Buscar

ATPS pesquisa em serviço social

Prévia do material em texto

Universidade anhanguera- uniderp
Centro de educação à distância
Polo-Luziânia-Go
Curso: Serviço Social. 6º semestre
Disciplina: Pesquisa em serviço social.
PROJETO DE PESQUISA.
Integrantes:
Alzira Francisco de Castilho neta. RA – 399726.
Dinorah Martins Borges. RA – 404418.
Edilene Ferreira de Souza. RA – 399595.
Geralda Felix de Souza. RA – 354996.
Lucilainy Oliveira da Cruz. RA – 399802.
Professor (a) da Disciplina: Professora Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia.
Tutor Presencial: Renata Carolina S. Silva.
Tutor à Distância: Ana Lúcia.
Luziânia – GO setembro de 2014.
SUMÁRIO:
1. INTRODUÇÃO..................................................................................................................3
1.1 HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO..................................................................................6
2. SUMÁRIO DA PROPOSTA.............................................................................................6
3. JUSTIFICATIVA DA INTERVENÇÃO..........................................................................7
4. OBJETIVOS.......................................................................................................................7
4.1 OBJETIVOS ESPECÍFICO.............................................................................................7
5. METAS A ATINGIR.........................................................................................................8
6. PÚBLICO ALVO...............................................................................................................8
7. RECURSOS HUMANOS...............................................................................................8
7.1. RECURSOS MATERIAIS.............................................................................................8
7.2. PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS.....................................................8 
7.3. PRECEDIMENTOS METEDOLÓGICOS......................................................................8
7.4.MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO...........................................................................9
8.CRONOGRAMA...........................................................................................................9
 9. CONCLUSÃO.................................................................................................................10
10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................11
INTRODUÇÃO:
Escolhemos fazer essa pesquisa baseado no nosso primeiro estagio realizado no CAPS II da cidade de Luziânia onde nos foram proposto fazer parte do trabalho voltado às famílias dos dependentes químico, e através dessa proposta resolvemos nomear esse pré-projeto de “Reflexão Familiar”A presente pesquisa pode tornar-se um instrumental valioso para o profissional de serviço social, à medida que traz centralidade às demandas advindas dos atendimentos e intervenções realizadas nos diferentes serviços da rede de apoio, podendo sinalizar novas frentes de trabalho e novos projetos profissionais.
1.1. Pesquisa social na atualidade para o campo do Serviço Social
As pesquisas são de extrema importância para o campo do serviço social, tanto quanto para outros campos de atuação do ser humano, pois fornecem informações imprescindíveis para a formulação de projetos, políticas públicas.	A pesquisa, enquanto dimensão formativa para o Serviço Social possui grande importância e relevância para o desenvolvimento de um profissional qualificado a atender as necessidades postas cotidianamente. 
O Serviço Social vem ampliando sua área de abrangência, conquistando espaços que vão proporcionando novas possibilidades para a divulgação e efetivação a cerca das políticas sociais. Com o objetivo de expandir os direitos e emancipar a sociedade, o Serviço Social se apresenta como uma profissão voltada para ao atendimento das demandas sociais da população, desenvolveu em sua origem uma postura assistencial e messiânica, voltado para atender as demandas imediatas da população menos assistida pelo poder público, postura tal, embasada no conservadorismo, ainda presente nas atitudes profissionais.Assim sendo, o assistente social na sua atuação profissional, precisa aprimorar os conceitos teóricos, a linguagem e a pesquisa como pratica diária de trabalho, pois somente relacionando a teoria a pratica é que teremos profissionais capacitados a atuar com eficiência e eficácia em seu ambiente de trabalho.
Num primeiro momento, o fato de se fazer pesquisa tem como principal objetivo produzir conhecimento, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida para a população, porém, não basta pesquisar e trazer este conhecimento sem que ele traga relevância para a sociedade.A prática da pesquisa em Serviço Social é enviesada por diversas transformações ocorridas na organização e sistematização do conhecimento e suas expressões em cada contexto histórico. Inicialmente, a aproximação do Serviço social com a pesquisa se deu de maneira superficial, pois consistia apenas em coleta de dados acerca das condições de vida e os aspectos comportamentais dos usuários.
 Entretanto, “coletar dados” não significa estritamente “investigar”. Neste sentido, a pesquisa tem tido grande importância para a formação profissional, especificamente, a partir da década de 80 (intenção de ruptura), quando a profissão se coloca como objeto de estudo e, consequentemente, há uma intensificação em compreender a realidade social e as demandas que estavam postas. Com isso, o serviço social procurou se envolver com a elaboração teórica, passando a pesquisa a integra a dimensão prática da profissão passando ser um elemento essencial na formação (teórico- metodológico) profissional. 
Desde então, a pesquisa no Serviço Social vem se consolidando e sendo cada vez mais utilizadas no âmbito das políticas sociais, investigação sobre a profissão, nos espaços sócio ocupacionais, no ambiente da graduação e pós-graduação, entre outras.
O profissional de Serviço Social deve ter como objetivo primordial de sua atuação profissional a contribuição para a construção de uma ordem social, política e econômica menos desigual que a atual. Através do reconhecimento dos determinantes estruturais e das dificuldades da realidade social, dos limites e das possibilidades do seu trabalho, deve atuar contra os problemas das injustiças, que afetam os desamparados socialmente.
Entre as principais conquistas devem estar à ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis sociais e políticos das classes trabalhadoras, a defesa do aprofundamento da democracia, o posicionamento em favor da equidade e justiça social, o empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, a garantia do pluralismo, através do respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas, o compromisso com o constante aprimoramento intelectual, a opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação/exploração de classe, etnia e gênero, a articulação com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos mesmos princípios que o assistente social tem por base na sua atuação e com a luta geral dos trabalhadores, o compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional e o exercício do Serviço Social, sem ser discriminado, nem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, opção sexual, idade e condição física.
O Serviço Social busca reafirmar a sua conceituação e seu comprometimento ao projeto e ao mesmo, potencializar sua atuação e sua importância enquanto trabalho profissional gerado pela especialização do trabalho coletivo em respostas às necessidades humanas.
PROJETO REFLEXÃOFAMILIAR2. HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO
O CAPS-II da Cidade de Luziânia foi Inaugurado em Dezembro de 2009, pelo prefeito Célio Antônio da Silveira.O atendimento a população é por demanda espontânea e pode ser por encaminhamento de outras Unidades de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde, Conselho Tutelar e outros seguimentos que tenham demanda, com atendimento individual, grupal, objetivando tratamento, ressocialização e integração familiar do doente mental. É um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, em especial os transtornos severos e persistentes, no seu território de abrangência. Que fica situado na: Avenida 10 - Quadra 54 - Lote 11 - P.E.D. VII Luziânia - GO. O objetivo do CAPS é oferecer atendimento à população, realizando acompanhamentos, direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. 
2. SUMÁRIO DA PROPOSTA
Vamos colocar em prática o referidoprojeto "Reflexão Familiar” no CAPSII,  onde faremos um estudo com conteúdos bibliográficos e pesquisas documentais, que nos dará subsídios em situar à problemática em foco,  para aplicação deste.  Dessa forma, por estar desenvolvendo um projeto de pesquisa , constatamos através de observações, reuniões e escuta com usuários, algumas dificuldades, porém aproposta de intervenção tem como objetivo focar a questão da "família em seu processo de reabilitação e os grupos de apoio (amigos, usuários)". O projeto tem como meta principal, contribuir com essa dificuldade de integração familiar (principal), no tratamento terapêutico do usuário no CAPS.
Compreende-se que a assistente social, é uma profissional que lida com as expressões da questão social, devendo intervir junto aos fenômenos culturais, sociais e econômicos - criando e respaldando os programas de prestação de serviços no setor, em nível de promover proteção e recuperação da saúde dos usuários.
3. JUSTIFICATIVA DA INTERVENÇÃO:
 	 A relevância deste tema consiste na percepção de que a rede familiar e grupal (amigos, usuários) é um suporte terapêutico eficaz no tratamento do usuário, e mesmo aqueles que não possuem família, necessitam da participação de outros indivíduos comoincentivo em seu tratamento. Logo, a intervenção será realizada com um grupo de usuários, onde tentaremos junto com a Assistente Social, reunir alguns integrantes das famílias desses usuários. Visto que, semanalmente é realizada uma reunião familiar, coordenada pela Assistente Social, onde são discutidos o cotidiano familiar do usuário e suas possíveisrecaídas. Lembrando, que iremos trabalhar de forma cautelosa, na vida do usuário e não gerar um clima de tensão e discórdia, visto que, esta não é a proposta da intervenção. Entretanto, observa-se que, quando a família se propõe a buscar modificações, através da interação no tratamento psicoterapêutico do usuário, há uma grande possibilidade de se restabelecer a comunicação familiare assim, a tendência é que as coisas possam mudar a aquela situação que fizeram com que o indivíduo dependente se sentisse impotente e, portanto disfuncional, serão revistas e repensadas.
 Geralmente, essa é uma intervenção difícil de contextualizar, pois a família do usuário, também possui sérias dificuldades emocionais.  Entretanto, é um percurso difícil, que requer observância em sua aplicação, essa alternativa torna viável o contato emocional honesto e real. 
4. OBJETIVOS
* Contribuir para uma melhor compreensão da importância familiar e grupal no tratamento do usuário
4.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 
* Focar que o contexto de recuperação é favorecido por um conjunto de apoios contextuais como família, grupos e redes de amigos;
*Mostrar a importância de cada indivíduo no trabalho em grupo;
*Proporcionar um momento reflexivo e socializador entre todos.
5. METAS A ATINGIR: 
* Melhorar o convíviogrupal (amigos, usuários) e familiar. Como forma de auxiliar no tratamento desenvolvido no CAPS.
* Conhecer e interagir com as equipes básica de seu território.
