Buscar

241relacao-juridica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
EMENTA
Conceito, importância e objeto da disciplina. Introdução à epistemologia jurídica: do conhecimento científico; Empirismo, racionalismo e pensamento dialético no Direito. Relação Jurídica: conceito e elementos. Introdução a normatividade jurídica. Validade, legitimidade, eficácia. Princípios gerais do Direito. Relações do Direito com outras áreas do saber. Breve História do Direito e instituições jurídicas. Codificação no direito brasileiro. Tendências do direito brasileiro contemporâneo. Moral e Direito. Normas de Uso Social. Justiça e Equidade. Ramos do Direito: Direito Público e Direito Privado. Criação do Direito: fontes formais e materiais. Direito objetivo e direito subjetivo. Ato e fato jurídico. Organização Judiciária. Conhecimento jurídico. Técnica Jurídica. Teoria do Ordenamento Jurídico. Escolas do Pensamento Jurídico: Jusnaturalismo, Contratualismo e Escola da Exegese. Historicismo. Orientação sociológica. Positivismo. Realismo. Teoria da norma jurídica. Teoria do ordenamento jurídico e pensamento sistemático. Conceitos operacionais. Grandes sistemas jurídicos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
NADER, Paulo. Introdução ao Estudo do Direito. 21ª Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2001.
NUNES, Luiz Antônio Rizzato. Manual de Introdução ao Estudo do Direito. 3ªEd. São Paulo, Saraiva, 2000.
GUSMÃO, Paulo Dourado de. Introdução ao Estudo do Direito. 29ª Ed. Rio de Janeiro, Forense, 2001.
KUMPEL, Vitor Frederico. Introdução ao Estudo do Direito. 2ªEd. São Paulo, Método, 2009.
*
*
*
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
Relações Jurídicas:
Para o Direito o ser humano é o seu objetivo.
Juridicamente, pessoa é o ser individual ou coletivo, dotado de direitos e deveres.
Biologicamente, significa homem.
Filosoficamente, ser inteligente.
Religiosamente, é o ser dotado de alma.
A relação não se forma espontaneamente. Preexiste como relação social, adquirindo caráter jurídico quando a norma atribui a certos acontecimentos a aptidão para gerar direitos e deveres a partir do momento em que ocorram na experiência: Fatos Jurídicos
Elementos essenciais: sujeitos ativo (titular), passivo, direito subjetivo, dever jurídicos, objeto jurídico (prestação) e fato jurídico.
*
*
*
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
As relações podem ser distinguidas em:
Naturais: exigências ditadas pela natureza
Diretas ou verticais: dependência passiva e caráter coercitivo
Reflexas ou horizontais: relações dinâmicas derivadas do adimplemento de deveres jurídicos, surgidas de permissão hipotética, normas permissivas.
Quanto aos sujeitos: públicas, privadas ou sociais (trabalhista, ´previdenciária, consumerista
Quanto aos direitos e deveres: absolutas, com oponibilidade erga omnes; Relativas, com oponibilidade erga singulum
Em relação ao fato: naturais, voluntárias (espontâneas ou negociais, também chamadas contratuais)
Personalidade Jurídica, então, é atributo essencial ao ser humano, que tem aptidão para possuir direitos e deveres, que a ordem jurídica reconhece a todas as pessoas. É o que estabelece o artigo 1° do Código Civil.
*
*
*
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
Fato regulado pelo Direito constitui vínculo entre pessoas: chama-se, portanto, sujeito ou titular numa relação jurídica.
Essa noção é refutada por Kelsen, que define: é a unidade de um complexo de deveres jurídicos e direitos subjetivos. Como estes deveres jurídicos e direitos subjetivos são estatuídos por normas jurídicas – melhor: são normas jurídicas -, o problema da pessoa é, em última análise, o problema da unidade de um complexo de normas.
Ele contesta a idéia da teoria tradicional que identifica o conceito de sujeito com o de pessoa.
*
*
*
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
Início e Fim da Personalidade:
Doutrinariamente existem duas correntes.
1ª: Nascimento com vida
2ª: Momento da concepção
No Direito brasileiro prevalece a primeira teoria. Artigo 2°do Código Civil e artigo 53, §2 da Lei de Registros Públicos que prevê: No caso de a criança morrer na ocasião do parto, tendo, entretanto, respirado, serão feitos os dois assentos, o de nascimento e o de óbito, com os elementos cabíveis e com remissões recíprocas.
A proteção dos interesses do nascituro se dá através da nomeação de curador ao ventre.
Cessação da Personalidade jurídica: morte, declaração judicial de ausência.
*
*
*
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
Capacidade:
Personalidade jurídica é garantida através do nascimento com vida, a capacidade de exercer direitos e deveres garantidos por lei depende de requisitos estabelecidos na legislação. (art. 3° e 4° CC).
*
*
*
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
Pessoa Jurídica: reconhecida pela ordem jurídica para consecução de certos fins como sujeito de direitos e obrigações, independentemente da personalidade dos indivíduos que a constituem.
Classificam-se quanto a nacionalidade: nacional ou estrangeira
Estrutura interna: corporação ou fundação
Função e capacidade: P.J direito público interno e externo; P.J direito privado
*
*
*
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
Início:
P.J. Direito Público: fatos históricos, criação constitucional, lei especial, tratados internacionais.
PJ. Direito Privado: duas fases
Ato constitutivo
Registro Público
	Princípios básicos:
Universitas distat a singulis: a universalidade dista da singularidade; O que deve a pessoa jurídica não devem os indivíduos que a integram, e o que devem os indivíduos a pessoa jurídica não deve.
A personalidade jurídica da pessoa coletiva lhe garante iguais direitos e obrigações com relação às pessoas naturais, com algumas exceções como o serviço militar, direitos políticos, matéria de família;
A administração de pessoas jurídicas se desenvolve sob o comando de pessoas naturais. Não pratica diretamente os atos da vida jurídica, pois necessita de representante legal.
*
*
*
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
Teorias sobre a natureza jurídica da P.J.
Teoria da ficção: Savigny partiu da premissa que personalidade jurídica é atributo próprio dos seres dotados de vontade, portanto sua personalidade é admitida por ficção jurídica.
Teoria dos direitos sem sujeitos: Para Brinz a essência da P.J está numa distinção de natureza patrimonial: pessoal e impessoal. No primeiro pertence a um dono, no segundo carece de dono e está vinculada a um fim, recebendo de proteção jurídica.
Teorias Realistas: agrupamento de várias concepções que tem ponto comum no entendimento de que a pessoa jurídica não constitui uma ficção, mas uma realidade. Há desvinculação da personalidade jurídica em relação ao elemento vontade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais