Buscar

clube do imperador

Prévia do material em texto

UNINORTE
TURMA: HIM05S1 
PROFESSOR: MARCOS FAGNER DE ALMEIDA MARQUES
ACADÊMICO: JIMMY MENEZES DA SILVA
RELATÓRIO: CLUBE DO IMPERADOR
O filme nos mostra que a história de um bom educador se prolonga e se imortaliza nas muitas vidas por ele conduzidas no caminho da aprendizagem, a história do filme corre dentro de uma escola tradicional que prepara não só para o futuro, mas também se preocupa com os princípios da virtude, do caráter e da moral. Sabe-se que a demanda de alunos arrogantes sempre existirá, porém, a esperança na educação deve persistir. Ser o "Julio César" no jogo dentro da escola era o “céu” apenas para um aluno, na qual sua foto iria permanecer eternamente na parede. Era o individual sobressaindo do coletivo, isso acontece quando, na verdade, o verdadeiro sentido do jogo deveria ser a ética.
Podemos comparar essa escola com a tendência liberal tradicional, pois ela está baseada na mesmice, com atividades repetitivas, como forma de avaliação com perguntas e respostas e avaliações escritas. Dentre elas, para participar do campeonato, os alunos eram obrigados a passar por uma avaliação e só três alunos eram classificados e o jogo tinha o objetivo de enriquecer a ética e seu caráter. Mas a atitude do jovem Bell foi copiar todas as respostas em um papel; ao perceber o ocorrido, o professor faz uma pergunta impossível de acertar. O jovem erra a pergunta e professor confirma que o aluno tinha tentado trapacear no concurso. Logo, o professor experiente ficou abalado com atitude, nesse momento ele começa a rever sua experiência de vida, Será possível aos professores através de suas atitudes modificar o futuro de seus alunos? Até que ponto o convívio diário com os professores pode influenciar o caráter e as atitudes dos estudantes?
Um professor que amava o que fazia e que jamais pensou que iria passar por uma situação tão difícil e constrangedora tentou mudar o caráter de um jovem culto, mas cheio de arrogância, e só entendeu isto quando procurou o pai dele esperando encontrar compreensão e ajuda em relação ao comportamento do filho. Descobriu um pai egoísta e prepotente que só se preocupava com a sua imagem e com a sua carreira política. Bell era exemplo do pai, e demonstrou isso depois de alguns anos.
É muito difícil interferir na educação de alguém, e aprendemos neste exemplo que devemos ter muito cuidado com a relação professor-aluno, pois a educação familiar é muito influente na vida dos filhos. Ainda que tentemos mudar alguma coisa, haverá sempre aquilo que chamamos “educação de berço”
O filme vem nos afirmar sobre a importância da didática na educação. Ela é um instrumento que faz com que busquemos soluções para resolver os problemas em nossas salas de aulas. Assim, vem nos despertar para uma real importância de uma educação verdadeira. A educação de nada serve se não puder ser revertida em crescimento, em desenvolvimento pessoal e coletivo, pois o educador, na medida do possível, deve educar para as mudanças, buscar a autonomia e a liberdade, trabalhando sempre o lado positivo dos alunos a fim de promover, ou melhor, aguçar suas capacidades de aprendizagem e propiciando uma formação cidadã consciente, como ora citado acima, de suas responsabilidades enquanto um ser social educado e educador ao mesmo tempo.

Continue navegando