* Estabelecer iniciativas conjuntas de levantamento de dados relevantes sobre os principais problemas e necessidades de saúde do usuário.
6. PÚBLICO ALVO
* Usuários e familiares do CAPS II
6.1. RECURSOS HUMANOS:
*Usuários, o familiar, a assistente social.
6.2. RECURSOS MATERIAIS: 
Caixa, doces ou prenda, copia de musicas, lembrancinha, refrigerantes, bolos, pão-de-queijo, copos descartáveis, guardanapos de papel, aparelho de som e CD.
6.3. PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS: 
*Fundação Municipal de Saúde-Luziânia-Goiás
7.PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 
Para operacionalizar o projeto de intervenção "reflexão familiar no CAPS II", será aplicado uma dinâmica de integração e Palestra voltada para grupos, pois a intenção é mostrar a importância da interação de grupos de pessoas no cotidiano, onde encerraremos as atividades com um lanche, a todos os presentes na reunião.
De acordo com (Albigenor e Militão, 1999) a expressão Dinâmica de Grupo surgiu pela primeira vez num artigo publicado por Kurt Lewin, em 1944.A palavra Dynamis é grega e significa força, energia e ação quando Lewin utilizou a expressão seu objetivo era ensinar às pessoas comportamentos novos através das dinâmicas de grupo. Logo o objetivo visa: Constatar as dificuldades existentes no grupo (família, usuário);
* Trabalhar o relacionamento;
* Transformar o potencial de todos, estimulando a igualdade de harmonia interpessoal.
A dinâmica será feita com"Surpresa" (com brindes) para descontrair o grupo. O referencial teórico será desenvolvido a partir de conceitos, teorias e métodos acerca do uso abusivo de drogas e suas consequências no organismo. 
	Ao trabalhar as causas e consequências da dependência química, focaremos os valores individuais. Ou seja, esses valores incluem: organização, confiança, pontualidade, diálogo, solidariedade, humildade, dignidade, dedicação, respeito, disciplina e responsabilidade.
8. MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
	Trata-se de um estudo qualitativo cujoobjetivo foi compreender como as famílias dos dependentes químicos, vêm participando ou não,dos projetos terapêuticos implementados no CAPS.Para a primeira etapa convidamos as famílias dos usuários com visitas domiciliar e ligações com intuito de conhecer as razões pelas quais as famílias não participavam dos projetos terapêuticos.
	Desta forma, pretende-se tecer reflexões acerca do trabalho social realizado com famílias, a partir da análise das políticas de atendimento às suas necessidades nas questões referentes à abordagem de álcool e outras drogas.
9. CRONOGRAMAS:
Mês junho - elaboração do projeto 
Mês agosto - revisão de literatura (pesquisa bibliográfica) 
Mês setembro - pesquisa de campo 
Mês outubro - análise e interpretação dos dados 
Mês novembro - execução do projeto de intervenção
 *A reflexão familiar, (reuniões com as famílias) será realizada todas as sextas feiras (semanais).
10. CONSIDERAÇÕES FINAIS:
	Concluímos que a participação da família dos usuários é fundamental nos projetos terapêuticos do CAPS,e que a instituição deverá sempre que possível traçar estratégias para conseguir ter as famílias como parceiras nos projetos terapêuticos.
Considerando o nosso objetivo, buscamos, antes de tudo, perceber de forma geral, que a importância da família não está simplesmente no acompanhamento ao tratamento no CAPS,mas ultrapassa outras questões que vão desde apoio financeiro, até o diálogo e o afeto.Observamos inúmeros sentimentos provenientes dessa relação indicativa de codependência, dentre os quais: baixa autoestima, caracterizada pela falta de amor próprio; dificuldades diversas, dentre elas, de negação e imposição de limites; sentimentos de ilusão, sofrimento, ansiedade, angústia, medo, impotência, fracasso; sensação de vazio; e o desconhecimento dos próprios sentimentos.
Nesse sentido, faz-se necessário que os profissionais que atuam com famílias busquem compreendê-las em sua totalidade, entendendo-as nos seus diferentes contextos e relações, assim como considerema importância do trabalho com esta significativa instituição social. 
 11. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Paulo de Martino Jannuzzi - Indicadores sociais na formulação e avaliação de políticas públicas. www.espiritualidades.com.br/.../JANNUZZI_Paulo_de_Martino_tit_Indi...
ABNT. Projeto de Pesquisa e trabalho acadêmico. NBR 15287. Disponível em: <www.ulbra.br/bibliotecas/files/abnt2011.pdf>. Acesso em: 20 maio 2013.
BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Álcool e redução de danos. 1 ed. . Brasília: Ministério da Saúde, 2004.p.30 e 38.
 MILITÃO; ALBIGENOR. S.O.S: dinâmica de grupo. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed. 1999.p.35.
BORDIN, L. S.; Guia para família: cuidando da pessoa com problemas relacionados com o álcool e outras drogas. São Paulo. Ed. Atheneu, 2004.

Continue navegando