma proteína. Nas alergias alimentares, o sistema imune desencadeia mediadores inflamatórios, como histamina e prostaglandinas, em resposta a determinado alimento, por identificá-lo erroneamente como uma ameaça.
II. Uma alergia alimentar IgE-mediada exige a presença de sensibilização e o desenvolvimento de sinais e sintomas específicos em resposta à exposição a um alimento. Vários sintomas são atribuídos a esse tipo de alergia alimentar, envolvendo normalmente o sistema cutâneo, gastrointestinal ou respiratório.
III. As reações de alergia alimentar IgE-mediadas comumente

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.