Buscar

AV FINAL DISCURSSIVA DE MEDIDAS E AVALIAÇÕES EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1Os termos envolvendo as capacidades motoras associadas aos componentes da aptidão física sofreram modificações a partir do avanço da ciência. Atualmente, existem diversas formas de classificação e de ordenamento das capacidades motoras associadas aos componentes da aptidão física. Entretanto não há diferenças consideráveis nas conceituações, uma vez que as capacidades motoras se inter-relacionam. Contudo as capacidades motoras associadas aos componentes de aptidão física são distintas em termos do desempenho atlético e da saúde. Disserte sobre as capacidades motoras condicionantes e as capacidades motoras coordenativas.
Resposta esperada
*As capacidades motoras condicionantes são constituídas por características da ação muscular, pela disponibilidade de energia biológica e pelas condições orgânicas do avaliado. Entre os quais, estão as capacidades motoras relacionadas à resistência, à força, à velocidade e às suas combinações. *No segundo grupo, por sua vez, estão as capacidades motoras coordenativas, onde estão presentes os processos de controle motor, permitindo a organização e a formação de movimentos. Para tanto, as capacidades motoras coordenativas se fundamentam na assunção, na elaboração, no processamento de informações e no controle da execução dos movimentos, utilizando para isso analisadores táteis, visuais, acústicos, estático-dinâmicos e cinestésicos. *De acordo com os autores, e como observado, em determinados casos, a velocidade e a flexibilidade podem estar presentes em ambos os grupos de capacidade motoras, passando a ser entendidas como capacidades motoras intermediárias. Isso porque, ao serem solicitadas, pode haver maior demanda dos aspectos relacionados à capacidade condicionante em detrimento da capacidade coordenativa, ou vice-versa.
Minha resposta
A capacidade condicional é um resultado de uma ação ou atividade que um individuo faz de uma forma em que ele saiba que estra fazendo determinada ação, e tem relação também com aspectos de uma realização de muitos movimentos, onde o individuo vai ter muita energia e vai provocar o cansaço. E são 4 tipos de capacidade condicional são elas: força, velocidade, resistência e flexibilidade. A força é a capacidade de reagir contra um resistência, isso utilizando as contrações musculares, e entre outros esforços com: saltar, puxar etc... A velocidade podemos dizer que é a capacidade de executar ações motoras no mínimo de tempo, com intensidade máxima e duração não superior. A resistência é a capacidade de suportar e recuperar da fadiga física e a Flexibilidade é a capacidade de executar movimentos de alta complexidade. A capacidade motora coordenativas é uma capacidade motora em que vem permitir que ocorra que tire do corpo do individuo o seu rendimento, isso devido ao processo de condução nervosa. E temo alguns exemplos dessa capacidade que é: d definição, de ritmo, de ração de equilíbrio etc...
2Quando uma profissão lida com pessoas, inegavelmente se depara com elementos éticos a priori, pois os avaliados com os quais se trabalham são indivíduos dotados de diferentes fatores psicológicos e físicos. Dessa forma, reconhecer as questões éticas acerca das medidas e avaliações é de grande importância. Explique a importância das questões éticas pertencentes às medidas e avaliações.
Resposta esperada
O profissional deve explicar aos avaliados os procedimentos que serão utilizados no teste para que este esteja consciente dos instrumentos, dos protocolos de avaliação, bem como das possíveis falhas. Ao avaliado cabe aceitar participar da coleta das informações, mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido que deverá constar a identificação do avaliado e do avaliador e informar sobre os instrumentos e protocolos de avaliação, com ênfase ao respeito ao avaliado. Mesmo após o aceite, o avaliado poderá solicitar que o procedimento seja interrompido a qualquer momento. Entretanto, para evitar a desistência por parte do avaliado, é importante explicar corretamente todas as parte do teste, além de deixar o avaliado à vontade durante a sua aplicação.
Minha resposta
O professor deve deixar bem claro o que vai ocorrer aos avaliados, tudo o que vai ser feito o que vai ser utilizado isso é de suma importância, deixando eles ciente de tudo que seja possível acontecer. E também para quem vai ser avaliado ele que tem que aceitar participar, isso através de uma assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, sendo que mesmo depois do aceite do individuo ele pode voltar atrás e pedir para não participar mais do procedimento e interromper a qualquer momento, mas para que isso não ocorrer, por isso é importante deixar mais claro possível todas as partes do teste.

Continue navegando

Outros materiais